HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: DUX NUTRITION

Inspirada nos princípios de qualidade, performance e inovação, a empresa busca oferecer uma suplementação mais inteligente. Conheça a história da empresa que acabou de chegar no mercado e já é sucesso em todo o país

História das empresas de suplementos no Brasil: DUX NUTRITION A empresa foi criada com o objetivo de desenvolver produtos de elevada qualidade para atletas de todos os esportes, que buscam melhorar o desempenho e
Crédito: BANCO DE IMAGENS

A ideia da empresa nasceu em 2012, em São Paulo, quando dois dos atuais sócios-fundadores, ainda na faculdade, perceberam que eles como consumidores de suplementos não conseguiam encontrar no Brasil um produto que atendesse às suas expectativas. A partir daí enxergaram um mercado para ser explorado.

Em 2014, a DUX Nutrition deu os primeiros passos burocráticos e iniciou uma etapa de pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos juntamente com o terceiro sócio-fundador, que foi convidado a se juntar a eles. Alguns meses depois, foi a vez de um sócio-investidor integrar a equipe. “Foram meses de estudos, planejamento, testes de produtos, criação de embalagens e desenvolvimento de fórmulas mais eficientes e mais completas. Até que, em março de 2015, a empresa foi finalmente lançada no mercado e fez suas primeiras vendas. Durante o primeiro ano de operação, atendemos mais de dois mil clientes, dentre pessoas físicas e jurídicas”, conta o diretor de Marketing, Marcelo Pacífico.

A DUX Nutrition iniciou as operações com seis produtos: Whey Protein Concentrada, Whey Protein Isolada, Whey Protein Hidrolisada, Milk Protein, Caseína e Whey Protein Isozero. Atualmente, a empresa comercializa ainda cinco produtos na linha Endurance, para atletas de esportes de longa duração e intensidade:  Energy, Hydration, Recovery 4:1, Recovery 3:1 e Recovery 2:1 e a linha Supernatural, com proteínas de origem 100% vegetal e natural.

O desenvolvimento de produtos começa em parceria com uma equipe médica especializada, que está constantemente estudando novas tendências, tecnologias e ingredientes inovadores para formular os suplementos. Após a definição técnica de como o produto deve ser, inicia-se o processo de engenharia de alimentos, para alcançar as características ideais de aroma, cor e sabor. Ao todo, os produtos passam por um período de seis a 12 meses de desenvolvimento, até chegar na versão final.

“Selecionamos as matérias-primas dos melhores fornecedores do mercado, geralmente importadas da Dinamarca, Holanda e EUA. Queremos oferecer um suplemento superior em todos os aspectos, por isso não abrimos mão da qualidade. Como o nosso foco é o desenvolvimento dos produtos, os processos de produção e envase são feitos por uma fábrica terceirizada, que mantém nossa fórmula em sigilo contratual”, conta Pacífico.

Hoje, a DUX conta com um escritório comercial em Pinheiros, na capital paulista, sede na cidade de Barueri, operação logística em Santana de Parnaíba e fábrica em Itupeva, todas localizadas próximas a São Paulo. Atualmente, a equipe conta com mais de 20 pessoas, entre funcionários e terceirizados. Durante os primeiros meses, o escritório da empresa funcionava em uma sala emprestada pela família de um dos sócios. A sala era pequena, com aproximadamente 10m2 e comportava quatro pessoas trabalhando, além de um pequeno estoque de produtos que era usado para o envio das primeiras vendas que ocorriam pelo site.

“O início da operação da empresa é muito recente, tem pouco mais de um ano. Todavia, nesse tempo tivemos muitas conquistas, resultado do nosso trabalho que é baseado no tripé de qualidade, performance e inovação”, revela Pacífico. A empresa apoiou e foi a responsável pela hidratação do Powerman Brasil - etapa nacional do maior circuito de Duathlon do calendário mundial e tem parcerias com atletas olímpicos, que utilizam os produtos durante treinos e competições. Além disso, foi expositora da Arnold Classic Brasil 2016, maior evento multiesportivo do mundo.

“Desenvolvemos e lançamos em parceria com o Dr. Gustavo Magliocca, médico da seleção brasileira de natação e fundador da Care Club - clínica esportiva para atletas de alto rendimento, reconhecida nacionalmente -, voltada para esportes de longa duração. Desenvolvemos também uma linha de performance natural, elaborada com ingredientes 100% vegetais e hipoalergênicos, voltada para quem possui restrições ou hábitos alimentares diferenciados”, detalha o diretor.

        

FOCO DA EMPRESA

A empresa foi criada com o objetivo de desenvolver produtos de elevada qualidade para atletas de todos os esportes, que buscam melhorar o desempenho em seus treinos e competições, oferecendo uma experiência de compra diferente e inovadora. “Nossa meta é ser considerada a melhor e mais completa marca de nutrição esportiva do Brasil”, frisa Marcelo.

Segundo ele, a DUX tem como valor inspirar o atleta que há em cada um. A missão da empresa é desenvolver fórmulas completas, criar produtos inovadores e entregar performance a qualquer atleta. “Nosso público é composto por praticantes de todos os esportes. Acreditamos na nutrição esportiva como importante aliada no aumento de desempenho e promoção de qualidade de vida. Por isso, buscamos atender diferentes modalidades como corrida, natação, ciclismo, triathlon, Crossfit, lutas ou qualquer outro esporte que tenha um elevado desgaste físico”, conta.

Segundo Pacífico, a DUX não tem um público alvo definido, mas, busca se comunicar com qualquer atleta, principalmente aqueles que praticam esportes ao ar livre. “Esse posicionamento é diferente da maioria das marcas nacionais, que possuem um foco maior nos frequentadores das academias e adeptos da musculação. Enxergamos no suplemento uma ferramenta de obtenção de performance e não apenas um objetivo estético”, frisa o diretor.      

Para divulgar todas as atividades da empresa, a DUX participa com frequência de eventos, realizando degustação de seus produtos para que cada cliente possa experimentar a qualidade, traduzida em sabor, pureza e resultados. “A superioridade de nossos produtos sempre conquista novos clientes e a fidelização acontece através do serviço diferenciado, próximo e prestativo. Essas características são diferenciais no momento de decisão de compra e garantem uma relação de proximidade com o cliente”, enaltece Marcelo Pacífico.

A empresa busca conquistar credibilidade através de parcerias estratégicas com profissionais do mercado e do patrocínio de atletas renomados em seus esportes. “A melhor forma de transmitir a qualidade de nossos produtos é através da aprovação e confiança de pessoas reconhecidas e respeitadas”, diz.

O número de revendedores tem crescido cada vez mais devido às condições comerciais favoráveis e ao formato de venda inovador da empresa que também possui um e-commerce próprio. O cadastro de clientes é feito diretamente pelo site, no momento da finalização da compra. Já o cadastro de lojistas que desejam revender os produtos deve ser feito através do site ou pelo e-mail: comercial@duxnutrition.com

“A indústria nacional se desenvolveu muito nos últimos anos. Oferecer suplementos de qualidade superior não é uma tarefa fácil, principalmente com a concorrência do produto importado. Para conseguirmos elevar esse padrão de qualidade foi preciso encontrar os melhores profissionais de diferentes áreas ligadas à nutrição”, conta Marcelo Pacífico.

Segundo o diretor de marketing, todo esse trabalho se traduziu em conquistas importantes, que não estão necessariamente ligadas às vendas e faturamento. “Valorizamos muito as parcerias firmadas e os projetos que se iniciaram com profissionais e empresas importantes do mercado, reflexo da qualidade transmitida pelos nossos produtos, prova disso é a conquista do Prêmio de Marca Revelação Nacional, em uma enquete feita pelos leitores da Revista SuplementAção e os consumidores de suplemento alimentar”, finaliza o diretor.

        

Linha do tempo:

2012 – Surge a ideia da criação da DUX

2014 A empresa dá seus primeiros passos burocráticos e inicia uma etapa de pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos

2015 No mês de março, a empresa é finalmente lançada no mercado e faz suas primeiras vendas

2015 – Mais de dois mil clientes atendidos durante o primeiro ano de operação

2016 – Lançamento da linha Supernatural, com proteínas de origem vegetal

2016 – Lançamento da linha Endurance, voltada para exercícios de alta performance

2016 – Apoio oficial e fornecimento de toda a hidratação do Powerman Brasil

2016 – Início do desenvolvimento de novos produtos visando maior penetração no varejo físico, com vendas em lojas especializadas

2016 – Conquista do título de Marca Revelação Nacional

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