HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: Adaptogen Science

Com sede nos EUA, a empresa atua há dois anos no mercado. Nesse curto período de tempo a marca já distribui seus produtos para mais de 20 países e pretende dobrar essa quantidade até o fim desse ano

História das empresas de suplementos no Brasil: Adaptogen Science 2014 – Surgimento da Adaptogen no mercado, com sede nos Estados Unidos
Crédito: DIVULGAÇÃO

A proteína Tasty Whey é considerada uma das mais saborosas do mercado norte americano.

Quando a ideia realmente é boa, por que não colocá-la em prática? Foi pensando assim que os empresários Fernando Rosenberg e Mário Crespo deram vida à Adaptogen Science. A empresa iniciou suas operações em 2014 nos Estados Unidos, mais precisamente em Hollywood, Flórida/Miami. “Após trabalhar com muitos laboratórios importados e presenciar, de certa forma, o amadorismo e por diversas vezes a falta de qualidade, decidimos criar nossa própria empresa”, conta Rosenberg, falando sobre a ideia de todos os envolvidos na criação da empresa. A ideia inicial da Adaptogen Science era a de criar uma proteína à base de whey protein, que fosse bem saborosa e que pudesse ser utilizada diariamente por qualquer tipo de pessoa. “Após dois anos de muitos testes e tentativas conseguimos o que hoje é considerada para muitos a proteína mais saborosa dos EUA: a Tasty Whey. Até então as proteínas que considerávamos saborosas tinham caseína na sua composição e o quadro de pesquisas da Adaptogen não é a favor deste tipo de proteína”, frisa Rosenberg. Em 2016, a empresa ganhou destaque pelo site supplementreview.com, com a 100% Beef, como a melhor Beef protein do mercado. Na lista da empresa vale destacar ainda as proteínas Tasty Whey, Gold Whey, IsoP9x e 100%Beef; o preworkout Warp5; o intra-treino Intra Amino; o emagrecedor Furian; o testo booster: AIT e os essentials Creatina, BCAA, Carnitina e Glutamina. Com distribuição em mais de 20 países, a Adaptogen Science conta atualmente com escritório e depósito no estado Flórida, em Miami, mantendo um quadro de dez funcionários e contando com 35 produtos em seu portfólio feitos para o mercado americano. “Nosso objetivo é ser uma das principais marcas de suplementos alimentares do mundo oferecendo produtos de alta qualidade com o melhor sabor do mercado. Somos contra essas empresas que prometem milagres”, explica Fernando Rosenberg. Segundo os empresários, os valores adotados pela Adaptogen são: ética, honestidade e verdade. “Buscamos a satisfação do cliente que preza uma vida saudável, independente da idade”. Para conquistar e fidelizar seu público, a empresa busca estar presente no cotidiano, através de seus embaixadores, das mídias sociais e de ações conjuntas aos pontos de venda. Além disso, a empresa faz questão de participar das grandes feiras do segmento: Arnold Classic Ohio e Mr. Olympia e Arnold Classic Brasil e Expo Nutrition, aqui também. A Adaptogen Science tem uma filosofia de apoiar atletas que estão em início de carreira e apoiar os mercados que vão muito além da atividade física, com foco total em vida saudável.

ATUAÇÃO NO MUNDO 

Com sede na Flórida a empresa possui uma visão global, com distribuição tanto no continente americano como no europeu, com venda direta para clientes de maior potencial, como para o site bodybuilding.com, além de outros nomes. A empresa ataca o mercado com foco em sua lista de proteínas, principalmente a Tasty Whey, com qualidade em sabor, semelhante a um milk shake, com adição de MCT. Além deste carro chefe, todos os produtos comercializados, são fabricados por empresas terceirizadas. “Escolhemos nossos parceiros a dedo, por isso temos hoje quatro fábricas que produzem nossos produtos, cada uma especializada para cada um deles”, comenta o empresário Fernando Rosenberg. Primando pela qualidade de produção e de distribuição, a Adaptogen Science tem crescido mês a mês nesses primeiros dois anos de existência no mercado, tanto na linha de produtos, com início de três opções, chegando a dez opções. Atualmente o faturamento cresce mensalmente, além do quadro de funcionários. A direção calcula um crescimento de 20% ao mês e até o final de 2016, a empresa pretende mudar o escritório e o depósito para uma estrutura maior. “Apesar de termos muita experiência na área de suplementos alimentares, adquirida em 20 anos de distribuição de produtos americanos, ainda temos dificuldades e nossa maior dificuldade e também nosso maior desafio foi a falta de relacionamento nos Estados Unidos, quando iniciamos a empresa. Outro momento difícil que tivemos foi formatar um time considerando a empresa ser uma startup”, explica Rosenberg. Segundo ele, para suprir a deficiência de relacionamento, a empresa optou por contratar pessoas que trabalhavam em grandes distribuidoras, além daquelas com muita experiência na área de suplemento alimentar. E por falar em vendas, a estratégia adotada pela empresa é um pouco diferente da estratégia aplicada no Brasil. Na Adaptogen, as vendas são feitas pelos vendedores e entregues para o distribuidor. Aqui no Brasil ela são feitas pela distribuidora WW Sports. “O papel de distribuidor é muito bom para as empresas por garantir o pagamento. Nos Estados Unidos também tem inadimplência, o número de lojas é muito grande e geograficamente o país é enorme e sem um distribuidor fica muito difícil chegar a estes pontos de vendas”, conta. Só nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas são feitas para todos os estados americanos, com representantes nos quatro principais estados (Texas, Califórnia, Flórida e Nova York). Todos os clientes são cadastrados por um software de vendas. Esse mailing chega de várias formas: através do cadastro feito pelos próprios vendedores, pelos distribuidores e pelo mailing da Adaptogen Science. Com uma análise dos mercados brasileiro e norte americano, Rosenberg não aponta diferenças: “Nunca comercializamos produtos nacionais para traçar um comparativo exato, mas o mercado não tem muita diferença em se tratando de consumidor americano e brasileiro”. É uma realidade global consumidores buscarem produtos com bom preço e alta qualidade; se tiverem ótimo sabor melhor ainda, como é o caso dos produtos da Adaptogen Science. Para o futuro, o empresário é categórico quando afirma que a empresa já possui todos os produtos em linha, que consideram necessários. “Algumas melhorias estão sendo feitas em se tratando de sabores e ingredientes nos pré-workouts e aminoácidos”, finaliza.

Linha do tempo:

2014 – Surgimento da Adaptogen no mercado, com sede nos Estados Unidos 2015 – A proteína Tasty Whey é considerada uma das mais saborosas do mercado norte americano2016 – Distribuição em mais de 20 países, incluindo o Brasil2016 – Pretensão de dobrar essa quantidade de países até o fim desse ano2016 – Destaque pelo site supplementreview.com a melhor Beef protein do mercado, pelo Adaptogen 100% Beef2016 – Pretensão de mudança para sede com maior estrutura2016 – Pretensão de fechar uma grande parceria de patrocínio

 

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