FIQUE POR DENTRO

Quais são os tipos de olheira e como posso prevenir?

Embora não tenha impacto na saúde física, as olheiras afetam a autoestima e a qualidade de vida

Quais são os tipos de olheira e como posso prevenir? Crédito: BANCO DE IMAGENS

O rosto é o nosso cartão de visitas, mas infelizmente os primeiros sinais de envelhecimento surgem exatamente na região da face. As olheiras, cujo nome médico é hiperpigmentação periorbital, é um problema comum que atinge mais frequentemente as mulheres. Embora não tenha impacto na saúde física, as olheiras afetam a autoestima e a qualidade de vida.

Segundo a Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista, especialista em cirurgia de pálpebras e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a olheira é a diferença de cor entre a pele que reveste as pálpebras e o restante da pele facial.

Existem 4 tipo de olheiras, a Pigmentar (olheira verdadeira) que surge pelo acúmulo da melanina; a Muscular que ocorre quando há hipertrofia do músculo orbicular pré-tarsal; Bolsa de gordura que ocorre por protusão (protuberância) das bolsas de gordura inferiores e a Sulco Nasojugal que ocorre pela formação de sombra abaixo dos olhos por evidência do ligamento palpebromalar (ou sulco nasojugal).

Dra. Tatiana dá algumas dicas para prevenir o agravamento ou surgimento das olheiras: dormir de 7 a 8 horas por noite, não fumar consumir álcool com moderação, evitar coçar os olhos, pois a fricção pode levar ao rompimento de vasos sanguíneos e consequentemente ao escurecimento das pálpebras, usar protetor solar específico para a região dos olhos e evitar a exposição solar, mesmo que esteja usando protetor solar e por último diminuir o consumo de sal e sódio, pois essas substâncias levam à retenção de líquido, que pode impactar no inchaço das pálpebras.

Comentários