HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - NUTRI IMPORT

Prestes a completar dez anos de mercado, a empresa se destaca por importar e distribuir a MHP e a Musclemeds por todo o Brasil

História dos Suplementos no Brasil - NUTRI IMPORT Em setembro do mesmo ano, Patrick Schilte foi até a sede da MHP e apresentou a eles uma proposta de exclusividade que tinha como contrato anual U$ 150
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO Nº08 - Nº35

A união de boas ideias só pode mesmo gerar sucesso. E foi dessa junção que surgiu no ano de 2007, aquela que prometeria ser uma das maiores importadoras brasileiras: a Nutri Import. Após se conhecerem através de amigos em comum, os empresários Patrick Schilte e Cloves Monteiro resolveram unir suas experiências profissionais para se tornarem sócios. Cloves possuía uma larga experiência no mercado de suplementação alimentar, sendo distribuidor e proprietário de lojas do segmento desde o ano 2000. Já Patrick atuava desde 2004 na área de comércio exterior, mais precisamente em uma empresa de caráter familiar voltada para a extração e exportação de granito. Juntos, os sócios resolveram buscar uma nova marca para ser importada e distribuída com exclusividade no Brasil, a partir daí o contrato foi firmado com a marca norte americana MHP (Maximum Human Performance).

Ainda em 2007, a Nutri Import teve dificuldades na obtenção do radar simplificado (Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). A demora nessa liberação adiou por alguns meses a decisão de tornar a empresa uma importadora e consequentemente à escolha de uma marca americana para ser comercializada no Brasil. “No período em que ficamos esperando a liberação, começamos a pesquisar sobre o mercado e as marcas de suplementos que ainda não haviam sido comercializadas no Brasil e entre essas marcas estava a MHP. Após avaliarmos a linha de produtos e o histórico da marca nos Estados Unidos entramos em contato com o escritório da marca que fica em New Jersey e agendamos uma visita”, explica Patrick Schilte.

Em setembro do mesmo ano, Patrick Schilte foi até a sede da MHP e apresentou a eles uma proposta de exclusividade que tinha como contrato anual U$ 150.000,00, sendo uma compra inicial no valor de U$50.000,00.

Naquele período, antes da RDC 27/2010, o processo para obter licença para importação de suplementos alimentares era muito burocrático e demorado, sendo necessário obter registro junto ao Ministério da Saúde e todos alvarás de funcionamento com a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), portanto um alto investimento financeiro para a obtenção dos registros de cada produto. “Foram necessários meses para reunirmos todos os documentos exigidos pela ANVISA, lembramos que foram tempos difíceis, quase comprometendo nossa permanência no mercado. Tivemos que contratar uma assessoria especializada na área de alimentos, para esclarecer todos os detalhes acerca dos processos e registros exigidos pelo Ministério da Saúde, na época estávamos dando entrada no registro de 09 produtos. Diante da situação recorremos a empréstimos e ajuda de familiares e amigos para reunir a quantia necessária para dar entrada aos processos junto a ANVISA. Cerca de um ano após o início do processo, conseguimos registrar o produto Probolic – SR da MHP, suplemento que importamos até hoje e um dos principais produtos da marca”, conta Patrick. 

INVESTIR PARA COLHER

Com o pensamento arrojado desses oito anos de atividades, a Nutri Import é uma empresa que investe para colher bons frutos. No ano de 2013 a empresa teve um resultado extraordinário com um faturamento de 46 milhões de reais, resultado obtido graças ao investimento em estrutura, logística, desenvolvimento de produtos, política comercial e marketing. Já no ano de 2014, a empresa faturou 28 milhões, esse resultado foi reflexo da própria retração da economia.

Além disso, durante sete meses a importadora passou por diversas adequações de produtos solicitadas pela Anvisa, ficando sem importar diversos produtos, dentre eles o mais vendido, Carnivor Beef Protein. Fato que influenciou diretamente no faturamento da empresa no ano de 2014. O episódio junto a ANVISA acabou por afetar o desempenho dos principais importadores e indústrias nacionais no Brasil.

“Estamos cientes da real situação do mercado, a economia está mais retraída e isso atingiu diretamente os setores da indústria e da importação. Além disso, tivemos a entrada de grandes indústrias farmacêuticas no segmento de suplementação, aumentando o nível da concorrência, sem falar em alguns importadores que têm aumentado de forma agressiva os prazos para pagamento e reduzindo suas margens, com o intuito de atingir metas e melhorar os resultados, diante do quadro atual que se encontra nossa economia”, pontua Cloves Monteiro.

Segundo o empresário, apesar da atual conjuntura eles acreditam que será possível pontuar um crescimento em torno de 80% se comparado ao ano de 2014 e a conquista de um faturamento de 50 milhões em 2015, pois as marcas MHP e MuscleMeds estão muito bem posicionadas e com grande demanda espontânea. E todo esse crescimento tem uma explicação bem objetiva:

“De 2011 a 2013, o mercado de suplementação cresceu absurdamente, após a publicação da Resolução 27/2010, que liberava a importação de diversas categorias de suplementos alimentares sem necessidade do registro. Com a abertura do mercado, a Nutri Import buscou uma nova marca a ser trabalhada no Brasil, que foi a Musclemeds”, diz Cloves.

Ainda segundo o empresário, a Nutri Import soube aproveitar o excelente momento e apostou em estratégias ousadas, investindo em ações nunca antes realizadas por outras marcas importadas no Brasil. Os investimentos foram realizados em todos os setores da importadora com destaque para a área de marketing, mas precisamente no ano de 2011 com a contratação da modelo Juliana Salimeni, uma das primeiras celebridades a realizar propaganda atrelada ao mercado da suplementação. Além dela, a empresa contratou também modelo Aryane Steinkopf. 

SUCESSO DE PÚBLICO E MERCADO

Com a contratação de beldades famosas para o casting de produtos da Nutri Import, a campanha foi um sucesso, a marca ganhou grande visibilidade entre os consumidores e lojistas, desse modo a MHP chegou a novos públicos e reforçou a sua imagem diante dos consumidores de suplementos. Na época a comunicação visual da campanha estava presente em mais de 1000 pontos de vendas, foram criados displays em tamanho real com a imagem da modelo Juju Salimeni e as peças foram espalhadas por todo Brasil, promovendo a marca de forma massiva.

Além do investimento em marketing na marca MHP, outro momento importante e responsável pelo crescimento da empresa foi a introdução em meados de 2011 do produto Carnivor Beef Protein da marca americana MuscleMeds. Carnivor foi a primeira proteína da carne bovina produzida no mundo e importada para o Brasil. O produto foi aceito e elogiado por nutricionistas, médicos e atletas, especialmente por ele ser isento de lactose e gordura, atendendo uma demanda do mercado por produtos livres desses compostos.

O sucesso do produto foi reconhecido pelo mercado, ao ponto de ser eleito por duas vezes como a melhor proteína importada no Brasil, além disso, está entre as duas proteínas importadas mais vendidas no país. Como resultado do crescimento, a Nutri Import consolidou-se desde 2012 como a maior importadora das marcas americanas MHP e MUSCLEMEDS, entres 82 países.

Devido ao grande crescimento dos negócios surgiu à necessidade de uma expansão na estrutura física da importadora e no ano de 2014, a empresa instalou-se em um novo armazém com 3.000m² e estrutura de armazém verticalizado. Essa mudança ocorreu visando uma melhoria no espaço físico e a nossa preocupação com o setor logístico, que atualmente representa um dos grandes diferencias da empresa. Geralmente os pedidos são faturados entre 01 a 03 dias após o recebimento.

A Nutri Import tem como um de seus principais valores o respeito e o comprometimento com o bem-estar de seus colaborados. “Acreditamos que colaboradores satisfeitos contribuem diretamente no bom desempenho e no crescimento sólido da empresa. Devido esse pensamento adotamos o sistema de bonificação PL (participação de lucro) anual, onde distribuímos 1% do lucro líquido da empresa entre todos os funcionários utilizando a política de meritocracia”, conta Patrick Schilte.

Além disso, a Nutri Import diferencia-se dos demais importadores por manter um relacionamento amistoso com os dirigentes das marcas americanas MHP e MuscleMeds e com o proprietário CEO Gerard Dent. O bom relacionamento facilitou os processos de negociação e ampliou a parceria, ao ponto da Nutri Import tornar-se um dos clientes com maior poder de compra e o maior importador das marcas no mundo.

Linha do tempo:

2007 - Fundação da empresa na cidade de Vila Velha-ES e Fechamento do primeiro contrato exclusivo com a MHP por três anos

2008 - Registro de diversos produtos na Anvisa; obtenção do Radar naalfândega

2009 - Início da comercialização da MHP no mercado Brasileiro e a marca já ganha o Prêmio de Marca Importada Revelação

2010 - Campanha com Eva Andressa faz grande sucesso entre os lojistas

2011 - A Nutri Import fecha contrato exclusivo com a marca MuscleMeds, e ganha o prêmio no produto Carnivor Beef Protein como lançamento do Ano

2011 - Criação de uma nova categoria de Beef Protein no mercado Brasileiro. Juju Salimeni ganha como mulher mais sexy do mundo pela revista Vip e Lança campanha para MHP revolucionando o marketing no mercado da suplementação no Brasil

2012 - Carnivor ganha como a melhor proteína importada do ano. E a MHP lança o concurso BODY STAR, selecionando cinco modelos fitness para a nova campanha de marketing2013 - Participação na Arnold Classic com cota master fechada no StrongMan. Prêmio de melhor design de embalagem do produto PUDDING FIT&LEAN e melhor hipercalórico Carnivor Mass

2014 - A Nutri Import fecha contrato com Eduardo Correa

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