Fundada em 2000, a GT Nutrition é uma das primeiras importadoras de suplementos alimentares do Brasil.
A difusão da cultura de nutrição esportiva no país e a abertura de canais de vendas em todo o território nacional, foram responsáveis pelo crescimento desta empresa, que de uma sala comercial alugada de 40 m2 passou a ocupar uma área de 1.600 m2 – sede própria estrategicamente localizada em Santos-SP, ainda em expansão – com armazém climatizado, laboratório, call center e outros departamentos que empregam cerca de 40 colaboradores. Toda a política de trabalho da GT Nutrition foi fundamentada em 1999, quando os empresários João Tinoco e Marcos Godoy decidiram iniciar um novo negócio no Brasil, após 15 anos morando nos Estados Unidos. Eles realizaram uma análise do mercado e notaram que havia carência de uma representação internacional forte e organizada.
Segundo Julio Cuesta, diretor de Marketing da GT, na época, apenas duas importadoras se dispunham a fazer este trabalho e o grande trunfo destes empresários era o contato direto e estreito com um dos maiores fabricantes de suplementos do mundo: a Universal Nutrition. “Logo, conseguimos um suporte profissional no Brasil com o advogado André Joyce Cunha, hoje diretor geral da empresa, que começou a organizar uma equipe nacional iniciando o contato para tratativas regulatórias com a Anvisa. Em 2002, a GT Nutrition já possuía uma imagem de credibilidade no mercado internacional e foi convidada para uma parceria com a Labrada – do famoso Mr. Universo Lee Labrada – e com a Pacifc Health, líder no segmento de endurance. Em 2008, se tornou também representante da SportPharma, após aquisição da empresa pela Universal. O número de representações só não é maior devido ao exigente critério de seleção estabelecido pela empresa. “O mais importante para nós é a certeza da qualidade e eficiência de uma linha. Trabalhamos com produtos voltados diretamente para a saúde e queremos que os clientes tenham um retorno deste investimento”, enfatiza o diretor André Joyce Cunha.
Atualmente, os principais pontos de vendas da GT Nutrition são as lojas especializadas em nutrição esportiva e redes de farmácias. Mesmo com as dificuldades impostas pela legislação brasileira para introdução dos suplementos em território nacional, a empresa consegue ampliar constantemente seu mix de produtos e atualmente é responsável pela distribuição de mais de 200 itens considerados líderes mundiais, que têm grande aceitação dos consumidores. Entre eles, os carroschefes Animal Pak, GH Max, Ultra Whey Pro, Ripped Fast, NOX3 (da Universal Nutrition), Super Charge, considerado o lançamento do ano de 2009 pelo público da Revista SuplementAção, Re-Charge, Lean Body, EFA Gold (Labrada), Endurox R4 e Accelerade, líderes mundiais em esportes de endurance (Pacific Health) e primeira Beta-Arginina que- lada registrada no Brasil, Just Beta (da SportPharma). A novidade para este ano é a Creatina da Universal Nutrition – uma das mais bem conceituadas entre os atletas do mundo – substância recentemente liberada pela Anvisa.
A GT Nutrition também mantém um forte apoio a atletas de diversas modalidades, patrocinando nomes como Poliana Okimoto, campeã mundial em maratonas aquáticas; Marcus Vinicius Fernandes, triatleta da seleção olímpica brasileira; Isaac Alves, campeão Sulamericano de fisiculturismo e Rodrigo Cavaca, que sagrou-se campeão mundial de JiuJítsu. Outros patrocinados são Iara Vieira, também fisiculturista e Heitor dos Santos, atleta cadeirante. Driblando a concorrência do contrabando Na época em que a GT Nutrition iniciava suas atividades, havia um grande volume de contrabando e entrada de produtos ilegais e falsificados no Brasil. “Este mercado desorganizado e sem informação melhorou muito nos últimos dez anos, grande parte graças à atuação de empresas que se preocupam em garantir a qualidade dos produtos sob sua responsabilidade, como é o nosso caso, mas temos ainda um longo caminho pela frente”, afirma o diretor de marketing.
Ao mesmo tempo em que o contrabando e a falsificação cresciam, a seriedade e a garantia para o consumidor de oferecer um produto original de acordo com as normas de vigilância sanitária nacionais fizeram com que a GT Nutrition ganhasse destaque no mercado. “Produtos de origem desconhecida não garantem qualidade nem segurança e podem ser um risco aos consumidores”, revela Julio. “É importante estar alerta. Mesmo quando o produto tem procedência segura do fabricante, o fato de não ter sido importado pelo representante oficial significa que chegou ao Brasil por vias desconhecidas”, frisa.
Desafio: importar para um país com legislação defensiva Por causa das normas e regulamentos nacionais, a GT Nutrition deixa de trazer para o mercado brasileiro diversos lançamentos de seus representados, que ditam as tendências mundiais do segmento. “Atualmente, a Anvisa atua com uma legislação extremamente defensiva se comparada às normas dos países da América do Norte e Europa”, ressalta André. “Concentramos nossos esforços junto à agência, na tentativa recorrente – e com bom índice de sucesso – para conseguir demonstrar segurança e benefícios dos avanços nutricionais ao consumidor brasileiro”.
A modernização da legislação brasileira é um dos desafios constantes da GT Nutrition. O diretor de marketing, Julio Cuesta, conta que em 2008 houve uma mobilização das empresas do setor e foi iniciado um movimento para garantir mais agilidade na modificação das normativas da Anvisa, com o apoio da ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), que também reiniciou suas atividades nesta época. A GT está à frente desta iniciativa e o diretor geral da empresa, André Joyce Cunha, também é diretor desta associação. A cada lançamento internacional, a GT Nutrition inicia um novo trabalho na tentativa de regularização deste item no Brasil. “Apesar de trabalhar com produtos estrangeiros o espírito da empresa é brasileiro e, como bons brasileiros, não desistimos nunca”, brinca André. “Enquanto não puder oferecer ao consumidor brasileiro os mesmos direitos dos consumidores de suplementos do resto do mundo, nossa luta há de continuar”.
Saiba mais
A GT Nutrition é representante do Brasil de algumas das mais importantes marcas de suplementos alimentares do mundo. Conheça melhor cada uma delas: Universal Nutrition. Um dos maiores fabricantes de suplementos do mundo, distribui seus produtos em mais de 90 países. Possui uma grande linha do mercado, com suplementos tradicionais (shakes protéicos, aminoácidos, queimadores, barras, etc), vitamínicos, fitoterápicos, entre outros. Apesar de possuir em sua carteira produtos que atendem todo e qualquer tipo de esportista, a Universal tornou-se ícone absoluto entre os bodybuilders de todo o mundo.
Labrada Nutrition Fundada pelo Mr. Universo Lee Labrada, a empresa tem como objetivo fazer produtos de qualidade e sabor inigualáveis. Até hoje, Lee é o responsável pela empresa, assina produtos e garante a eficácia e pureza de suas fórmulas. A Labrada cultivou um público altamente elitizado, sendo considerada a marca mais VIP dos EUA. É comum vermos publicações de artistas de Hollywood ou outras personalidades famosas des lando com produtos Labrada.
Pacific Health Fundada com o objetivo de se destacar no mercado de endurance, a Pacific Health tem como foco o desenvolvimento de produtos para recuperação muscular durante a prática de exercícios de resistência. Foi a precursora na combinação de 4:1 (4 partes de carboidratos para 1 parte de proteínas) desenvolvida por uma equipe de especialistas em fisiologia. Hoje, as marcas Endurox R4, Accel Gel e Accelerade são líderes absolutas no segmento, sendo reconhecidas pela sua qualidade e compromisso com o atleta. Segundo pesquisas americanas, a grande maioria dos triatletas profissionais dos EUA usa um dos produtos da Pacific.
SportPharma Laboratório americano com mais de 25 anos de tradição no segmento de suplementação esportiva, a SportPharma possui produtos que vêm sendo utilizados e aprovados há vários anos. Com uma linha renovada recentemente, a SportPharma entrou no mercado brasileiro para ser a melhor opção custo-benefício para os consumidores, unindo a qualidade e credibilidade de uma marca importada a um preço mais acessível se comparada a produtos importados da mesma qualidade.
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