Estamos no inverno, a estação mais fria do ano, uma época com impacto importante na saúde de um grupo específico de pessoas sensíveis às temperaturas mais baixas: os asmáticos. A asma é uma doença crônica que afeta as vias respiratórias e o pulmão. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 6,5 milhões de brasileiros acima de 18 anos são asmáticos.
O frio, somado ao ar seco e ao aumento da poluição, tem grande potencial para desencadear crises respiratórias. “Quando uma pessoa tem asma, ela respira com dificuldade porque certos fatores comprometem a entrada e a saída de ar dos pulmões. Os principais sintomas são falta de ar, chiado no peito e tosse com produção de muco. Prevenção e controle são as chaves para impedir que os ataques de asma comecem”, esclarece Dr. Daniel Gentil, da Universidade Federal de São Paulo.
Segundo o especialista, alguns cuidados simples podem prevenir os ataques de asma:
hidrate-se; preste atenção na higiene; elimine tudo que possa acumular pó; acostume-se a guardar casacos e as roupas cujos tecidos acumulam ácaros em sacos plásticos e, antes de usá-los, lave e, se possível, seque no sol; use cobertores, colchões e fronhas com materiais antialérgicos; não durma com o aquecedor ligado, pois ele resseca o ar; evite contato direto com animais; atenção com a alimentação, evitando alimentos com corantes e condimentos, como ketchup e refrigerantes. Também procure consumir em menor quantidade o leite e seus derivados.
Comentários