SAÚDE

Minha primeira consulta ginecológica

Falar em primeira vez ainda é tabu e quando se trata da primeira consulta ginecológica, esse é um desafio para muitas jovens

Minha primeira consulta ginecológica Higienização das partes íntimas e principais cuidados que devam ser tomados no processo
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Falar em primeira vez ainda é tabu e quando se trata da primeira consulta ginecológica, esse é um desafio para muitas jovens. Normalmente, a visita ao médico acontece logo após a primeira menstruação, uma época marcada pela transição da infância para a vida adulta e cada uma dessas mudanças é capaz de causar muita insegurança.

“Na primeira consulta, o especialista procura explicar sobre o funcionamento do organismo feminino, do ponto de vista orgânico, além de abordar questões relativas à vida sexual, que muitas vezes também se inicia nesse período”, explica o Dr. Renato de Oliveira, ginecologista especialista em reprodução humana. Segundo o especialista, também é importante que sejam discutidos problemas de saúde que a paciente teve na infância e histórico de doenças na família.

“Não há nenhum exame que deve ser feito de forma obrigatória na primeira consulta. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados com o objetivo de conhecer as condições gerais de saúde da paciente”, complementa.

O ginecologista lista sete tópicos que não podem deixar de ser discutidos entre médico e paciente na primeira consulta ginecológica:

1. Orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST).

2. Utilização correta da camisinha, ressaltando seu benefício contraceptivo e contra as diversas DST;

3. Correta utilização e eficácia dos métodos anticoncepcionais;

4. Funcionamento e duração do ciclo menstrual;

5. Higienização das partes íntimas e principais cuidados que devam ser tomados no processo;

6. Prós e contras de suspender a menstruação;

7. Uso do absorvente interno, caso início de atividade sexual.

Comentários