HISTÓRIA DAS EMPRESAS

Histórias das empresas no Brasil: SupleMercado Fit

Conheça qual é o primeiro supermercado de suplementos do Brasil, oferecendo a maior variedade de produtos nacionais e importados.

Histórias das empresas no Brasil: Suplermercado Fit Atualmente são atendidos em torno de três mil clientes por mês
Crédito: DIVULGAÇÃO

As grandes redes de supermercado e lojas de departamento já invadiram o mercado brasileiro, mas anos atrás eram encontradas apenas em países como os Estados Unidos. Foi exatamente lá que a história desta edição teve início. O ano era 2010 e durante uma viagem aos Estados Unidos, o empresário Clayton Aires observou que grandes lojas de departamento comercializavam suplementos alimentares e ficou impressionado com a demanda. “A prática de esportes sempre foi presente na minha vida, e junto com o esporte veio a suplementação alimentar”, conta Aires. A partir de então, o empresário resolveu investir neste seguimento, foi quando surgiu a ideia de um nome diferenciado que pudesse realmente transmitir um local com variedade de produtos voltados ao mundo fitness o “Suplemercado FIT”. Porém, naquela época, Clayton Aires não dispunha do capital necessário para empregar no negócio, mas sem desistir, começou a comercializar os suplementos alimentares para amigos e em academias, com produtos que importava ou comprava das próprias distribuidoras. “Aos poucos fui notando uma aceitação muito boa. Fui juntando minhas economias e deixei para trás dois empregos, quando em 2013 abri minha primeira loja, em um modelo tradicional de bodyshop”, conta o empresário. Além de adquirir experiência na área, adquiriu também o know-how, a confiança e a certeza de que o SupleMercado Fit seria um modelo inovador no Brasil. “O segredo está na compra e na experiência que adquiri como vendedor de balcão na primeira loja, assim tive a visão do perfil e objetivo do cliente aliado ao resultado desejado”, confidencia Clayton. Ao final do ano de 2014 houve a oportunidade de tornar esse sonho em realidade e em fevereiro de 2015 foi inaugurado o primeiro mercado de suplementos do Brasil, o SupleMercado Fit, que possui o conceito de venda no atacado e no varejo. “Tive a certeza já na primeira semana, ao ver que o negócio teria um faturamento superior ao de um bodyshop ao longo do mês. Pelo próprio conceito do SupleMercado Fit, desde quando foi inaugurado, oferecemos uma grande variedade de produtos. Não houve um produto ou marca inicial. Desde o início já oferecíamos diversas proteínas, vitaminas, hipercalóricos, acessórios e moda fitness, disponibilizando produtos de qualidade e com preços acessíveis”, detalha Clayton Aires. Atualmente a empresa possui a unidade sede na cidade de São Bernardo do Campo, no ABCD paulista, onde trabalham dez funcionários, em diferentes áreas como, por exemplo, vendas, marketing e administração. Além dos setores de desenvolvimento de negócios e expansão da marca, gerenciados por Clayton Aires. O SupleMercado Fit é setorizado por grupos de produtos, os quais estão expostos em gôndulas expositoras, em uma área de 200m². A empresa conta com check outs, vendedores especializados e estacionamento próprios. “Nosso estoque possui mais de cem diferentes marcas para que o cliente tenha um leque de opções e possamos atendê-lo prontamente. Somos uma empresa jovem ainda, mas já alcançamos grandes conquistas nesse ano de existência”, explica o empresário. 

CONQUISTAS ANO A ANO 

Grandes são as conquistas como a primeira propaganda em um canal de TV fechado, o aumento do quadro de funcionários já na segunda semana após a inauguração, o investimento no setor de moda fitness, a criação de um setor de expansão da marca em forma de franquias, além da implantação da área dos naturais e orgânicos. Foi criado ainda um departamento interno de marketing no final de 2015, para ações de relacionamento com o cliente e projeção da marca. A empresa expandiu suas gôndolas para oferecer uma maior variedade de produtos e em 2016 lançou um novo logo, com o intuito de caminhar junto com a modernização e estar sempre acompanhando as novas tendências do mercado. O SupleMercado tem como foco tornar acessível e popularizar a suplementação alimentar. “Nosso foco é mostrar que é indispensável o consumo do suplemento para se ter uma vida saudável e aumentar o desempenho em todos os esportes. Temos como objetivo também, a médio prazo, a expansão da marca através de unidades franquiadas por todo o país”, revela Clayton Aires.Para isso, a empresa comercializa os suplementos alimentares com preço competitivo, atendimento diferenciado e foco na satisfação do cliente. O SupleMercado Fit atende todos os públicos, como atletas profissionais, pessoas com recomendações médicas ou nutricionais e praticantes de atividades físicas de todas as idades. O atendimento personalizado com foco em resultado, o preço acessível e a busca constante por novos produtos são imprescindíveis. “Para sermos competitivos, realizamos promoções semanais, degustações de novidades, campanhas e sorteios de brindes com grande frequência tanto na loja física quanto nas redes sociais. Além do conteúdo exclusivo disponível em nosso blog”, conta o empresário. Pela empresa, são comercializados desde proteínas, hipercalóricos, vitaminas, até a linha de orgânicos, acessórios e moda fitness. Atualmente são comercializados diretamente pela empresa, sem distribuidores autorizados. A empresa atua na venda direta ao cliente com conceito de atacado e varejo, onde os principais clientes que compram no atacado são lojistas, donos de academias e profissionais do setor. Já os clientes de varejo, são praticantes de atividades físicas até atletas profissionais. Os produtos comercializados são adquiridos diretamente dos principais fabricantes do setor. A gestão de compras é focada no giro do estoque buscando atender e inovar para satisfazer os clientes. O carro-chefe da empresa são os suplementos nacionais, por possuírem qualidade e menor custo em relação aos importados.

FOCO NA EXPANSÃO 

A empresa começou com o quadro de funcionários e estrutura reduzidos e a cada dia que passa vem crescendo e se expandindo. “Aumentamos o quadro de funcionários, estendemos o nosso horário de funcionamento, tivemos uma abrangência maior da marca, o aumento da variedade de produtos e consequentemente o faturamento. Estamos com maior atuação nas redes sociais e em nosso blog”, revela Aires. O SupleMercado Fit registrou um grande crescimento tanto interno, quanto externo devido as ações de marketing realizadas. O faturamento aumentou 60% comparado ao ínicio do negócio, e hoje a empresa se consolida e é conhecida não só na sua região de localidade. “Hoje já entregamos para todo o Brasil e somos pioneiros no setor com a opção de compra no atacado”, completa o empresário. Atualmente são atendidos em torno de três mil clientes por mês, o que vem aumentando e nos provando que realmente o SupleMercado Fit veio para ficar. Os clientes são cadastrados por todos os meios de contato, pela loja física, telefone, e-mail e redes sociais. A empresa conta com um sistema informatizado que armazena e controla todas as informações. “Como todo negócio inovador, o SupleMercado Fit também sofreu no início. Alguns fornecedores não acreditaram no modelo do negócio. Outra dificuldade foi o capital de giro, pois o negócio cresceu mais rápido do que imaginávamos. Com o tempo conseguimos contornar estes obstáculos e mostrar aos clientes o nosso principal diferencial, a nossa forma de trabalhar”, confidencia Clayton Aires. Comparando com o ano anterior, estudos preveem que a parcela de pessoas que consomem suplemento alimentar irá aumentar em torno de 25%. “Atualmente é mínima a parcela da população que consome suplementos, porém com o atendimento personalizado esperamos ajudar no aumento dessa popularização cada dia mais”, conta. Segundo o empresário, quando a empresa iniciou no mercado a economia já estava no início da crise, mas a equipe acreditou no potencial de consumo e atuação do SupleMercado Fit, tanto que a crise se agravou e acabou atingindo vários setores, porém a empresa se encontra em um crescente faturamento. Neste ano já foram iniciadas as entregas para todo o Brasil. O SupleMercado Fit pretende ainda lançar sua loja virtual, realizar eventos para incentivar cada dia mais as pessoas a praticarem atividades físicas, além de criar um canal direto com o cliente.

Linha do tempo:

2010 – Idealização do projeto do Suplemento Fit2013 – Abertura da primeira loja no modelo tradicional de bodyshop2014 – Projeção de inauguração do negócio nos próximos meses2015 – Em fevereiro, inauguração do primeiro mercado de suplementos do Brasil2015 – Criação de um departamento interno de marketing para a criação do blog e ações digitais 2015 – Criação de um setor de expansão da marca em forma de franquias 2015 – Crescimento registrado em 60% e projeção de aumento para 20162016 – Lançamento do novo logo, com o intuito de caminhar junto com a modernização

Comentários