SUPLEMENTOS

Suplemento: Alpha-lactoalbumina

Encontrado no soro do leite da vaca, esse suplemento supera a whey protein e a caseína em fonte proteica

Suplemento: Alpha-lactoalbumina Crédito: BANCO DE IMAGENS

A α-Lactalbumina é uma proteína presente no leite de quase todas as espécies de mamíferos. Em primatas a α-Lactalbumina é regulada positivamente em resposta ao hormônio prolactina, que tem como função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias, aumentando a produção de lactose (gordura do leite).

A α-Lactalbumina está presente na whey protein, em uma mistura de frações de proteínas com β-Lactoglobulina, a mais prevalente, seguida pela α-Lactoalbumina (entre 15-25%) e glicomacropeptídeo o restante. As proteínas totais presentes no whey protein são em torno de 55-65%.

A α-Lactalbumina constitui a subunidade reguladora da enzima lactose sintase (LS), que constitui o componente acelerador na formação de lactose através da transferência de unidades de galactose em glicose. Como um multímero, α-lactalbumina, liga-se fortemente aos íons de cálcio e de zinco e podem possuir atividades bactericida ou anti-tumoral. Uma variante de dobragem da α-Lactalbumina humana que pode formar-se em ambientes ácidos, tais como o estômago, chamado HAMLET que é um complexo proteína-lípido que induz a morte de apoptose em células tumorais, provavelmente induz a apoptose (morte celular) em células tumorais e imaturas.

Quando formada num complexo com Gal-T1, uma galactosiltransferase, α-Lactalbumina, aumenta a afinidade da enzima para a glicose de cerca de 1000 vezes, e inibe a capacidade de polimerizar múltiplas unidades de galactose. Isto dá origem a uma via para a formação de lactose através da conversão de Gal-TI a lactose sintase.

As proteínas são fundamentais para uma série de processos relacionados à saúde do corpo tais como imunidade, crescimento, reparação muscular e óssea, entre outros. Na medida em que cresce entre os consumidores, o reconhecimento sobre a importância da ingestão de proteínas como forma de assegurar a qualidade nutricional e, por consequência a qualidade de vida, para a indústria de alimentos (suplementos nutricionais) o desafio se apresenta no desenvolvimento de alternativas de fontes proteicas padronizadas, de alta qualidade e elevado grau de pureza.

A α-Lactoalbumina é um tipo entre outras albuminas existentes em fontes variadas. A albumina é um tipo de proteína, sendo encontrada em três diferentes formas: a seroalbumina, principal proteína do soro sanguíneo, a ovoalbumina, encontrada na clara do ovo e a lactoalbumina, encontrada no leite. A β-Lactoglobulina representa a maior parcela entre as proteínas do soro. Neste cenário a α-Lactoalbumina, obtida a partir do leite bovino, se destaca em razão de suas características funcionais exclusivas.

A parcela mais "nobre" é a α-Lactoalbumina, que possui um perfil de aminoácidos mais interessante quando comparada às demais. Usando parâmetros de comparação como o Valor Biológico (BV) ou índice PER (Protein Ratio Efficiency), nenhuma outra fonte proteica se compara à α-Lactoalbumina. Apenas para ilustrar, em uma escala que vai até 4.0 (valor máximo):

Fonte Proteica PER IndexAlpha-lactoalbumina 4.0Whey Protein 3.6Caseína 2.9

COMPROVAÇÃO DA CIÊNCIA

Os recentes estudos indicam que a α-Lactoalbumina é um dos componentes nutricionais mais eficazes, além de ser uma fonte natural de um conjunto de aminoácidos: o triptofano, a cisteína e a leucina. O triptofano, normalmente esquecido em processos nutricionais, é essencial para a produção da serotonina, uma substância fundamental na comunicação entre os neurônios, que além de atuar na liberação de hormônios auxilia na regulação do sono, apetite e controle do estresse.

A cisteína presente na α-Lactoalbumina é precursora da glutationa, substância antioxidante e um dos mais importantes moduladores do sistema imunológico. Estudos recentes demonstraram que a suplementação com produtos que aumentem a capacidade antioxidante, resultou na melhora da chamada performance volitiva.

Alpha-lactalbumina (↑Cysteina) Sem Suplementação↓Stress Oxidativo ↑ Stress Oxidativo↓ Fadiga Muscular ↑ Fadiga Muscular↑ PERFORMANCE ↓ PERFORMANCE

A leucina auxilia na estrutura corporal através do aumento da massa muscular e na prevenção de problemas comuns do tecido muscular estriado esquelético (lesões musculares). Assim sendo, produtos que contenham frações significativas de alpha-lactoalbumina são produtos de eleição para a suplementação nutricional de qualidade e uma das melhores alternativas disponíveis atualmente.

CONSUMIR É UMA ÓTIMA!

A α-Lactoalbumina pode ser consumida por todas as pessoas de ambos os sexos em uma ou mais doses diariamente, conforme necessidade, e de acordo com a prescrição de um profissional médico ou nutricionista.

O produto em pó pode ser preparado da seguinte maneira: dissolva 25g (2 colheres de medida) em 150ml de água ou bebida de sua preferência e bata no mixer ou no liquidificador.

 

Roberto Ricardo TaubeFarmacêutico Bioquímico, especialista em Tecnologia de Alimentos

 

Comentários