Das muitas histórias contadas nas linhas da Revista Suplementação, algumas se repetem quando o assunto é a atleta ou a blogueira ou a modelo que decidiu aprender mais sobre o que consome em seu cardápio e decide cursar a faculdade de nutrição. O curso serviria como embasamento técnico para a vida de cada uma delas.
Pela primeira vez a história se inverte. Desta vez a personagem em foco é Giovana Guido, a nutricionista que se tornou fisiculturista. Essa nova carreira já soma um ano e meio e esse é hoje o motivo pelo qual Giovana mais se satisfaz. Tudo começou em 2012, durante férias nos Estados Unidos. Lá Giovana conheceu um personal trainer norte-americano que viu o biotipo dela e sugeriu sua participação em competições na categoria Bikini.
“Tudo isso aconteceu em vinte dias. Eu não conhecia nada sobre o fisiculturismo, daí comecei a pesquisar, acompanhar atletas e me encantei com o estilo de vida delas!”, conta Giovana, que logo contratou um treinador fisiculturista de São Paulo para treiná-la. Giovana vive em Campo Limpo Paulista, uma cidade do interior. Logo sua rotina mudou e lá ia ela, duas vezes por semana para a capital para treinar.
O primeiro pensamento de Giovana foi o de treinar, se sentir bem com seu novo shape para dar exemplo como nutricionista. “Assim ninguém poderia questionar a minha capacidade como nutricionista”, conta. O próximo passo foi buscar profissionais que pudessem auxilia-la nesse novo caminho que ela seguia. Em mais uma viagem aos Estados Unidos, Giovana procurou uma consultoria da atleta fitness Natalia Mello, também Bikini, para conhecer um pouco mais sobre a profissão de fisiculturista.
No Brasil, a consultoria foi feita com a também atleta fitness Alessandra Pinheiro. Foi ela quem a orientou a como posar, como se preparar esteticamente para as competições, alem, é claro, dos treinos e dietas. “A experiência dela contou muito nessa minha preparação. Hoje somos amigas”, diz Giovana. Atualmente, focada nas competições internacionais, a atleta está sendo consultada pelo coach Mike Walker.
DESAFIO DE NOVA ATLETA
Giovana Guido sempre teve uma estrutura magra. Por ser nutricionista, conhece muito bem os alimentos que fazem bem à sua saúde. Hoje, com esse desafio novo em sua vida, deixou a carreira na nutrição de lado para se dedicar exclusivamente ao bodybuilding.
Mesmo se mantendo saudável, Giovana teve que se adaptar aos novos hábitos de vida. Deixar de lado o que antes parecia indispensável para o cardápio de uma pessoa ‘normal’, não é nada fácil. “Pra mim, o mais desafiador e difícil de uma preparação é parar de comer milhares de coisas que gostamos, até mesmo itens saudáveis como queijos, iogurte, tapioca, oleaginosas, pão integral, açaí, chocolate amargo, etc.”, conta.
Segundo ela, fazer uma dieta muito restrita nos deixa obcecados por comida e com um humor péssimo. “Para vocês terem ideia, ficamos irritados com quase tudo quando estamos em período perto de competição, pois não temos muitos prazeres como sair, comer, tomar um drink, dormir tarde, etc., então parece que tudo é irritante!”, diz.E revela: “Uma irritação que eu adquiri após começar a fazer dieta é com telefone e campainha: uma coisa boba, mas que me irrita completamente: simplesmente ODEIO e quase tenho um ataque quando o telefone e a campainha de casa tocam! Eu nunca atendo nenhum dos dois, pois não tenho paciência, rs”, desabafa.
A entrevista para esse Faça Diferente foi feita durante a preparação de Giovana para competir o Arnold Classic, em Ohio. Até essa altura todos já estão na torcida para que ela tenha trazido um bom resultado de lá. Para este ano, Giovana pretende fazer no mínimo duas competições internacionais, o Arnold Classic e o Mr. Olympia Amador Latino Americano em junho. “Ainda estou decidindo se irei participar do Arnold Classic Brasil 2015. Para 2016, tudo irá depender dos meus resultados ao longo deste ano e expandir meu nome e meus trabalhos como atleta fitness expert nas grandes mídias, eventos, revistas, jornais, TV e rádios. Meu sonho é ser Campeã Mundial”, confidencia.
FAÇA DIFERENTE COM GIOVANA GUIDO
Nossa atleta ensina a fazer o treino contínuo para glúteos. Nesse faça diferente Giovana Guido fez uma adaptação, pois em seu treinamento habitual utiliza, além dos três exercícios que citaremos a seguir, o agachamento sumô no Smith com repetições parciais, agachamento sumô com halteres e steps com repetições parciais e abdutora repetições parciais.
“Essa é uma técnica de treino que uso como atleta Bikini, onde o objetivo é melhorar maturidade muscular dos glúteos sem fazer tantas ativações nas pernas, ou seja: hipertrofiar glúteos sem aumentar e/ou marcar as pernas. A categoria Bikini deve ter um glúteo tonificado, marcado e empinado, porém, as pernas não podem ser volumosas, então temos que concentrar o treino em glúteos, sem ativar as pernas, principalmente quadríceps”, explica nossa campeã.
Esse misto de exercício, que une glúteo ponte no Smith, glúteo ponte com halteres e walking out, é recomendado para pessoas que desejam melhorar a aparência dos glúteos de forma isolada. Trata-se de um exercício seguro, pois é trabalhado com cargas não muito altas e muitas repetições e vale tanto para homen como para mulheres. Giovana é adepta desses exercícios pelo menos duas vezes por semana. Ela frisa que não deve haver preocupação com a carga, mas sim com a execução correta. “No mínimo são 15 repetições para recrutamento de todas as fibras musculares possíveis”, salienta a atleta. Pronto, preparados? Então vamos treinar o bumbum!
Perfil da Campeã
Nome: Giovana GuidoData de nascimento: 19/01/1984Local: Guarulhos/SPAltura: 1,60mBraços: 25cmTórax: 85cmQuadril: 90cmCintura: 63cmCoxa: 50cmPeso em off season: 58-60kgPeso em pré contest: 50kgPatrocinador: GT NUTRITION USA
PRINCIPAIS TÍTULOS:2014:- TOP 3 Estreantes SP (Bikini fitness 1,60m)- Campeã Paulista OVERALL (Bikini fitness 1,60m)- Vice Campeã Brasileira (Bikini fitness 1,60m)- 11ª colocada no Ranking Mundial (Bikini fitness 1,60m)
TREINO BIKINI Giovana Guido pertence à categoria Bikini Fitness e portanto tem seu foco totalmente voltado para a manutenção de uma corpo sequinho, com ênfase principalmente nos glúteos e costas, sem enfatizar bíceps, tríceps e peitoral, com um dia de descanso no meio da semana. Grandes proporções não são aceitas nessa categoria, apenas definição muscular. “Meu treino em OFF tem o foco em aumentar maturidade muscular e melhorar alguns grupamentos que eu preciso: costas/deltoides e glúteos”, conta a atleta. Por isso ela pratica a musculação de quatro a cinco vezes na semana e faz aeróbicos mais leves de duas a três vezes na semana.
TREINO DE PERNAS- Agachamento no Smith – 4 x 10 - Agachamento com salto no TRX – 4 x15 - Subida no banco ou caixa – 4 x15 cada perna- Leg Press – 4 x10- Mesa flexora – 4x10
TREINO DE COSTAS E BÍCEPS- Barra fixa com auxílio – 4x10- Pulldown – 4x10- Remada cavalinho – 4x10- Remada com barra – 4x10- Rosca 21 – 2x21
TREINO DE TRÍCEPS E PEITORAL- Flexão – 4x10- Supino Inclinado – 4x10- Pullover – 4x15- Tríceps unilateral – 4x10- Tríceps banco – 4x10
TREINO DE GLÚTEOS- Agachamento sumô no Smith – 4x15- Avanço no Smith – 4x15- Glúteo ponte com halteres – 4x15- Coices – 4x15- Abdutora – 4 até a falha
TREINO DE DELTÓIDES- Desenvolvimento com halteres – 4x8- Elevação lateral – 4x8- Elevação frontal – 4x8- Posterior de ombro no cabo – 4x10- Elevação lateral no cabo – 4x10
CARDÁPIO DE NUTRICIONISTA
Giovana Guido tem um ponto a seu favor: ela é nutricionista. E por isso sabe muito bem o que comer, quando comer e a quantidade correta de cada alimento. A dieta dela muda um pouco conforme o calendário de competições. Por exemplo, em períodos off season ela se alimenta mais, com duas a três refeições livres na semana. Em períodos pré-competição, a dieta começa a ficar mais restrita três meses antes, quando Giovana faz seus ajustes, diminuindo calorias e carboidratos a cada mês.
Desjejum pré-treino:- 5 claras ou 1 dose de blend proteico- 65g de aveia ou 65g de batata doce- 85g de frutas vermelhas ou 1 maçã
Refeição pós-treino:- 1 dose de blend proteico- 3 biscoitos de arroz com mel ou 1 banana
Almoço:- 100g de frango ou peixe + 85g de batata doce + 100g de vegetais variados
Refeição da tarde:- 100g de frango ou 5 claras- 100g de vegetais variados
Jantar:- 100g de salmão ou patinho- 100g de vegetais variados- 1 colher de (sopa) de azeite ou amêndoas
Refeição da noite:- 1 dose de caseína- 1 colher de sopa de MCT ou amêndoas
Pré-treino:1 dose de blend proteico5g de glutamina2g de BCAATermogênico2g de carnitina
Intra-treinoÁgua ou chás com 5g de glutamina para cada 500ml de líquidos
Pós-treino1 dose de blend proteico2g de BCAA1 cápsula de polivitamínico e mineral1g de ômega 3
Ao longo do dia Giovana utiliza outros suplementos como: antioxidantes, lactobacillus, cromo, zinco, vitamina C, creatina em alguns períodos, aminoácidos variados e barras proteicas.
STEP BY STEP
TENSÃO CONTÍNUA PARA GLÚTEOS POR GIOVANA GUIDO
Exercício 1 – Glúteo ponte no Smith
I – Ajeite o banco de uma forma confortável e segura ao seu corpo. Encoste a escápula e a cabeça no banco e afaste as pernas na altura dos ombros.II – Coloque a barra do Smith sobre o quadril. Desça o máximo que puder sem encostar no chão. Suba o corpo e conte três tempos, contraindo abdômen e bumbum.
Exercício 2 – Glúteo ponte com halteres
I – Ajeite o banco de uma forma confortável e segura ao seu corpo. Encoste a escápula e a cabeça no banco e afaste as pernas na altura dos ombros.II – Utilize os halteres para executar os movimentos. Desça o máximo que puder sem encostar no chão. Suba o corpo e conte três tempos, contraindo abdômen e bumbum.
Exercício 3 – Walking out
I – Esse exercício se assemelha ao andar de uma aranha. Afaste as pernas na altura dos ombros. Desça o tronco e comece a caminhar com as mãos.II – Na descida, não faça flexão das pernas, assim você dará foco nos glúteos. Na chegada, contraia os glúteos.
Comentários