E por falar em inverno, essa época é propícia para a chegada da gripe e do resfriado. Estas doenças, apesar de serem muito confundidas pela semelhança dos sintomas, são distintas e causadas por vírus diferentes. Eles atacam o sistema respiratório e podem causar mal estar geral, perda do apetite, irritação na garganta, coriza, tosse com ou sem catarro, espirros e em alguns casos, febre.
É válido lembrar que nem sempre todos estes sintomas ocorrem de uma vez e que a intensidade de cada um deles varia de uma pessoa para outra. A transmissão é a mesma, feita através de gotículas de saliva e secreções respiratórias da pessoa doente ao falar, tossir ou espirrar e por contato direto, principalmente quando a higiene das mãos é negligenciada.
Segundo o professor Lucas Macedo, do curso de Medicina da Unifran, “A prevenção é, de longe, a melhor forma de evitar o contágio e as possíveis complicações destas viroses”. Ele orienta o que pode ser feito para que se evite a presença constante dessas indesejáveis companhias:
Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada; Hidrate-se com água e bebidas saudáveis; pratique atividade física regular; descanse e tenha boas noites de sono; reconheça os primeiros sintomas de gripe ou resfriado, procure seu médico rapidamente para que seja iniciado o tratamento adequado; evite ambientes fechados e aglomerações, muito comuns em dias frios. Deixe sua casa e seu ambiente de trabalho sempre arejado.
Comentários