Primeira empresa a trazer o BCAA em forma líquida e também a Albumina com sabor para o mercado brasileiro, a D.N.A completa uma década de existência em setembro deste ano. Conheça mais uma história de sucesso que impulsionou o comércio de suplementação alimentar no país
Desde que foi fundada, em 2000, a Design Nutrição Avançada tinha como objetivo despertar a consciência da importância de uma vida saudável e promover o bem-estar àquelas pessoas que não apenas se preocupam com a forma física e o desempenho esportivo, mas que também procuram qualidade nos nutrientes que consomem. Os sócios João Fábio de Oliveira e Evandro Alves Mauricio Pereira tiveram que unir todo seu conhecimento para que isso se tornasse possível. O primeiro sempre atuou na área de atividades físicas e nutrição, enquanto o segundo possui ampla experiência no que diz respeito a todo processo de produção, desde o desenvolvimento até o controle de qualidade.
A empresa começou pequena, com cinco funcionários no setor produtivo e uma recepcionista, mas mesmo assim já demonstrava grande potencial. Lançou seis produtos logo em seu primeiro ano de atuação, sendo eles: Designer Mass (2kg e 4 kg), Designer Carbo (908g), Design Whey Protein (908g), Designer Creatine (150g e 300g), Designer BCAA e Designer Amino. Os proprietários contam que todos continuam sendo produzidos, com exceção daquele composto por creatina, devido à proibição feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária; agora que a substância foi liberada para uso em suplementos alimentares a empresa ainda vai reavaliar a possibilidade de lançar o produto novamente. Além disso, é possível dizer que houve uma evolução dos produtos no decorrer destes anos. “O Designer Mass, por exemplo, ganhou uma nova especificação e outras versões para comercialização”, aponta Oliveira.
“Atualmente vendido em potes de 800g, 1kg, 2,9kg e refis de 1,45kg em cinco sabores diferentes: chocolate alpino, chocolate ao rum, morango e banana, morango ou baunilha”, completa o outro sócio. E não foram apenas os produtos que passaram por transformações. A D.N.A também cresceu. Hoje emprega mais de 60 funcionários, possui uma sede própria instalada em um terreno de seis mil metros quadrados – dos quais mais da metade são de área construída – e disponibiliza 41 produtos com 201 variações entre sabores, quantidades e embalagens. São aminoácidos, carboidratos, hipercalóricos, protéicos, EFA´s e outros específi cos. A empresa também comercializa outros quatro acessórios: três tipos de squeezes e uma coqueteleira. Os proprietários afirmam que não houve grandes difi culdades para alcançar uma trajetória de sucesso como esta em tão pouco tempo. Isso porque, segundo explicam, eles sempre tiveram pleno conhecimento para a formulação correta de tudo o que pretendiam vender para os consumidores. “Outra facilidade é a localização estratégica pela qual optamos. Estando em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, temos fácil acesso a grandes centros viabilizando tanto a distribuição quanto o recebimento de matérias primas”, complementam.
Mas outros fatores também contribuíram para este crescimento. Os empresários citam a determinação, a dedicação ao trabalho, o foco nos objetivos, as grandes ideias e o respeito aos valores como os mais importantes. Sem esquecer do comprometimento em atender às necessidades e preferências dos consumidores, oferecendo a eles opções de qualidade para sua nutrição diária, como menciona Oliveira. Ele também não deixa de citar o fato de ter a segurança como prioridade. “Já que toda nossa linha é aprovada de acordo com as normas do Ministério da Saúde, garantimos produtos totalmente seguros para o consumo dos atletas e praticantes de atividades físicas”, ressalta. Isso sim, conforme acrescenta Pereira, o outro sócio da empresa, permitiu que a D.N.A se tornasse uma das maiores fabricantes de suplementos no país.
“Ao respeitar os padrões de qualidade, sem jamais sacrifi car o sabor, conseguimos uma posição de destaque no mercado”, garante. Tendo como missão ser sempre uma empresa de referência no segmento de suplementos alimentares em todo o país, a D.N.A procura se pautar pela sinceridade no relacionamento sério com funcionários, clientes e fornecedores, além de evidenciar a preocupação que tem com a qualidade de vida da população de maneira geral. Isso tudo também foi essencial para que a empresa ganhasse nome no território nacional. Oliveira lembra que logo após a abertura da D.N.A, ele e seu sócio conseguiram estruturar um departamento comercial no Rio de Janeiro e que esta oportunidade contribuiu como um incentivador ponto de partida para a expansão da marca por todo o Brasil. “Tivemos uma excelente aceitação no Estado carioca, principalmente porque surpreendemos os consumidores com algumas inovações”, revela. O entrevistado se refere ao lançamento da Albumina com sabor, inédita até então, e o Colagen Plus em tabletes maiores do que os disponíveis no mercado.
Apesar do sucesso destes produtos, o responsável pela projeção da D.N.A no cenário nacional foi o Total Protein. Por unir seis proteínas em uma única composição (proteína isolada do trigo, albumina desidratada, proteína isolada de soja, caseína, whey protein concentrada e whey protein isolada), conquistou adeptos em todo o país. “O maior diferencial está na efi cácia deste produto, que é superior à de qualquer proteína ingerida isoladamente afirma Pereira. Talvez por este motivo tenha surtido tanto efeito entre os brasileiros. “A proporção que o Total Protein ganhou foi fundamental para que conseguíssemos ampliar nossa área de atuação, pois nos trouxe reconhecimento”, revela. Hoje todos os Estados brasileiros contam com representantes da empresa e, consequentemente, com os seus produtos.
Embora os sócios defendam que toda a linha D.N.A seja expressiva, é impossível dizer que não há um ou outro que desempenhe melhor o papel de carro-chefe da fabricante de suplementos alimentares. Quando questionados, eles mencionam como exemplos de destaque aqueles de composição única no mercado. São: Only 1 – é um produto único, como o nome já diz, feito para pessoas que não podem ou não querem tomar vários suplementos. Corresponde a uma refeição completa e balanceada por conter 52% de carboidratos, 30% de proteínas, 8% de fibras e 4% de gorduras; Hidro BCAA 6000 – suplemento líquido exclusivo, que aumenta a concentração de aminoácidos no sangue e evita a perda de massa muscular decorrente de exercícios físicos muito intensos; Heavy Weight – hipercalórico que contém 15% de gordura, sendo este o seu maior diferencial entre os demais.
Ainda é composto por 60% de carboidratos e 18% de proteínas, permitindo o aumento da massa muscular de maneira nutritiva; Designer Feme – criado especialmente para o público feminino, é ideal para as mulheres que desejam ter uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. Esse último representa a atenção especial que a empresa dedica às praticantes de atividades físicas do sexo feminino. Mas a intenção não para por aí. Oliveira avisa que há outros produtos associados ao bem-estar das mulheres como aqueles feitos à base de colágeno e óleo de prímula, que auxiliam na sustentação da pele e fornecem os importantes ômegas 3 e 6, respectivamente. Outra maneira que a empresa encontrou para incentivar este público foi com o apoio a atletas. Podemos citar Loana Muttoni, 25 anos, campeã de fitness, como um exemplo de quem se benefi cia com esta ajuda prestada pela D.N.A.
E antes que os homens se sintam rejeitados, é bom avisar que este privilégio não está restrito apenas às mulheres. A empresa também patrocina atletas do sexo masculino como Lucas Di Santi, 25 anos, fisiculturista. E os proprietários da fabricante ressaltam que estão com novos contratos em andamento, tanto para atletas quanto para outras iniciativas esporádicas de apoio a esportistas e eventos. “Fazemos isso porque acreditamos que os patrocínios possibilitam o desenvolvimento do esporte em geral e do incentivo à prática de atividades físicas como forma de promover a qualidade de vida das pessoas”, asseguram. “Sem contar que atletas profissionais, ao representarem uma marca, transmitem conceitos positivos para diferentes públicos como saúde, disciplina, determinação e a busca por resultados”, complementam os sócios. Por isso que apoiar atletas e o esporte é um compromisso permanente da D.N.A.
Comentários