Olha ele de novo no pedaço! Vamos falar novamente sobre brotos! Se for saúde que você procura, é dela que iremos falar! Os brotos e sementes ou grãos germinados são alimentos de altíssimos benefícios à saúde e são indicados para todas as pessoas. Para quem pratica uma dieta vegetariana, por exemplo, esses alimentos são essenciais, já que concentram grande parte das vitaminas que o corpo necessita.
Já explicamos nesta mesma coluna a maneira de obtê-los, mas não custa relembrar. As sementes germinadas são obtidas através do contato com a água, formando assim uma pequena raiz. Já os brotos são as sementes mais desenvolvidas, quando a raiz cresce e se formam as primeiras folhas.
O escolhido da vez é o broto de feijão, uma opção benéfica para quem tem problemas digestivos, pois ele possui aproximadamente 15 enzimas, capazes de atuar diretamente no sistema digestivo, ajudando a regular o funcionamento do intestino. Como possui vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro e fósforo, o broto de feijão é benéfico para a saúde do coração, além de auxiliam na qualidade de vida para as mulheres um detalhe mais especial ainda, pois atua na prevenção dos distúrbios menstruais e menopausa, fornecem estrogênio natural, capacidade de aumentar a fertilidade. Ele melhora ainda a absorção de cálcio nos ossos.
“Além disso, é fortalecedor do sistema imunológico, devido a uma grande concentração de vitamina C que intensifica a produção e funcionamento dos anticorpos. Ele também é utilizado na medicina oriental para baixar a temperatura em casos de febre”, explica a nutricionista Vanessa Lodi.
O consumo do broto de feijão é recomendado ainda para a diminuição do colesterol ruim e a explicação é simples. Grãos germinados, como o broto de feijão, ganham aumento no seu nível de saponina, substância capaz de eliminar o mau colesterol, o LDL, sem afetar o colesterol bom.
Já ouviu dizer que a expectativa de vida dos japoneses é longa, não é mesmo? Isso se deve muito ao consumo de alimentos saudáveis, como é o caso do moyashi. Nele, encontra-se a isoflavona, que possui os mesmos efeitos no corpo humano que o hormônio estrogênio. Uma dose regular dela pode até prevenir o surgimento do câncer de mama, além de outros problemas como a menopausa e a osteoporose.
E os benefícios não param por aí. As gestantes devem se atentar para este tipo de broto, afinal ele é rico em vitaminas do complexo B, como o ácido fólico. Logo, o broto de feijão pode auxiliar na formação de tubos neurais e de glóbulos vermelhos nos bebês ainda no útero. É sabido que a deficiência do ácido fólico em gestante pode gerar bebês desnutridos e ainda facilitar o aparecimento de distúrbios neurais nos recém-nascidos.
O broto de feijão é uma ótima opção para quem busca um alimento que não interfira na dieta. “Esse broto contém quantidades significantes de vitaminas, minerais e fibras, importante para todo o funcionamento do nosso organismo. Além disso, é um alimento natural e de baixas calorias”, explica a nutricionista Yara Castro Spinardi.
O broto não possui nenhum efeito prejudicial, caso seja consumido cozido e seu consumo é destinado para todas as pessoas.
A LISTA DE BENEFÍCIOS
“Vale ressaltar que o broto de feijão contém poucas calorias (aproximadamente 30kcal em 100g), contém um pouco de proteína e não contém gorduras e nem colesterol”, explica a nutricionista Yara Castro Spinardi, que lista alguns itens dos inúmeros benefícios do broto de feijão:
- Vitaminas do complexo B: essenciais para o funcionamento do metabolismo.
- Vitamina C: potente antioxidante.
- Fibras: importantes para o bom funcionamento do intestino e também para equilibrar o colesterol, a glicemia e o triglicérides.
- Minerais (cálcio e fósforo): essenciais para a saúde óssea.
Já se sabe que o broto de feijão tem mil e um benefícios, não é mesmo? Então chegou a hora de saber se no paladar, ele também é mil. Bora pra cozinha preparar as receitas abaixo?
Salada refrescante com broto de feijão by nutri Vanessa Lodi
Ingredientes:
200g de broto de feijão
2 tomates picados
1 vidro de palmito picado
1 limão espremido
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
Sal rosa
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Coloque o broto de feijão em um recipiente, adicione 500ml de água fervendo. Aguarde três minutinhos até ele cozinhar levemente e murchar. Em seguida retire o excesso de água, deixe esfriar, coloque os tomates e o palmito picado por cima. Esprema o limão, tempere com sal e pimenta a gosto e adicionando o azeite de oliva. Prontinho! Acompanhe seu prato principal com a delícia e todos os benefícios do broto de feijão.
Salada moyashi ao molho de mostarda e mel by nutri Yara Castro Spinardi
Ingredientes:
2 xícaras de broto de feijão
1 xícara de tomate cereja
1/2 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de semente de abóbora sem casca
Modo de preparo:
Retire a raiz do broto, pois esta pode alterar o sabor da receita, deixando-a mais amarga. Escalde o broto de feijão (jogue água quente sobre os brotos) e escorra muito bem. No refratário coloque primeiramente o broto, depois a cenoura ralada, os tomates e a semente de abóbora.
Molho de mostarda e mel
Ingredientes:
1/2 xícara de azeite
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de mostarda
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Misture muito bem todos os ingredientes e coloque por cima da salada.
BROTO NA PANELA
Anote esta dica. A nutricionista Vanessa Lodi recomenda: “A melhor forma de consumi-lo é cozido, pois o broto germinado de feijão apresenta uma bactéria que pode se proliferar no processo de germinação. Você pode ser usar água fervente e deixar o broto por três minutos, tempo suficiente para o consumo”.
FONTES CONSULTADAS:
Vanessa Lodi: Nutricionista especialista em Estética e Emagrecimento. CRN 10-2310
Yara Castro Spinardi: Nutricionista funcional e esportiva
Comentários