Qual seria a relação das temíveis espinhas com o leite nosso de cada dia? Esse tema gerou polêmica por muito tempo, pois a alimentação não era considerada como algo que poderia piorar o quadro da acne. Entretanto, com os avanços bioquímicos atuais, a relação entre o aparecimento de espinhas associado ao uso do leite não é mais um mito, mas sim verdade.
“O leite, de fato, é um alimento muito nutritivo e proteico, apesar da difícil metabolização. Porém deve ser evitado por pessoas que apresentam um quadro clínico grave de acne”, afirma o cirurgião plástico, Dr. Marco Cassol. Segundo o profissional, o leite (de vaca) pode ser muito alergênico e pode piorar os quadros de acne severa, implicados na comedogênese (acne inflamada, elevada e por vezes dolorosa).
“As pesquisas realizadas nos últimos 50 anos, indicam que o leite e os produtos derivados da lactose apresentam a piora nesse quadro além dos alimentos com muito açúcar que agravam as espinhas e resultam em cicatrizes de difícil tratamento nos casos graves”, finaliza Cassol.
Comentários