SUPLEMENTOS

Suplemento: Quitosana

Ela estimula seu metabolismo de eliminação de gorduras acumuladas. Uma excelente pedida, hein!?!

Suplemento: Quitosana Ela é eficaz em processos de cicatrização, ajuda a diminuir o apetite, reforça o sistema imunológico, além de outras propriedades que ainda estão send
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Todo começo de ano é a mesma coisa. A velha promessa de emagrecimento está novamente na lista de prioridades para o novo ano que vem chegando. Toda segunda-feira inicia-se uma nova batalha nesta luta para reduzir os tão indesejados quilos a mais da balança. Cortar tudo aquilo que é considerado ‘pecado’ na hora de comer, é a primeira escolha, e claro, a mais acertada, afinal quem ingere álcool, consome gorduras e guloseimas exageradamente, sabe que o resultado só pode mesmo ser dobrinhas espalhadas pelo corpo.

Qual é a mulher que gosta de olhar para o espelho e enxergar aquela sobra em baixo do queixo, a famosa ‘papada’? E aquela camada de ‘catupiry’, localizada na área abdominal?

Para os homens, é essa mesma região a mais aparente quando se come demais. E não adianta jogar bola duas vezes por semana, suar horrores e depois finalizar a ‘pelada’ com aquele churrasquinho camarada. Quem quer se livrar do pesadelo da obesidade tem a obrigação de ser disciplinado e cortar de vez tudo o que é delicioso, mas...engorda e não faz nenhum bem para a saúde.

O primeiro passo é a alimentação. O segundo é a atividade física. E o terceiro, adivinhe qual é!?! Bingo! A suplementação alimentar. As marcas especializadas estão prontas para oferecerem os termogênicos, bloqueadores de gordura ou queimadores de gordura, os verdadeiros queridinhos para quem sofre com os quilos a mais e sonha em ter o corpo perfeito.

Muitos deles têm o poder de reduzir a gordura corporal, evitar o ‘efeito sanfona’ e ainda garantir definição muscular, manutenção do peso e fim da gordura localizada na barriga. É bobagem dizer que eles são o sonho de consumo de muitas pessoas na atualidade, não é mesmo?

O suplemento alimentar evidenciado na seção desta edição tem tudo a ver com esse assunto. Estamos falando da quitosana, uma fibra natural solúvel, encontrada no exoesqueleto (membrana que reveste o corpo das lagostas, camarões, siris e caranguejos). Ela é primariamente produzida a partir da quitina, que existe abundantemente na natureza como componente estrutural do exosqueleto de artrópodes (incluindo crustáceos e insetos), diatomáceas, algas e paredes celulares de alguns fungos. A quitina é estruturalmente um mucopolissacárido linear e insolúvel em água.

No estômago, a quitosana interage com os sucos digestivos, interferindo na emulsificação de gorduras, e consequentemente na sua digestão e absorção. “A quitosana pode ser chamada também de ‘esponja natural, funcionando como um bloqueador de gordura, ou seja, impedindo a que seja absorvida pelo organismo, e consequente eliminada pelas fezes”, explica o nutricionista Serafim Netto. Segundo Serafim, quando consumida momentos que antecedem uma refeição, a quitosana é solubilizada em meio aquoso formando um gel.

“Dessa maneira, o corpo absorve menos as gorduras alimentares, pela ação diminuída das enzimas digestivas, aumentando assim a excreção das gorduras”, diz. Por ajudar neste tipo de bloqueio da gordura, a quitosana reduz os níveis de colesterol ruim. “Ela é eficaz em processos de cicatrização, ajuda a diminuir o apetite, reforça o sistema imunológico, além de outras propriedades que ainda estão sendo estudadas”, afirma a nutricionista Fernanda Alfarth.

POPULAR NA PRAÇA

Como o desejo pessoal e atual de muitos é se livrar de uma vez por todas da obesidade, pesquisadores utilizam a quitosana em muitos estudos, que a indicam como poderosa quando o assunto é emagrecimento. Sua popularidade vem aumentando cada dia mais nos campos de estudo e consequentemente no mercado do suplemento alimentar, tamanha a sua eficácia.

A quitosana pode ser consumida por qualquer pessoa, desde que não apresente nenhuma intolerância com crustáceos. Ela é considerada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um alimento funcional. Alimento funcional é definido como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde".

Segundo a nutricionista Mariana Nacarato, nos últimos anos, alimentos funcionais tem ganhado destaque e as pessoas tem buscado cada vez mais por alimentos com benefícios adicionais, por isso, sua popularidade. “Partindo desse pré suposto, a quitosana, uma fibra solúvel e natural, vem sendo demonstrada em alguns estudos, mais um aliado no combate da obesidade e ganhando sim certa notoriedade”. Para pessoas que tem colesterol alto, ou pessoas que consomem uma quantidade grande de gordura, principalmente gorduras saturadas, a quitosana pode ser indicada como suplemento alimentar.

“Pessoas que estão com colesterol em níveis normais, estão dentro de um peso saudável e controlam a ingestão de gorduras, não há necessidade. Lembrando que a quitosana irá reduzir absorção de gorduras no geral, inclusive as gorduras boas (vindas de azeite de oliva, castanhas, abacate). Sempre procurar orientação de um nutricionista, para ajustar a dieta e ver a real necessidade de incluir esse tipo de suplementação”, diz Mariana Nacarato.

Mariana frisa ainda outra grande importância da quitosana em relação à saúde. “A quitosana também age na redução dos ácidos biliares, diminuindo sim a chance de incidência de cânceres, como de cólon e próstata, que estão ligados ao excesso desse ácido no organismo. Também vem sendo usada pela indústria de cosméticos, com importantes efeitos rejuvenescedores”, diz a nutricionista.

QUITOSANA COMO SUPLEMENTO

Por estar enquadrada no moderno conceito de alimento funcional não apresenta contra-indicações. “Diversos estudos científicos publicados na literatura e em livros confirmam a sua segurança de uso. A única restrição existente é para pessoas alérgicas a crustáceos. Estas pessoas só devem fazer o uso do produto sob acompanhamento médico”, explica Fernanda Alfarth.

Sua indicação como suplemento alimentar se dá pela praticidade do consumo e principalmente, somente na forma de suplementos, consegue se atingir as dosagens para obter os tais efeitos. “Importante ressaltar que sua venda é liberada sem necessitar de receita médica. A quitosana, que é aprovada pela ANVISA, é encontrada em potes, tabletes, sachês e caixas de diversos tamanhos e quantidades. Além disso, para otimizar seu uso, existem sabores e combinações variadas”, afirma Serafim Netto.

Segundo o nutricionista, para otimizar os efeitos na redução do peso utilizando a quitosana é importante a conciliação de uma dieta hipocalórica associada com a prática dos exercícios físicos regulares, além do consumo de mais de 2 litros de água diariamente.

A QUITOSANA...

- Pode ser consumida por qualquer pessoa (incluindo crianças, gestantes e idosos), desde que não apresente nenhuma intolerância com crustáceos.

- É indicada principalmente para pessoas que estão com colesterol elevado, acima do peso ou pessoas que consomem quantidades elevada de gorduras.

- A quantidade sugerida em estudos varia de 2,5g a 3g diariamente, meia hora antes das refeições, lembrando que deve estar associada à maior consumido de água, e deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.

 

ASSOCIAÇÃO COM A ODONTOLOGIA

Um estudo recente assinado pela Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto e pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina, Universidade Católica Portuguesa, todos de Portugal, associa a quitosana com a odontologia.

Segundo esse estudo, o motivo mais frequente de consultas e intervenções feitas pelos dentistas são as infecções que acontecem dentro da boca. Dentre as várias propriedades biológicas referidas à quitosana, a capacidade antioxidante, antimicrobiana, inibição da formação de biofilmes, anti-inflamatória e cicatrizante são as mais relevantes para a odontologia.

Os comprovados efeitos antioxidante, antimicrobiano, anti-inflamatório e cicatrizante da quitosana e a sua capacidade de inibição da formação de biofilmes poderão representar uma vantagem no tratamento de doenças associadas à cavidade oral no futuro e provavelmente serão utilizados mundialmente.

FONTES CONSULTADAS:

Fernanda Alfarth: Nutricionista clínica e esportiva, da ProbióticaMariana Nacarato: Nutricionista consultora do Meeting de Nutrição EstéticaSerafim Netto: Nutricionista pós- graduado em bases nutricionais para atividades físicas. Professor universitário e especialista em nutrição esportiva

Comentários