NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Atletismo - Lançamento de disco com Marco Aurelio Lima Borges

O atleta paralímpico Marco Aurelio Lima Borges mostra um pouco do universo deste esporte que requer muita força física e claro, boa preparação

Nutrição e Esporte: Atletismo - Lançamento de disco com Marco Aurelio Lima Borges Para Marcão, um dos ensinamentos mais importantes que recebeu dentro do esporte foi a resiliência.
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual. Dentro deste esporte há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto para homens quanto para mulheres. Cada uma, conta com suas disputas específicas. 

Neste Nutrição e Esportes vamos falar de um campeão quando o assunto é lançamento de disco. Já ouviu falar desta modalidade? Pois bem, ela tem o arremesso de um círculo de 2,05cm de circunferência, sem que o atleta saia do mesmo pela frente do setor. Vence aquele que lançar o disco mais longe.

Marco Aurelio Lima Borges é o atleta da vez. Aos 39 anos, o ex-motoboy nasceu em São Paulo e hoje tem seu foco de treino na região do ABCD paulista. Marcão, como é conhecido dentro do esporte, viu sua vida mudar completamente, após sofrer um acidente de moto aos 20 anos. Nele, sofreu lesões, perfuração do pulmão, fratura do braço e precisou amputar a perna direita. Ele saiu do acidente com poucas chances de sobrevivência, mas o quadro foi revertido após seis meses de internação e um ano de fisioterapias.

Mesmo fragilizado pela perda de um membro, Marco Aurelio encontrou no esporte uma alternativa para reviver. “Na época foi muito complicado. Eu tinha uma carreira promissora na área de Tecnologia da Informação. Deixar tudo para tentar viver de atletismo no país do futebol? Muitos não entendiam. Mas eu sempre estive envolvido com esporte, só não de maneira profissional como hoje. Meu início no esporte Paralímpico aconteceu em uma ONG chamada CIEDEF, onde tudo era feito de maneira voluntária. Minha inserção no esporte foi gradativa até o Pan de 2007, quando treinava só nos tempos livres. Depois, enxerguei no esporte uma chance de mudar de vida”, conta.

Marcão treina com Daniel Biscola, o mesmo treinador até hoje, a quem chama de amigo. Essa parceria de sucesso já rendeu a primeira conquista logo na primeira competição. “Naquela época o atleta não precisava ter um índice como acontece hoje. Eu era nadador e me inscreveram no campeonato Brasileiro de Atletismo (Arremesso de Peso), quando fui vice- campeão, daí pensei que realmente este era meu esporte”, revela.

De lá pra cá foram muitas as conquistas. Marco Aurelio é 11 vezes campeão brasileiro Disco F44, disputado entre 2005 e 2016, além de participações em Paralimpíadas, ficando em 9° lugar em Pequim, em 2008 e em 6°, na edição de 2012, em Londres, além do bronze no Rio de Janeiro. “Tive a honra de representar o Brasil em duas Paralimpíadas e posso dizer que é um sentimento indescritível. É como atingir a imortalidade, afinal seu nome vai ficar escrito na história. É o reconhecimento de anos de dedicação e trabalho duro”, descreve o atleta. 

A meta agora é focar na última Etapa do Brasileiro, que acontecerá neste segundo semestre, em São Paulo. Movido por desafios, Marcão avista ainda arremessos mais distantes. “Nós sempre planejamos o ciclo de quatro em quatro. Agora nosso objetivo maior é Tóquio 2020. A expectativa de um atleta é sempre o pódio. Talvez seja minha última Olimpíada, então temos que dar tudo neste ciclo, porém sem o mesmo peso do Rio. Nessa altura da minha carreira, não tenho que provar nada pra ninguém”, diz o atleta.

Para Marcão, um dos ensinamentos mais importantes que recebeu dentro do esporte foi a resiliência. “O esporte te ensina que é preciso viver a cada dia e buscar evoluir. Ele te ensina a lidar com vitórias, superar as derrotas e voltar mais forte sempre. O meu desafio maior é me superar sempre, é isto que me motiva, evoluir sempre dentro e fora do esporte”.  

FOCO NO TREINAMENTO

Para Marco Aurelio, o lançamento de disco não é uma modalidade muito conhecida. “As pessoas pensam que o atletismo é só corrida. Elas não conhecem as provas de lançamento e arremesso, mas essa é uma modalidade pra todos”. O atleta lembra que praticantes mais altos e mais fortes levam uma certa vantagem, é claro! Ele particularmente tem essa facilidade por sua característica genética. Além de alto, ele se destaca por sua força física.

E para ter tanta força, é preciso ter preparação física. O treinamento como um todo é realizado de segunda a sexta, sempre pela manhã, das 8h às 12h. Já às segundas, quartas e sextas são realizados, das 8h às 10h, os treinos de musculação, seguidos dos treinos técnicos como o medicine ball (bola usada para exercícios de ginástica de condicionamento físico) e os treinos de velocidades. 

“A musculação está ligada diretamente à minha modalidade, já que é um esporte de força e faz parte do meu dia a dia. Só que não é um trabalho para hipertrofia e sim treinos de potência e movimentos específicos. Trabalhamos muito levantamento de peso olímpico”, descreve.

De terças e quintas os treinos técnicos de lançamentos específicos são realizados no Centro Paralímpico. Por não gostar de corrida e precisar manter um controle ideal de peso, o atleta pratica natação duas vezes na semana. Quando não está competindo e está de folga no final de semana, Marcos usa momento para ficar com a família. No momento, Marcão passa por um processo de recuperação de uma cirurgia de ombro, se tratando através da fisioterapia.

Todo o ano de competição é programado e periodizado semana a semana. As primeiras semanas são sempre as mais pesadas, divididas em dois períodos. “Nos últimos três anos, passei parte destes períodos treinando na Europa. Já este ano ainda estou me recuperando de uma cirurgia. Nas férias ainda mantenho os treinos de musculação, com menor intensidade, é o que chamamos de descanso ativo”, detalha o atleta.

Quando o assunto é Nutrição, Marcão revela que mantém um controle de peso ideal, pois as disputas de lançamentos são provas de força e as competições em que a velocidade conta e muito. Daí o desafio de ser o mais forte e o mais explosivo possível.

O atleta é acompanhado pela nutricionista esportiva do Sesi Santo André, Vania Coltro. “Realmente tenho muita facilidade para ganhar peso, por isso procuramos deixar minha dieta equilibrada pela minha característica, mas hoje tento sempre manter um treino aeróbico pra equilibrar”, conta o atleta, que atribui também à idade, pela dificuldade em manter os números ideais na balança.

Para manter o ritmo sempre ativo, Marcão é adepto dos suplementos alimentares. Na lista do atleta, destaque para a glutamina à noite, a melatonina antes de dormir e a queridinha whey protein, no shake pós-treino. Dependendo da fase de treino, as opções e as doses podem mudar. Nas fases de pré-competição o uso da creatina é bem-vindo já a quatro temporadas.

“Minha rotina compreende em mais de seis horas de treino, onde um centímetro pode decidir o primeiro e o terceiro colocado. Tudo é pesado na balança e o trabalho nutricional é indispensável. Os suplementos alimentares são parte dos esportes de rendimento em todas as modalidades, sem dúvida, incluindo a minha”, diz. 

NO PRATO DO MARCÃO

Marco Aurelio Lima Borges consome:
5 refeições diárias
Em média de 6 mil a 8 mil calorias por dia
Exemplo:(Dependendo dos períodos, mas sem grande variação)

Café da manhã (8h)
1 crepioca com queijo branco
Suco de laranja

Almoço (12h)
Arroz integral
Feijão com proteína de carne
Salada à vontade

Lanche da tarde (15h)
Broa de milho com chá verde

Pós-treino (18h)
1 shake com 2 scoops de whey protein 

Jantar (20h)
Omelete com 4 claras + 2 gemas
Salada à vontade

Ceia (22h)
Suco de fruta com glutamina + melatonina

Suplementação:
Shake de whey protein pós-treino
Glutamina à noite
Melatonina antes de dormir
Creatina (opcional)


Marco Aurelio Lima Borges

Data de nascimento: 05/01/1978
Local de nascimento: São Paulo/SP
Modalidade: Atletismo
Categoria: Lançamento de Disco
Peso: 125kg
Altura: 1,91m
Equipe: SESI-SP
Patrocinadores: SESI-SP

Principais Títulos: 

2005 a 2016 - 11 vezes Campeão Brasileiro Disco F44
2017 – Bronze - Parapan Rio 
2012 – 6º lugar - Parapan Londres 
2008 – 9º lugar - Parapan Pequim 

Comentários