Nascido na República Dominicana, o mito, Victor Martinez, mudou-se ainda jovem para os Estados Unidos e, desde então, esteve envolvido com a prática de atividades esportivas, o que fez com que estreasse antes dos 20 anos em competições locais de fisiculturismo.
Hoje, aos 44 anos, Martinez coleciona títulos, e entre tantos, o primeiro título conquistado, em 2001, é o que marcou sua carreira. Foi neste ano que o atleta conquistou o campeonato americano de fisiculturismo amador, o NPC Nationals e finalmente teve a oportunidade de se profissionalizar no ano seguinte, estreando com um excelente oitavo lugar no IFBB Night of Champions e tempo depois, em 2003, sagrou-se campeão.
Em 2004, Victor fez sua primeira participação no renomado Mr. Olympia ficando com a nona colocação e foi após este período que o atleta travou sua maior batalha, a busca pelo primeiro lugar em um dos mais respeitados campeonatos do mundo.
Campeão do Arnold Classic em 2007, Victor Martinez estava em sua melhor forma e o sonho de sagrar-se campeão no Olympia continuava ainda mais vivo do que nunca. Mais uma vez disputando o título, porém com o peso de entrar na competição como o favorito, o caribenho foi derrotado, desta vez perdendo o título para o americano Jay Cutler e na ocasião Victor acabou levando o 2º lugar.
Mas, foi em 2008 que as coisas complicaram para o atleta. Logo no começo do ano ele teve que se submeter a uma cirurgia delicada no joelho, cirurgia essa o que o deixou distante dos palcos por um ano. Após meses de tratamento, muita fisioterapia e treinamento intenso, o gigante finalmente voltou às competições e levou novamente o título de vice-campeão do Arnold Classic.
Sócio e garoto propaganda de uma franquia do restaurante Muscle Marker, Victor viveu uma excelente fase como fisiculturista e o ano de 2009 estava longe de ser o melhor ano de sua vida. Foi neste ano que Victor perdeu sua irmã, brutalmente assassinada por um colega de trabalho e teve que ter forças para lidar não só com a perda, mas também com a busca incessante para recuperar sua ótima forma física e também provar que era capaz de obter o título de Mr. Olympia.
Apesar de toda a vontade de sagrar-se campeão, as coisas para o atleta começaram a se complicar em 2011. Sua autorização para permanência no país havia expirado e não poderia ser renovada devido à condenação sofrida em 2004 pela venda de substâncias ilegais. Como consequência, Victor foi preso e teve que aguardar seu processo de extradição ser julgado pelo governo americano. Que só concedeu em 2012 a permissão para que o dominicano pudesse continuar residindo no país.
Livre para seguir sua vida em solo americano, porém preso novamente a uma nova cirurgia, desta vez para cuidar de um braço quebrado, Martinez estava longe de atingir o tão esperado primeiro lugar no Olympia.
Retornando aos palcos em 2013, o atleta que conseguiu o 2º lugar no IFBB New York Pro Championship e no mesmo amargou o 11º lugar no Mr. Olympia, sua pior colocação desde que havia pisado no palco pela primeira vez.
Para surpresa do público que acreditava no potencial do atleta, em 2014 ele subiu novamente no palco do Arnold Classic e ficou com o 4º lugar, novamente passando longe do sonhado primeiro lugar da competição. Já no Olympia, desta vez ele ficou com a oitava posição e viu Phil Heath sagrar-se campeão pela quarta vez seguida.
Victor Martinez lidera o ranking de pai coruja de duas meninas e é tido como um dos maiores nomes do fisiculturismo e um grande exemplo de dedicação a ser seguido. E acredite, apesar da idade, Martinez continua correndo atrás de seus sonhos e revela que ainda não tem data para se aposentar.
O atleta está ativo nas redes sociais e sua conta no Instagram é o maior sucesso, lá o atleta mostra um pouco do seu dia a dia, sua rotina de treinos e um pouco da sua alimentação. O perfil do atleta é @ifbbvictormartinez
TÍTULOS:
2014 - Mr. Olympia, 8º lugar
2014 - IFBB Wings Of Strength PBW Tampa Pro, 1º lugar
2014 - IFBB Arnold Classic, 4º lugar
2013 - IFBB Arnold Classic Madrid, 5º lugar
2013 - IFBB Mr Olympia, 11º lugar
2013 - IFBB Toronto Pro Supershow, 1º lugar
2013 - IFBB New York Pro Championship, 2º lugar
2011 - IFBB Arnold Classic Madrid, V1º lugar
2011 - IFBB Mr Olympia, 4º lugar
2011 - IFBB Arnold Classic, 3º lugar
2010 - IFBB Mr Olympia, 8º lugar
2009 - IFBB Mr Olympia, 6º lugar
2009 - IFBB Arnold Classic, 2º lugar
2007 - IFBB Mr Olympia, 2º lugar
2007 - IFBB Arnold Classic, 1º lugar
2006 - IFBB Mr Olympia, 3º lugar
2006 - IFBB Arnold Classic, 3º lugar
2005 - IFBB San Francisco Pro Invitational, 5ºl ugar
2005 - IFBB Olympia, 5º lugar
2005 - IFBB New York Pro Championship, 3º lugar
2005 - IFBB Arnold Classic, 7º lugar
2004 - IFBB GNCShow of Strength Pro Championship, 1º lugar
2004 - IFBB Olympia, 9º lugar
2003 - IFBB Night of Champions, 1º lugar
2002 - IFBB Ironman Pro Invitational, 9 º lugar
2002 - IFBB Arnold Classic, 13º lugar
2001 - IFBB Night of Champions, 8º lugar
Comentários