Para quem está no nível avançado dos treinos, atenção: esse Faça Diferente foi feito para você, principalmente se você deseja conquistar um posterior de coxa hard. Quem ensina esse exercício é nada mais nada menos que um monstro quando o assunto é shape simétrico, definido, trincado, no padrão dos melhores (e maiores) físicos dentro do bodybuilding. Com vocês... Rafael Brandão.
Mas, nem sempre a vida deste atleta foi feita de proporções tão gigantes como as vistas hoje. A história de Brandão se assemelha a vários jovens que estão infelizes com suas estruturas físicas. Ele, por exemplo, aos 14 anos, começou a notar que necessitava de uma mudança e procurou na academia essa transformação.
Com 1,70m Rafa pesava em torno de 55kg e detestava as brincadeiras dos amigos por ser tão magro. “Eu era magro, mas sempre tive uma genética boa e acreditava que bastava um estímulo para começar a crescer”. E foi isso que aconteceu, basta conferir as medidas do atleta, em box nesta matéria.
Na época, Rafael era apenas um sonhador e não conhecia nada sobre este universo de treinos, mas iniciando sua rotina na academia e notando as diferenças diante do espelho, ele começou a buscar cada vez mais informação, para obter resultados ainda melhores. Com 19 para 20 anos, Rafael decidiu acompanhar uma competição de fisiculturismo de perto e lá decidiu que iria investir neste esporte.
“Me encantei com o que vi. Enxerguei nos palcos o meu mundo e desde então não parei mais”. Antes de decidir viver exclusivamente para o bodybuilding, Rafael pensava cursar a Faculdade de Administração para assumir os negócios do pai, diante de uma empresa de refrigeração, mas seus caminhos o levaram para os palcos e deles o atleta não pretende sair tão cedo. “Fui um jovem normal, que adorava treinar, mas não vivia pra isso. Meu foco era outro. Gostava de sair com os amigos e frequentar baladas. O fisiculturismo mudou minha vida e para melhor, sou uma pessoa mais determinada e mais responsável. Sou outro Rafael”, afirma o atleta.
DIÁRIO DE UM CAMPEÃO
A primeira vez nos palcos aconteceu três meses depois do início nível hard de treinos. A partir do momento em que decidiu encarar esse desafio, Rafael não foi mais o mesmo. O foco mudou totalmente e a cobrança passou a aumentar cada vez mais.
Rafael nasceu na cidade de Garça, município com pouco menos de 45 mil habitantes, no interior paulista. Aos 17 anos, ele e a família se mudaram para a cidade de Marília, local que abriga em torno de 200 mil pessoas. Essa mudança de vida foi fundamental para que ele pudesse investir ainda mais em um físico capaz de se tornar campeão. Aos 18 anos, ele conheceu o treinador Rafael Bernardes, a quem considera como irmão e grande incentivador dentro deste universo. “Ele foi o primeiro que enxergou em mim o potencial que precisava para ser atleta. Passamos um longo tempo estudando mais a respeito do bodybuilding, sobre dieta e treinamento, para decidir meter a cara de vez e foi a melhor coisa que a gente fez", conta.
Os amigos usaram a internet para explorar este novo mundo e foi lá que Rafael encontrou o mestre Júlio Balestrin, seu primeiro treinador. Naquela época ele tinha 20 anos e já pesava 80kg. “Ele me deu as coordenadas corretas e depois de três meses, já subi no palco pela primeira vez”, lembra. Naquela época, Brandão já se considerava regrado em dieta, mas com a chegada de Balestrin à sua vida, ele agregou mais alimentos à sua dieta.
“Antes de conhecer o Júlio, não tinha conhecimento necessário do que comer e só comia batata doce e frango. Ele facilitou a minha dieta, apresentando novos alimentos que pudessem substituir o que eu já comia”, diz. Com a dieta em dia e o treinamento mais focado, chegou a hora da estreia nos palcos e logo veio o primeiro título, no Campeonato Estreantes, em 2014.
“Sensação única de subir ao palco pela primeira vez, eu e mais 35 caras. Fui confiante, não tem como descrever, ver meus pais chorando e me apoiando, foi fera, fruto de um trabalho bem feito”, lembra. Rafael Brandão já disputou dez campeonatos e desses, venceu nove. Ele é considerado o primeiro brasileiro Junior na história, que conseguiu vencer na categoria e overall. Entre outros, ele também detém o primeiro lugar no Campeonato Sulamericano, com idade de Junior, vencendo a categoria Senior e overall, momento em que se profissionalizou.
Este ano servirá de preparação, com foco nesta nova fase da carreira. “Vou competir no final do ano, mas ainda não sei onde. Estou vivendo uma nova fase e começando a engatinhar neste nível profissional. Para isso, tenho que ter um preparo diferenciado, por isso, neste ano o foco é a preparação de um shape cada vez mais campeão”, revela o atleta da categoria Open (acima de 96kg), um dos únicos representantes da América Latina nesta categoria.
Rafael Brandão é o mais novo brasileiro da história a conseguir a profissionalização no esporte. Consegui elevar o nível do Brasil, ao nível norte-americano e a partir de agora, é treinado por Patrick Tuor, um grande nome internacional entre os treinadores. “Esses títulos são fruto de um trabalho de muita dedicação, de três anos da vida para chegar em patamares como este. É muito gratificante ver seu trabalho com frutos tão positivos”, conta.
E diz mais: “Não adianta você chegar em um campeonato com um ponto apenas muito forte. É importante buscar e alcançar a simetria corporal. No meu caso, não foi nada fácil. Há três anos enfrento uma luta diária para a conquista dos objetivos. Decidi viver pra isso e vou viver pra isso, incansavelmente. Por incrível que pareça, dentro deste esporte, o mais fácil é treinar, afinal quem não ama puxar ferro? O mais difícil é fazer a dieta, porque é um trabalho de dedicação 24 horas por dia, com foco total. Vivo como um relógio, tendo hora pra tudo: pra comer, pra dormir, pra treinar... o psicológico deve ser trabalhado a todo o momento para não desviar o foco. A mente em dia faz o atleta crescer mais a cada momento”.
Para Brandão, o fisiculturismo no Brasil é um trabalho que vem sendo muito suado (literalmente!), mas que vem ganhando respaldo, principalmente das marcas. “Ainda é bem trabalhoso esse caminho, mas estamos vendo grandes nomes brilhar lá fora, como Eduardo Correa, o grande nome do Brasil lá fora”, afirma. Assim como Correa, Brandão quer brilhar um dia no Mr. Olympia. “Não importa quanto tempo vai demorar, mas um dia estarei lá. Sou forçado a procurar o meu melhor sempre, e vou dar, afinal se entro é pra ganhar”, diz.
Rafa chegou a entrar em um curso de Educação Física, mas não seguiu. Atualmente, está cursando Nutrição por acreditar que esse meio seja o mais difícil de conquistar neste meio. “Quero me formar para abrir minha clínica e atender todas as pessoas, sem distinção”. E ele já vem orientando muitas pessoas, inclusive sua esposa, a atleta Karen Ranocchia Brandão, sua incentivadora e companheira 24 horas por dia.
Inclusive no dia deste Faça Diferente, Karen esteve presente durante a entrevista e gravação dos vídeos do marido e nossa equipe também extraiu boas histórias dessa fisiculturista, que poderá ser conferida na íntegra, em um material todo especial, em nossa próxima edição. A pitada desta edição, pode ser conferida em alguns cliques exclusivos!
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a vida de Rafael Brandão, uma dica preciosa é conferir uma série de vídeos feita pela marca Max Titanium, com o título de “Diário de Um Campeão”, que detalha várias fases de Brandão no Campeonato Sulamericano, por exemplo, todas as dificuldades de adaptação em outro país, cansaço da viagem, busca pelos alimentos ideias, entre outras aventuras neste universo de treinos e competições e tudo o que está envolvido neste contexto, com muita informação de qualidade!
FAÇA DIFERENTE COM RAFAEL BRANDÃO
O fisiculturista oferece aos leitores da SuplementAção, um exercício com foco para a posterior de coxa. Trata-se de uma flexão dos joelhos, feita com halter. Recomendado para o nível avançado de praticantes de musculação, sejam homens ou mulheres, o exercício requer auxílio para a colocação do peso entre os pés.
“Faço essa flexão há um tempo e tenho conquistado um bom resultado. Ela requer muita concentração”, explica o atleta. Para realizá-la, é necessário o uso de um banco. O praticante deve ficar de bruços no banco, pedir a ajuda de um parceiro para a colocação do halter entre os pés e só assim, iniciar a movimentação.
O exercício compreende o movimento de descida e subida e Rafael Brandão sugere que cada uma seja feita com total concentração, em cinco segundos cada. Para iniciar, os joelhos devem estar estendidos. É importante segurar bem firme para não ter movimentação do banco. “Faço uma vez por semana, com foco nas séries, que vão sempre de oito a 12 repetições e cinco séries. A carga não importa tanto, depende muito do dia”.
STEP BY STEP – Flexão de joelhos com halteres
1 – Fique de bruço no banco. Peça ajuda para a colocação do halter entre os pés. Comece o exercício com os joelhos estendidos e prepare-se para o início dos movimentos, com subida de cinco segundos.
2 – A descida também será de cinco segundos. Lembrando que a contração deve ser máxima, durante a subida e a descida. É importante segurar bem firme para não ter movimentação do banco.
CARDÁPIO PRÓ
Após anos de estudo, pesquisa e orientação, hoje em dia, Rafael Brandão pode dizer que conquistou um nível profissional também na alimentação, acompanhada de perto pelo médico Dr. Paulo Muzy.
1ª refeição (8h)
150g de aveia
12 claras de ovo
3 ovos inteiros
2 bananas
2ª refeição (11h)
500g de batata doce
250g de frango
3ª refeição (14h)
500g de arroz
250g de carne
4ª refeição (17h)
500g de batata doce
250g de frango
5ª refeição (20h)
500g de arroz
250g de frango
6ª refeição (23h)
1 abacate
300g de carne
Suplementação:
Ômega 3: 6 cápsulas ao dia
Picolinato de cromo: 10 cápsulas ao dia
Vitamina C: 2g ao dia
Whey protein: 60g pós-treino
Waxymaize: 120g ao dia
BCAA: 80g ao dia
Glutamina: 80g ao dia
Estimulante de energia e performance: 2 cápsulas ao dia
Óleo de Cártamo: 3 cápsulas ao dia
Leucina: 10g ao dia
Multivitamínico: 4 cápsulas ao dia
Blend de controle de peso: 20g ao dia
Blend de vitamina B: 1 cápsula ao dia
Hipercalórico: 4 scoops ao dia
L-carnitina: 4 cápsulas ao dia
Quitosana: 4 cápsulas ao dia
TREINO PRA VENCER
Rafael Brandão conquistou o nível profissional e agora passa a ser treinador por Patrick Tuor. Para iniciar os treinos praticamente diários, ele começa com cardio pela manhã, que varia de caminhada na esteira ou no parque e por vezes ele pratica escada na academia.
Tríceps
(4 a 5 séries de 8 a 15 repetições)
1 – Tríceps pulley
2 – Tríceps corda com apoio no banco
3 – Tríceps testa
4 – Francesa
Bíceps
(4 a 5 séries de 8 a15 repetições)
1 – Rosca 21
2 – Rosca alternada no banco
3 – Rosca Scott máquina unilateral
4 – Rosca martelo com corda
Ombros
(4 a 5 séries de 8 a15 repetições)
1 – Elevação lateral no cabo
2 – Elevação lateral com halteres
3 – Crucifixo inverso com apoio no banco
4 – Elevação frontal
Panturilha
(6 séries até a fadiga)
1 – Flexão plantar
2 – Panturrilha no leg press
3 – Panturilha gêmeos sentado
Rafael Brandão
Data de nascimento: 24/06/1993
Local de nascimento: Garça/SP
Altura: 1,79m
Braços: 52cm
Pernas: 78cm
Peso em off season: 119kg
Peso em pré-contest: 108kg
Patrocinadores: Max Titanium, Oficial Farma, Beast Mode Brasil, Strong Fit, Academia Acqua, Dr. André Santos (fisioterapeuta) e Dr. Paulo Muzy
Treinador: Patrick Tuor
Principais títulos:
2016:
- Campeão brasileiro Júnior e overall Júnior
- Campeão brasileiro Sênior e overall Sênior
- Campeão acima de 100kg e overall Sulamericano
2014/2015/2016:
-Tri-campeão brasileiro Júnior e overall
2015:
- Top 3 Arnold Classic Madrid
2014/2015:
- Bi-campeão Paulista overall
2014:
- Campeão Estreantes
Youtube: Diário de Um Campeão
Instagram: @rafabrandaomax
Facebook: facebook.com/rafabrandaobodyjr
Comentários