ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Batata doce ou batata inglesa

Qual a diferença entre as batatas? A batata doce é mais saudável? A batata doce é a melhor para esportistas?

Batata doce ou batata inglesa Crédito: BANCO DE IMAGENS

Alguns entusiastas da nutrição há poucos anos, decidiram disseminar que a batata doce é um tipo de batata mais “saudável”, devido ao índice glicêmico da batata inglesa ser maior e por isso deveria ser substituída pela doce. Outros alegam que a batata doce é um superalimento por apresentar grande quantidade em vitamina A, quando comparada a outras batatas. Há também os que evitam ao máximo qualquer tipo de batata por elas serem ricas em carboidratos,  este público é conhecido como carbofóbicos (medo de carboidratos). Vale ressaltar que estes relatos não fazem muito sentido. Pois, tanto a batata doce quanto à inglesa quando consumidas em uma dieta balanceada, fornecem uma variedade de nutrientes, contribuindo para a saciedade, além de serem saborosas.

Quando falamos de índice glicêmico, as evidências científicas indicam que tanto a batata inglesa quanto a batata doce apresentam um índice glicêmico médio e que ambas não afetam negativamente o apetite, a glicose sanguínea e o peso corporal. O que afeta e causa um grande impacto a saúde é o consumo excessivo de carboidratos. E mais, é de suma importância deixar claro que o índice glicêmico é irrelevante para a saúde e o emagrecimento, pois o açúcar presente no sangue depende de algumas variáveis, como a hora do dia em que será consumida, se está em uso de medicamentos, método de cozimento, quantidade e qualidade do sono, genética, equilíbrio das bactérias intestinais, quantidade de proteínas, fibras e gorduras que são consumidos e o nível de atividade física. Então, é incompreensível a grande preocupação com o índice glicêmico. Quanto aos carbofóbicos, vale deixar claro que os carboidratos presentes nas batatas são constituídos principalmente de amido resistido e fibra, que ajudam no controle do peso e na saúde gastrointestinal. Tanto a batata doce quanto as outras batatas são indicadas para ajudar na saciedade quando consumidas com casca e são ótimas como opção para consumo de carboidratos saudáveis.

Claro que se você desejar um grande consumo de vitamina A, realmente, a batata doce vence em comparação a inglesa. Mas, se analisarmos todos os nutrientes, a batata inglesa leva vantagem, como mostra a tabela abaixo.

Batata inglesa (100g)

 

Batata doce (100g)

161Kcal

Calorias

103Kcal

4.3g

Proteína

2.3

0g

Gordura

0g

37g

Carboidratos

24g

3.8g

Fibra

3.8g

0%

Vitamina A

438%

28%

Vitamina C

37%

27%

Vitamina B6

16%

12%

Folato (B9)

2%

7%

Tiamina (B1)

8%

5%

Riboflavina (B2)

7%

12%

Niacina (B3)

8%

7%

Acido Pantatênico (B5)

10%

12%

Magnésio

8%

12%

Fósforo

6%

26%

Potássio

15%

10%

Ferro

4%

10%

Cobre

9%

19%

Manganês

28%

9

-Pontos-

8

BENEFÍCIOS DA BATATA INGLESA

Já está documentado cientificamente que algumas substâncias como o ácido clorogênico e o kukoaminas promovem diminuição da pressão sanguínea e consequentemente previne contra ataques do coração. A revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry (2005) evidencia que kukoaminas está presente nas batatas.

Saciedade é o sentimento de plenitude que ocorre depois de comer, reduzindo a ingestão de comida e calorias. Alimentos que dão muita saciedade podem contribuir no controle do peso. Em relação a outros carboidratos, a batata com casca cozida é particularmente muito sacietógena, recebendo uma pontuação máxima de acordo com o artigo da revista European Journal of Clinical Nutrition em 1995. Em um ensaio com homens feito pelo pesquisador Erdmann e colaboradores (2007), a batata cozida com casca levou a menos ingestão de calorias durante as refeições com carne quando comparado com massas ou arroz branco. Ainda não está claro qual o componente que causa esta saciedade, pesquisadores especulam que seja uma proteína conhecida como PI2, supressora do apetite ou até mesmo a quantidade de fibra presente na casca, por isso ela deve ser consumida.

 

BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

Sabe-se que a vitamina A tem um papel importante no corpo, e que a sua deficiência é um problema de saúde pública em muitos países. A deficiência pode causar tanto dano temporário ou permanente dos olhos podendo levar a cegueira, compromete também a função imunológica e aumenta o risco de morte, especialmente em crianças, grávidas e mulheres amamentando, enfatiza Adelia Bovell?Benjamin na revista Advances in Food and Nutrition Research (2007). Portanto, a batata doce é uma excelente fonte de betacaroteno que no corpo, é transformada em vitamina A. Lembre-se que quanto maior a intensidade do amarelo/laranja da batata doce, maior a quantidade presente de betacaroteno.

O desbalanço na quantidade de açúcar no sangue e na secreção de insulina é uma característica que acomete indivíduos com diabetes. O caiapo (extrato da batata doce) tem sido sugerido como uma alternativa para controle dos sintomas de indivíduos com diabetes tipo 2.

O caiapo é bastante consumido no Japão na forma de suplemento de 2-4g/dia, sendo derivado dos índios kayapos, localizados na Amazônia.  Este extrato diminui as concentrações de açúcar no sangue e o colesterol LDL, bem como aumenta a sensibilidade à insulina de acordo com revistas científicas voltadas ao assunto, tais como: Diabetes Care, Metabolism e Nutrition. Portanto, embora seja incorreto afirmar que a batata doce possa ser um auxílio ao tratamento do diabetes, cabe de fato considerar como um caminho para pesquisas futuras ou para a escolha de carboidratos voltada a este público alvo.

O dano oxidativo causado nas células tem sido frequentemente associado com o risco de desenvolvimento de câncer, no qual as células crescem além do normal e, em outros tecidos. Assim sendo, dietas ricas em antioxidantes, por exemplo, os carotenoides, são associados com menor risco de câncer de estômago, rins e mama. Deste modo, estudos têm mostrado que a batata doce contém potentes antioxidantes que podem neutralizar os radicais livres (causador do aumento do risco de câncer), vale ressaltar que a batata doce tem alta atividade antioxidante, perdendo apenas para a cenoura e abóbora de acordo com a revista Advances in Food and Nutrition Research. O interessante é que a batata doce, em suma, tem 3 vezes mais atividade antioxidante do que os mirtilos (tipo de blueberrie), sendo as blueberries extremamente ricas em antioxidantes.

 

Conclusão

Tanto a batata doce como a inglesa são nutritivas e fáceis de serem adicionadas a dieta, além de serem saborosas. Vale ressaltar que ambas devem ser, prioritariamente, cozidas e comidas com a casca.

Carlos Eduardo Martins

Nutricionista

CRN - 34187-SP

Bacharel em Nutrição. Com Especialização em Nutrição Esportiva e Estética. Mestre em Ciências no Laboratório de Nutrição e Esporte da USP. Doutorado em andamento no Laboratório de Nutrição e Fisiologia Aplicada da USP. Nutricionista em Consultório Particular. Carlos Supera a Lacuna entre a Ciência e a Aplicação No Mundo Real. Ele aplica as Pesquisas mais Recentes na sua Prática de Redação e Consultoria. Para se Manter Saudável, Executa Treino com Pesos Aliado ao Jiu-Jitsu e uma Dieta Especifica.

Comentários