O Brasil apresenta o maior número de usuários de smartphones na América Latina, o sexto em um ranking de avaliação do uso desses dispositivos em 25 mercados ao redor do mundo, ficando atrás de China, Estados Unidos e Japão. Segundo o levantamento, 72 milhões de brasileiros devem usar esses celulares inteligentes no país nos próximos três anos.
A popularização do smartphone tem gerado um aumento no número de queixas relacionadas ao corpo. “O uso excessivo do aparelho causa sobrecarga, principalmente, nas mãos, punhos, pescoço, costas e olhos. As mãos e punhos podem sofrer com a tendinite (inflamação dos tendões). No pescoço e costas, ocorrem dores e contraturas. Nos olhos, pode acontecer o que chamamos de ‘vista cansada’ devido à claridade”, alerta o ortopedista Eduardo Alonso Nannini.
De acordo com o especialista, os sintomas são facilmente percebidos. Existem estudos sendo realizados para prevenção de problemas ortopédicos causados pelo uso excessivo do aparelho, porém ainda não foram concluídos. “O ideal seria utilizar o dispositivo por, no máximo, 30 minutos, com intervalos de 20 minutos de repouso”, recomenda o ortopedista.
Comentários