MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº09 - Carol Dias e Deborah Albuquerque

Na tela todo sábado à noite no palco do programa Legendários, da Rede Record, as musas Carol Dias e Deborah Albuquerque contam os segredos para conquistar curvas e músculos capazes de aumentar a audiência de qualquer programa de TV

Dois perfis femininos e bem brasileiros para inspirar mulheres e enlouquecer os homens
Crédito: SUPLEMENTAÇÃO

Dois perfis femininos e bem brasileiros para inspirar mulheres e enlouquecer os homens. Cintura esculpida e delineada, barriga chapada, bumbum empinado e tipicamente brasileiro, coxas grossas e bem torneadas. O padrão de beleza da loira Deborah Albuquerque e da morena Carol Dias, assistentes de palco do programa Legendários, atrai olhares por unir sinônimos de saúde e feminilidade: músculos e curvas. Além de se apresentarem juntas no programa que mistura humor e assuntos polêmicos, as gatas têm em comum a dedicação aos treinos de musculação e os cuidados com a alimentação e a suplementação alimentar.

Em um bate-papo exclusivo, as belas contaram à Revista SuplementAção como conquistaram o corpo sarado e como mantêm a forma sempre em dia, mesmo com uma rotina agitada e um ritmo de trabalho intenso. Paixão por esportes é um traço marcante nas musas que estampam a capa da revista. Com histórias diferentes relacionadas à prática esportiva, Carol e Deborah tiveram uma ajuda das artes marciais e de outras modalidades para se envolver com as atividades físicas desde cedo, o que na opinião das musas tornou mais fácil a conquista dos corpos que exibem hoje. “Sempre fui muito moleca e amo esportes. Já pratiquei tênis, futebol, basquete”, enumera Carol, que antes de estar no ar na TV ficou famosa por participar dos melhores eventos de luta do país, como ring girl. “Sempre pratiquei esporte, desde os tempos de escola até a faculdade”.

A morena chegou a frequentar a graduação em Educação Física, mas acabou não se formando porque outros projetos pessoais apareceram. Filha de dono de academia de boxe, Deborah cresceu cercada por ídolos do esporte e chegou a lutar profissionalmente. “Tive contato com grandes lutadores e comecei a praticar o esporte ‘para valer’ com 15 anos. Cheguei a fazer duas lutas oficiais e venci, mas me machuquei e comecei a pensar que isso poderia acabar me prejudicando”, revela a loira, que teve o supercilho aberto e a parte interior dos lábios machucada durante os combates. Cicatrizes? Ela jura que tem, mas são imperceptíveis. A loira também dedicou boa parte do seu tempo aos estudos, graduada em Publicidade, completou um curso ligado à área de Nutrição e chegou também a frequentar, por dois anos e meio, a faculdade de Jornalismo.

O conhecimento sobre o que funciona ou não com seu próprio corpo faz com que Deborah tenha segurança suficiente para elaborar sua própria dieta. Para ela, dessa maneira é possível tirar proveito dos atributos que a natureza e a genética familiar lhe conferiram. “Eu conheço muito bem meu corpo! Sei exatamente o que preciso fazer quando quero perder peso ou ganhar massa e cuido pessoalmente do que vou comer”, enfatiza a loira. “Minha genética familiar faz com que eu tenha um corpo em formato de pêra. Sempre tive cintura fina e bumbum grande. Por isso, precisei trabalhar mais minhas pernas, para que ficassem em harmonia com o quadril”. Para a musa, esse é o perfil o que mais favorece a mulher brasileira, que na maioria das vezes já nasce dotada de curvas.

Para ter os resultados que precisa e manter os 65kg bem distribuídos em seu 1,70m, Deborah cuida em primeiro lugar de sua alimentação, que é sempre balanceada. “Corto todo o carboidrato das refeições feitas depois das 18h. Nunca consumo Carboidratos como última refeição, é preferível optar por uma proteína”, diz, já dando a dica para os leitores e leitoras. “Quando quero ganhar massa, me alimento a cada duas horas e quando quero perder ou manter peso faço refeições com intervalos de três horas”. A regra de se alimentar dentro dos horários corretos faz com que ela sempre tenha em sua bolsa opções de lanches. Durante a entrevista descobrimos que ela carregava potes plásticos com bananas e com ovos cozidos — que por conta do regionalismo da gaúcha, é chamado de “ovo duro”.

Já Carol Dias prefere lançar mão de ajuda profissional para desenvolver seu cardápio. A morena conta que suas dietas são elaboradas pelo nutrólogo esportista Victor Kurita. Ela faz cinco refeições principais por dia - sem contar a suplementação alimentar. São elas: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. “Tomo café da manhã por volta das 7h e sempre como pão integral, peito de peru, frutas e suco. No intervalo antes do almoço faço um lanche com uma fruta e suplemento. Almoço por volta de 13h30, minha refeição é composta de arroz integral, filé de frango e salada à vontade”, detalha. “No fim da tarde, às 17h, faço outro lanche, esse com ½ pão integral, peito de peru e iogurte. Termino o dia jantando às 20h30 e comendo novamente um filé de frango ou um bife de filé mignon”.

A morena também tem dietas diferentes dependendo do objetivo que quer atingir com seu corpo. Sim, o friozinho do inverno também faz com que a musa queira liberar alguma guloseima em sua dieta, mas mesmo quando relaxa um pouco a modelo tenta manter uma alimentação balanceada. “Procuro não comer frituras ou tomar refrigerantes, também evito os doces”, conta. A bela deixa escapar ainda que sua preparação para o verão começa a partir do mês de setembro. “Sigo a dieta de maneira bem mais rígida a partir desse período para estar ainda melhor”, fala. Para ela, a parte mais difícil de manter os 55 kg em seu copo de 1,63m é a alimentação. “Toda mulher gosta de comer um docinho, mas além da questão da saúde tenho um compromisso com a minha imagem que é minha ferramenta de trabalho”.

Carol também acredita que o público feminino que está em busca de corpos parecidos com o dela e o da parceira de palco vem aumentando. “As meninas procuram, elogiam, pedem dicas. Acredito que seja um novo tipo de padrão que está surgindo. Ser forte, mas sem perder a feminilidade”. Deborah concorda com a amiga. “Também reparei no interesse das meninas. Ainda mais agora que as mulheres com esse perfil estão presentes em vários programas de TV. Acho que nunca podemos perder a feminilidade. Eu por exemplo, sou feminina, sou ‘patricinha’, sou enfeitada mesmo. Acho que isso é fundamental”.

Segredos revelados Patrocinadas por uma empresa de suplementos alimentares, Deborah e Carol têm o auxílio de diferentes produtos para potencializar ainda mais o resultado de seus treinos. Carol suplementa com Glutamina, BCAA e Whey Protein Isolada e os suplementos entram em sua rotina em diferentes momentos do dia. “Tomo um scoop de Whey no lanche da manhã com uma fruta, um antes de treinar e outro no fim da noite”, detalha a morena. “A Glutamina também entra na minha dieta nessa mesma sequência. Tomo um scoop de manhã, dois antes de treinar e um depois do jantar”. Para a ingestão do BCAA, Carol segue a recomendação do fabricante e é feita sempre em um intervalo determinado antes e depois dos treinos.

Deborah também suplementa com Whey Protein Isolada e BCAA, mas, além disso, consome ainda Albumina e barras de proteína. “Tomo Whey Protein três vezes por dia. No café da manhã, uma espécie de vitamina, misturada com leite de soja e banana. Tomo como lanche antes de treinar e ainda, como última refeição do dia”, explica. Outra curiosidade revelada por ela é que suas proteínas sempre têm sabor de chocolate. “Sou chocólatra”, brinca. “Todas as minhas Wheys são de chocolate sempre!”. A Albumina entra no dia a dia da moça como lanche em pelo menos uma refeição. “É sempre uma opção para um momento em que não posso fazer uma refeição balanceada”, diz. As barrinhas de proteína também seguem a linha de opções de lanche e entram na dieta da musa entre as principais refeições. A suplementação com BCAA é realizada antes e depois dos treinamentos.

Atualmente, as meninas mantêm a forma praticando musculação. Os treinos são divididos por grupos de músculos e dias da semana. As duas treinam de segunda à sábado e o tempo de treinamento varia de acordo com o tipo de exercício que estão praticando, mas não passa de duas horas. Carol começa a segunda-feira treinando os músculos posteriores da coxa e a panturrilha, que por sinal é a segunda parte preferida do seu corpo. “Gosto muito dos meus seios e da minha panturrilha”, conta. Na terçafeira a morena dedica seu tempo aos exercícios aeróbios e aos abdominais. Na quarta, faz movimentos para os músculos superiores do corpo, exceto ombro. Na quinta-feira, volta a fazer exercícios aeróbios e abdominais. Na sexta, é a vez de colocar para trabalhar os quadríceps e os ombros e no último dia de treino, sábado, ela volta a fazer abdominais e exercícios aeróbios. Os treinos dela costumam durar entre 1h30 e 2h e têm o objetivo de deixá-la da maneira como ela mais gosta: “Mais definida do que forte””, diz.

A modelo confessa que não é fanática por academia e que se organiza para malhar mesmo quando está gravando. “Não sou fanática, mas tenho um compromisso de malhar. Só não malho quando não é possível mesmo, como aconteceu durante o período quem que ficamos na tribo indígena”. Recentemente, as Legendárias passaram por algumas situações atípicas para produzir uma série de matérias sobre a vida na tribo Ingarikó, que fica em uma região isolada em Roraima. Apesar da intensa rotina que viveram durante o período que estiveram na selva, os dias de alimentação típica e sem musculação fizeram diferença na silhueta na opinião delas. “A gente sente diferença sim. Musculação é um esporte ingrato, se você não continua perde resultado mesmo”, pontua Deborah, que diz curtir muito o bem-estar provocado pelos exercícios. “Eu sou meio viciada no bem-estar pós-treino”.

Deborah tem um treino para hipertrofia, com cargas altas e poucas repetições. Os músculos mais enfatizados no treino da loira são os abdominais, presentes em todos os dias de treino. Na segunda-feira, ela treina abdômen, costas e tríceps. Na terça-feira, repete o abdômen, e trabalha glúteos e ombro. Na quarta-feira é a vez de treinar pernas, panturrilhas e novamente o abdômen. “Os treinamentos de pernas são os mais pesados. Chego a fazer agachamentos com 200Kg”, revela. Na quinta-feira, Deborah faz um trabalho de fortalecimento da lombar, um treino suave de peito e um trabalho mais pesado de abdômen. “Eu malho o abdômen todo dia mesmo, mas quinta-feira ele é o principal do treino. Não pego muito pesado nos treinos de braço. Faço o suficiente para manter a definição e o tônus muscular”.

Na sexta-feira, ela trabalha os glúteos e o abdômen e no sábado — dia de gravação — ela volta a fazer um treinamento de pernas. “Para ir para o programa com os músculos mais inchados”, conta. A publicitária não faz treinamentos aeróbicos no momento por falta de tempo. “Atualmente, só faço o treino de musculação por pura falta de tempo. Se conseguisse, queria encaixar um treino de boxe no meu horário pelo menos duas vezes por semana”, revela. “O boxe me ajuda a não reter líquidos e a ter condicionamento”.

Deborah Albuquerque Idade: 25 anos Naturalidade: Rio Grande do Sul — RS Altura: 1,70m Peso: 65 kg Medidas: 99 cm de busto 65 cm de cintura 104 cm de quadril 60 cm de coxa

Carol Dias Idade: 24 anos Naturalidade: São Paulo - SP Altura: 1,63m Peso: 55kg Medidas: 93 cm de busto 69 cm de cintura 97 cm de quadril 55 cm de coxa

Comentários