HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: SANAVITA

Com o movimento 'Sustentabilidade do Corpo', a Sanavita incentiva pessoas para uma vida mais nutritiva, saudável, ativa e feliz

História das empresas de suplementos no Brasil: SANAVITA 1984 - Fundação da empresa
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Idealizada pela doutora Jocelem Salgado, professora titular de nutrição na Universidade de São Paulo, a Sanavita iniciou seus trabalhos em 1984, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Com apenas dois produtos em linha, ambos destinados ao público que tinha como objetivo perder peso, a pequena empresa foi planejada com um grande ideal: ser uma indústria especializada no desenvolvimento de alimentos especiais e funcionais e hoje, tornou-se um grande exemplo de empreendedorismo, com cerca de 200 funcionários, Centro de Pesquisa e uma loja conceito.

Apesar da empresa já ter nascido com o DNA de pesquisa e ciência da nutrição, foi o trabalho e a dedicação que levou a Sanavita ao topo do mercado e colocou-a, não só como referência nas pesquisas e desenvolvimento de alimentos saudáveis, mas também como referência de credibilidade, inovação, resultado e confiança para o mercado.

Ao longo destes 33 anos, a Sanavita passou por diversos momentos de amadurecimento corporativo, situações econômicas distintas, alterações no comportamento do consumidor, entre outros. Porém, mantiveram-se firme no ideal de traduzir o desejo do consumidor em produtos com comprovação científica, fato que contribuiu significativamente para o crescimento da empresa que estima um faturamento de 70 milhões para este ano.

Atuando em um mercado com crescimento constante, já que cada vez mais pessoas estão em busca de um estilo de vida saudável, a Sanavita é hoje uma das marcas líderes do segmento nacional. “Quando a empresa foi fundada, em 1984, não existiam tantas informações disponíveis sobre a importância da alimentação saudável, exercícios físicos e cuidados com o corpo. Hoje basta você acessar a internet que vai encontrar todas as informações, incluindo dados como o Brasil ser o 2° maior país do mundo em número de academias e o 5° maior mercado de alimentação saudável do mundo!”, afirma Fernanda Afonso.

 

RELAÇÃO COM O CONSUMIDOR

O sucesso da Sanavita não se dá apenas ao excelente trabalho realizado ao longo dos anos, mas, principalmente pela parceria e ótima relação que estabeleceu com seus consumidores.

Com o objetivo de incentivar pessoas para uma vida sustentável, a marca criou o movimento Sustentabilidade do Corpo, um projeto desenvolvido para inspirar seus clientes a terem não só um corpo sustentável, mas uma vida cheia de saúde.  (www.sanavita.com.br/sustentabilidade-do-corpo/)

Além disso, a empresa encontrou nas redes sociais um novo método para estar em contato direto com seus clientes. De olho nas ferramentas que mais crescem no mundo, a Sanavita estreitou laços com seus clientes através das redes sociais, como o Facebook, o Blog e pelo CEAS – Centro de Educação Alimentar Sanavita –, nestes canais eles disponibilizam receitas, dicas, artigos, cardápios e muita informação, tudo elaborado por profissionais da área.

 

SOBRE OS PRODUTOS

Em tempos que terceirizar é a estratégia, a gerente de marketing, Fernanda Afonso, conta que a Sanavita foge a regra e que todos os produtos são de fabricação própria. “Desde a criação da empresa mantemos o DNA de pesquisa, comprovação científica e preocupação com a qualidade e inovação. Por isso, mantemos o nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos onde testamos a qualidade e eficácia daquilo que vamos dispobinilizar ao mercado”.

Com mais de três mil pontos de venda espalhados pelo Brasil, os produtos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, drogarias, empórios, lojas especializadas, e-commerce e futuramente no exterior. A Sanavita trabalha com um sistema de distribuição direta para os pontos de venda e oferece aos lojistas benefícios importantes como prazo, agilidade e qualidade na entrega.

Além disso, a marca em crescimento constante está sempre aberta a novas propostas, principalmente, se estas vierem de empresas com a mesma filosofia, ou seja, que tenham como objetivo otimizar a estrutura e potencializar os resultados.

No total, a marca disponibiliza hoje uma linha de produtos que se divide em quatro categorias: Beleza Sustentável, Peso Sustentável, Funcionamento Sustentável e Performance Sustentável, todos livres de aromas e corantes artificiais, fabricados com ingredientes selecionados, naturais e com laudos de comprovação técnica que atesta a quantidade exata de cada princípio ativo.

A categoria Beleza Sustentável, por exemplo, possui Nutricosméticos como o colágeno hidrolisado, muito recomendado por profissionais da saúde e carro-chefe da marca. A linha é reconhecida pelo baixo valor calórico, por não conter lactose e glúten, além de ser a única fórmula do mercado com estudo clínico que comprova sua eficácia. Disponível em nove sabores, o colágeno ainda possui versões especiais: a MenCare exclusiva para os homens e a Verão com betacaroteno para um bronzeado duradouro.

Já na linha Peso Saudável, voltada para o emagrecimento de forma saudável, você encontra shakes que substituem refeições, bem como chá verde, chá de hibisco com ação termogênica e antioxidante, suco verde e vários outros produtos. Na Funcional Sustentável estão os alimentos funcionais como o Floraliv – fibras prebióticas para funcionamento do intestino –, Glicofiber, especial para diabéticos, SuprinutriSenior, suplemento específico para idosos entre outros. E por fim, a Performance Sustentável, linha voltada para o mercado de nutrição esportiva que em parceria com a Speedo trouxe para o consumidor a SpeedoBySanavita. (www.speedo.sanavita.com.br)

A união da marca expert em nutrição com uma especialista em esporte resultou em um novo conceito para o segmento e presenteou o consumidor final com produtos de alta performance, excelentes resultados e o principal, sem abrir mão da saúde, segurança e nutrição. “O objetivo da linha é dar aos atletas ‘amadores’ a mesma quantidade e qualidade de nutrientes necessários para quem faz do esporte sua profissão”, explica a gerente de marketing que na oportunidade nos contou que para 2017 a marca trará várias novidades, todas voltadas para atender uma nova geração de consumidores que está se formando.

 

Linha do tempo:

1984 - Fundação da empresa

1995 - 2ª geração assume a gestão da empresa

2001 - Criação do Centro de Pesquisa Sanavita

2005 - Ampliação das linhas de produtos: saúde

2006 - Ampliação das linhas de produtos: beleza e 1ª Certificação de Qualidade SGS

2006 - Criação da Unidade de Negócios Marcas Próprias

2008 - Implementação Governança Corporativa

2013 - Ampliação do Parque Industrial

2014 - Melhor Fornecedor Marca Própria - Carrefour

2015 - Reposicionamento da marca: sustentabilidade do corpo

2016 - Parceria com a marca Speedo

2016 - Prêmio Inovação Oxybeet

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