Da família das gramíneas, o broto de bambu tem sido utilizado há muito tempo na culinária asiática, principalmente na China, Taiwan, Indonésia e Vietnã. Atualmente, ele é visto na culinária do mundo todo e inclusive é comum vermos esse delicioso alimento em feiras livres e mercados do Brasil.
O broto de bambu é um alimento consumido há milhares de anos pela culinária asiática, por auxiliar na digestão, na perda de peso e na prevenção de doenças como o câncer, a diabetes e a hipertensão arterial. “Sua composição é 90% água, porém é rico em proteínas e diversos aminoácidos importantes como glutamina, arginina, glicina e outros minerais como as vitaminas do complexo B, cálcio, cobre, ferro e fósforo”, explica a nutricionista Natalia Bisconti.
Rico em nutrientes (veja tabela nesta matéria), o broto do bambu é considerado um dos brotos mais saudáveis do mundo, inclusive por suas propriedades antioxidantes e seu papel na prevenção de algumas doenças. “Ele é baixo em calorias, para se ter uma ideia 100g do alimento fornece apenas 27 calorias, sendo um ótimo coadjuvante em dietas de emagrecimento”, explica a nutricionista Patricia Lopes.
Segundo a profissional o broto é rico em proteínas, aminoácidos essenciais, além de fibras e minerais, como cálcio, selênio, silício, cobre, zinco, ferro, potássio, dentre outros. Ele ainda é fonte de vitaminas E e C.
“A presença de ácidos fenólicos e fitoquímicos destaca o seu papel antioxidante. O broto contém também a taxifilina, que é um glicosídeo cianogênico, tóxico, que inibe a enzima citocromo oxidase responsável pela respiração celular. A taxifilina está presente principalmente nos brotos mais velhos. Mas não se assuste: a taxifilina é facilmente eliminada durante a cocção: ufa!”, complementa Patricia.
SABOR E SAÚDE
Algumas espécies de broto de bambu podem apresentar um sabor mais amargo, por isto a recomendação é deixar o broto descansar em água fria antes de ferver. A fervura favorece a eliminação de algumas substâncias pouco digestivas. “Caso queira um broto mais macio o ideal é preparar no vapor para preservar os nutrientes”, orienta Natalia Bisconti.
Com tantas propriedades benéficas, que tal incluir o broto de bambu na sua alimentação? Veja as dicas da nutricionista Patricia Lopes de como escolhê-lo e como prepará-lo:
1 – Se você escolher o tipo fresco, procure o colhido recentemente. Ele deve ser firme e pesado com a base larga, evite as bases macias e secas. Observe se a base não está ficando esverdeada, pois indica exposição solar prolongada, excesso de maturidade e pode interferir no sabor, deixando-o mais amargo.
2 – Consuma rapidamente, mas se não for consumir na hora, coloque-o enrolado em um papel toalha no refrigerador, por até duas semanas, pois acima deste tempo, pode ficar amargo. Muitas pessoas têm medo de consumi-lo, pois acha trabalhoso, mas na verdade o seu preparo é muito simples: remova as folhagens externas, até chegar a polpa, isso pode ser feito cortando-o longitudinalmente em metades.
3 – A polpa pode ser cortada em rodelas ou em pedaços, enquanto vai cortando, mergulhe-a em água fria para evitar que fique marrom. Para remover o resíduo tóxico, basta fervê-lo em água por 20 a 25 minutos com a panela destampada, despreze esta água e volte a cozinhá-lo por mais cinco, até 10 minutos. O broto pode ser utilizado misturado a legumes, feijão, sopas, frutos do mar e até mesmo na carne.
RIQUEZA NUTRICIONAL
Por ser tão rico nutricionalmente há inúmeros benefícios na saúde. Confira:
Emagrecimento: não só por ser baixo em calorias, mas por ser rico em fibras, promovendo a saciedade e diminuindo a vontade de comer alimentos que não estão na dieta.
Saúde do coração: diminui o LDL, evitando acúmulo de colesterol e placas de ateroma nas artérias. Além disso, por ser rico em potássio diminui a pressão arterial.
Pele mais bonita: contém sílico, um mineral que auxilia na absorção de outros minerais na pele, reduz as rugas, as linhas finas do rosto e outros sinais de envelhecimento. Esse mineral também ajuda na saúde óssea, prevenindo osteoporose.
Sistema imune: contém vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, evitando que você fique doente. Além disso, sua propriedade anti-inflamatória também é útil no tratamento de úlceras e outras doenças intestinais inflamatórias.
No diabetes: por ser baixo em calorias, carboidratos e ser rico em fibras, auxilia a manutenção do açúcar no sangue em níveis saudáveis. O magnésio também presente no broto de bambu é um mineral importante para o controle dessa doença.
No câncer: reduz risco de câncer de colón, por ser rico em ácido fenólico e lignanas, com propriedades antioxidantes – estes por sua vez diminuem o efeito dos radicais livres nas células, permitindo um melhor funcionamento delas.
Broto de bambu com frango
by nutri Patricia Lopes
Ingredientes:
6 brotos de bambu em rodelas (retirar a casca e deixar só o miolo)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 a 2 dentes de alho
1 cebola
500g de peito de frango cortado em cubos
3 colheres (sopa) de shoyo light
Sal do himalaia
4 colheres (sopa) de cebolinha
Modo de Preparo:
Cozinhe os brotos de bambu em água, o suficiente para cobri-los, por 20 minutos. Troque a água e volte a cozinhá-los em pouca água por mais 10 minutos, reserve. Numa panela, coloque o azeite, o alho e doure. Acrescente a cebola e doure mais um pouco. Acrescente o frango, o shoyo e o sal. Refogue até dourar. Acrescente água até cobrir o frango e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Acrescente os brotos de bambu, a cebolinha e misture por mais um minuto.
FONTES CONSULTADAS:
Natalia Bisconti: Nutricionista clínica. CRN 23580
Patricia Lopes: Nutricionista clínica.
Comentários