Antes de falar sobre esta grande conquista da NeoNutri, é imprescindível contar um pouco sobre o surgimento da empresa. Assim como a maioria no cenário nacional, a fabricante nasceu a partir de uma deficiência no mercado que foi encontrada por seu fundador. A ideia surgiu quando o então atleta de ciclismo Juliano Moreno, destaque na modalidade de BMX no exterior, percebeu a necessidade de introduzir no comércio brasileiro um produto extremamente balanceado que era um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos. E ele fez mais do que isso. Trouxe um novo conceito, e não apenas um suplemento, para o território verde e amarelo.
O ISO BR, lançamento que deu origem à empresa, em 1998, tinha uma fórmula que permitia que o nível de açúcar no sangue não sofresse grandes oscilações após seu consumo, mesmo contendo carboidratos, devido ao balanço que tinha com as proteínas e gorduras. Tratava-se do conceito 40-30-30, que é assim denominado porque nele 40% das calorias são provenientes de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de boas gorduras como o óleo de canola, por exemplo. Moreno conta que este foi um momento de inovação não apenas para o mercado, mas também para a vida dos praticantes de exercícios. “O 40-30-30 era um estilo de vida, ou seja, as pessoas também procuravam montar seus pratos e suas refeições a partir esta distribuição calórica, o que era bastante difícil”, comenta o empresário.
Aos poucos este produto foi sendo substituído por outros mais familiarizados pelo público, como os hiperprotéicos e os hipercalóricos. Mas nada que pudesse enfraquecer ou desestimular o crescimento da NeoNutri. Logo no ano seguinte, em 1999, a empresa transformou a Maltodextrina em um produto final com alto poder energético e de baixo custo. A partir desta data o mercado não foi mais o mesmo. O proprietário da fabricante lembra que até então os concorrentes só utilizavam essa substância como matéria-prima para outros suplementos alimentares. Era um grande passo que já representava o principal objetivo da nova empresa.
A NeoNutri sempre teve como foco o desenvolvimento de produtos que trouxessem resultados efetivos aos seus consumidores, o que, segundo conta o proprietário, foi essencial para o seu crescimento. “A busca constante por melhoria em nosso processo produtivo, respaldado por um centro de atendimento ao consumidor por nutricionistas especializadas e constantes investimentos, são fatores que determinaram os grandes saltos que demos até agora”, revela. Atualmente, a empresa, que começou com apenas um funcionário e um pequeno laboratório, com mais de 200 itens fabricados e conta com duas unidades industriais, sendo uma delas exclusiva para a produção de barras protéicas. Esta, aliás, foi uma importante vertente para impulsionar a Neonutri no mercado. A Probar, primeira barra de proteínas lançada pela fabricante, em 2002, teve o estoque que estava previsto para durar um mês esgotado em apenas três dias. “Foi essa aceitação dos consumidores que nos levou a implantar uma fábrica específica para a produção de barras”, acrescenta Moreno.
Nos anos seguintes a NeoNutri tomou como prioridade o aperfeiçoamento de seus produtos, reciclando ideias e fazendo todas as alterações necessárias para satisfazer todos os tipos de clientes. Neste contexto se destacam o nascimento da linha Absolute, em 2005, criada para se diferenciar como uma linha Premium, sendo capaz de atender um público que exige formulações complexas e superiores; o lançamento da Supreme, em 2006, uma barra com 25 % de proteínas, com o objetivo de atender os consumidores que se interessam tanto pelas barras quanto por sua composição nutricional; e também a revitalização de toda a linha de produtos da empresa, que foi redesenhada e modernizada. Com toda esta revolução, houve grande aumento nas vendas e a necessidade e se construir uma filial, em 2008, para suprir a nova demanda de seus produtos. Embalada por um ritmo de crescimento constante, a NeoNutri apostou suas fichas no desenvolvimento de uma nova linha à base de açaí e guaraná exclusiva para exportação.
E deu certo. O atendimento ao mercado externo teve início no ano passado com uma série de produtos exclusivos. De acordo com o proprietário da empresa esta linha também estará disponível no Brasil em breve. Quando questionado sobre as principais diferenças entre o mercado de suplementos alimentares de hoje e o de onze anos atrás, quando a empresa foi fundada, Moreno afirma que atualmente há muito mais concorrentes. Ele acredita que a distância entre as marcas está ficando cada vez menor, principalmente pela qualidade dos produtos que vêm sendo desenvolvidos. E o reconhecimento dos consumidores tem influenciado bastante neste processo. “
O público está cada vez mais exigente e já consegue formar uma opinião própria a respeito daquilo que consome”, reconhece. “Embora esta seja uma vitória, não podemos nos esquecer da eterna missão de conscientizar que suplementos alimentares são benéficos a todos”, ressalta.
Para alcançar esta meta e vencer outras dificuldades enfrentadas no segmento, como o reconhecimento pelo órgão regulamentador, seria necessário que as pessoas e entidades envolvidas estivessem mais dispostas a trabalhar juntas. “A falta de união entre todos os elos da cadeia, fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas é um fato que adia ainda mais a percepção de associação entre as autoridades sanitárias”, opina o proprietário da NeoNutri.
O que ainda está por vir Juliano Moreno nos antecipou algumas novidades da empresa para este ano. Entre elas estão o lançamento do Thermo Cuts X em cápsulas, Creabolic (uma fonte natural de creatina), BCAA de 800mg, L-Glutamina, ZMA e um 100% Ion Exchange Whey Protein Isolate, um produto livre de lactose, gordura e carboidratos. É esperar para conferir. Incentivo para os atletas Por acreditar no esporte e principalmente na determinação dos competidores, a NeoNutri busca apoiar diversos atletas, entre eles no culturismo, em que se destacam as modalidades de bodybuilder, wellness, fitness, figure e também canoagem, ultramaratona e BMX. Juliano Moreno tem esse cuidado e disponibiliza dessa atenção porque alega que somente quem já foi atleta sabe das dificuldades e barreiras que precisam ser enfrentadas diariamente para alcançar o pódio.
Assim como a maioria dos entrevistados desta série especial sobre a história da suplementação no Brasil, Moreno acredita que o setor está passando por um momento de transformação. Hoje os suplementos são regulamentados pela portaria 222 da ANVISA, que os classifica simplesmente como alimentos para praticantes de atividades físicas. Em dezembro do ano passado, o órgão adotou uma consulta pública (Nº 95) na qual está incumbida uma proposta de resolução que dispõe sobre o regulamento técnico referente aos procedimentos para registro sanitário e notificação de produtos isentos de registro na área de alimentos. “Essas mudanças visam a desburocratização e um ganho na agilidade para lançamentos de novos produtos”, defende o empresário.
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