FIQUE POR DENTRO

Vive-se mais no Brasil

A expectativa de vida no Brasil aumentou 17,9% entre 1980 e 2013, passando de 62,7 para 73,9 anos

Fique por dentro: Vive-se mais no Brasil!

A expectativa de vida no Brasil aumentou 17,9% entre 1980 e 2013, passando de 62,7 para 73,9 anos. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o crescimento foi possível em razão das medidas de combate à desnutrição, ampliação do acesso a vacinas, medicamentos e ao enfrentamento de doenças crônico-degenerativas.

As doenças crônicas estão entre os principais problemas decorrentes do aumento da longevidade. As mais comuns são: hipertensão e aterosclerose (colesterol alto). Já as que mais matam são: infarto agudo no miocárdio, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita.

Má alimentação, sedentarismo, tabagismo e predisposição genética são os principais fatores que levam às doenças cardiovasculares. Por ser muito frequente em pessoas com mais de 50 anos, há a necessidade de acompanhamento médico.

Um fator agravante muito importante é o tabagismo. “Não adianta fumar menos ou somente alguns cigarros por dia, ou mesmo deixar para fumar só entre amigos em um bar. Existem mais de quatro mil substâncias tóxicas encontradas no cigarro e a nicotina é só uma delas. As grandes vilãs são as outras moléculas, como as do grupo dos benzopirenos.”, explica Dr. Otavio Gebara, cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula.

Comentários