FIQUE POR DENTRO

A oleosidade e o ciclo menstrual

As mudanças hormonais do ciclo menstrual afetam e muito o humor feminino, mas também refletem negativamente no aspecto da pele.

A oleosidade e o ciclo menstrual Crédito: BANCO DE IMAGENS

As mudanças hormonais do ciclo menstrual afetam e muito o humor feminino, mas também refletem negativamente no aspecto da pele. Durante esse período, não é raro aparecerem no rosto, pescoço, costas e na região do peito, uma série de cravos, espinhas e até nódulos inflamados. A causa é a obstrução das glândulas sebáceas, afirma o cirurgião plástico especialista em face, Marco Cassol.

“A glândula sebácea entope pelo excesso de produção. Como ela é potencialmente contaminada, quando há um meio propício elas se reproduzem e isso ocorre através do açúcar. Por isso, se a mulher nesse período não conseguir ficar longe do chocolate, deve optar pelo amargo”, explica o médico. A esfoliação e a limpeza diária são essenciais e de preferência com o ativo indicado pelo médico. Da mesma forma devem ser incorporados à dieta, alimentos probióticos como farinha de chia, linhaça, amaranto, psyllium e quinoa.

Marco Cassol ensina a fazer um suco para desintoxicar o organismo e aumentar a fisiologia do intestino. O suco leva: ½ cenoura, 1 pedaço de gengibre, 1 folha de couve, 1 pedaço de beterraba, de 2 a 4 laranjas com bagaço, 1 maçã, 3 limões espremidos e 1 morango. Água até completar 1 litro e meio no copo do liquidificador. Basta bater tudo e tomar duas vezes por dia. “Importante não misturar frutas doces (como mamão e manga) por causa da fermentação, mas pode consumir duas ameixas depois”, aconselha o ginecologista.

Comentários