Se você treina ou consome suplementos - ou faz as duas coisas - provavelmente já ouviu falar na Iridium Labs, a marca de suplementos que mais cresce no Brasil, dona de alguns dos produtos mais conhecidos do mercado de suplementos no país e vencedora do prêmio de Marca Revelação do Ano, no Prêmio SuplementAção 2017.
Se não conhece, tudo bem: apesar do crescimento acelerado e do reconhecimento dos seus produtos, a Iridium ainda é nova. Sua história começou em meados de 2012, quando Bruno Ahualli, então proprietário de uma agência de marketing digital, aceitou a proposta de um dos seus clientes estrangeiros para comandar uma operação de suplementos e cosméticos no Brasil. "A ideia inicial era criar um entreposto logístico, mas acabamos nos tornando uma espécie de ‘laboratório de inovação’. Criamos as marcas que comercializamos localmente e muitos processos globais foram repensados", contou o Co-Fundador e CEO da Photon Group, criadora da Iridium Labs.
A empresa nasceu no e-commerce e vende diretamente ao consumidor. “Nosso primeiro diferencial não foi tão pautado por produtos ou categorias inovadoras, mas sim pelo nosso jeito de fazer comunicação. Trouxemos muito conhecimento do mercado digital que não estava sendo aproveitado pelos nossos concorrentes na época. Preenchemos uma lacuna e crescemos rápido”, disse.
Se a criação da Photon Group no Brasil foi em 2013, a Iridium nasceria apenas algum tempo depois. Em 2014, a Photon lançou o Somatodrol, que se tornou a grande estrela da empresa por bastante tempo. O sucesso do produto permitiu que empresa evoluísse, dando origem à Iridium Labs, em 2015. "No lançamento da Iridium, com uma linha de suplementos para atletas, apresentamos o Kimera, que se tornou um dos principais termogênicos do país, hoje certamente o mais premiado e conhecido produto brasileiro do gênero", contou Bruno.
O crescimento da Iridium é realmente espantoso. Do nascimento à fama, foram poucos anos - um percurso que concorrentes do mesmo porte demoraram muito mais tempo para cumprir. Mas, a empresa leva a sério o conceito de ‘dar um passo de cada vez’. “Desde o começo operamos de maneira super estruturada e regrada. No início, a equipe era pequena, mas já tínhamos bom planejamento, um arsenal de ferramentas à disposição e uma equipe de design muito boa. Acho que nossa adoção disciplinada de tecnologia e o DNA digital foram os produtos especiais”.
Apesar do grupo controlador europeu, a Iridium Labs é brasileira. A marca expandiu sua presença para outros países na Europa e América, mas os produtos comercializados em território nacional são orgulhosamente desenvolvidos e fabricados localmente. "Muita gente no Brasil gosta de consumir marcas de suplementos importadas. Nosso intuito é ir na contramão disso. Ao invés de dizermos que somos uma marca estrangeira (o que tecnicamente seria possível no nosso caso), levaremos a nossa marca orgulhosamente brasileira para todo o mundo. É possível entregar qualidade de padrão mundial numa marca nacional. Esta é a nossa missão diária", afirma.
A sede da empresa fica em São Paulo (SP) e o centros de distribuição, SAC e Call Centers em outros estados. “A equipe da Iridium Labs já conta com mais de 100 colaboradores e algumas centenas de milhares de unidades de produtos em estoque - algo impensável quando começamos e que só começou a se tornar realidade no final de 2015, quando fizemos mil vendas online em um único dia pela primeira vez”, lembra.
Outro destaque na jornada da Iridium Labs aconteceu em 2016, quando a marca se lançou no mercado de varejo, gerando uma enorme mudança na empresa, que deixou de ser uma plataforma exclusivamente digital para se tornar uma companhia de varejo Omnichannel.
Em 2017, não poderia ser diferente: crescimento e conquistas. “Até aqui, 2017 foi incrível para nós. O portal ‘Feito de Iridium’ se tornou um dos maiores sites de conteúdo fitness do país, com mais de 1 milhão de visitas por mês e o canal Iridium Labs no YouTube, passou da marca dos 10 milhões de plays, com mais de 125 mil assinantes. Para completar, fizemos uma renovação da marca, alterando o logo e outros detalhes e ainda lançamos uma linha de moda fitness chamada Iridium Sports. Tudo isso, claro, nos motiva a produzir e crescer ainda mais em 2018”, afirmou o Ahualli.
Além do Kimera, do portal, do canal no YouTube e da Iridium Sports, a Iridium Labs hoje conta com uma vasta gama de suplementos para todo tipo de atleta - profissionais e amadores, de musculação ou esportes coletivos. Entre as principais novidades da marca estão os novos produtos da família Kimera - Kimera Extreme, com maior concentração de cafeína e tecnologia exclusiva nas cápsulas e o Kimera Woman, com fórmula desenvolvida exclusivamente para as mulheres.
Além disso, a marca também lançou no mercado o Zeus Extreme, primeiro e único suplemento brasileiro com autorização da Anvisa para utilizar o Boro em sua fórmula - o mineral é famoso entre os marombeiros por aumentar a testosterona livre no sangue. No portfólio da empresa ainda estão o pré-treino Minotauro, o Phoenix BCAA, o Atlas Creatina, o Triton, à base de L-Carnitina Carnipure, o termogênico corporal Volkano, o Iridium Whey, entre vários outros.
MAIS DO QUE SUPLEMENTOS: SOLUÇÕES
Um dos objetivos da Iridium Labs, segundo seu co-fundador e atual CEO Bruno Ahualli, é tornar a marca uma aliada dos seus consumidores e não apenas uma fornecedora de suplementos. “Queremos que nossos consumidores atinjam seus objetivos e conquistem seus sonhos. Não nos vemos apenas como uma empresa de suplementos alimentares, por isso focamos tanto em utilidade de marca – entregando cada vez mais conteúdo para as pessoas. Nossa missão é ajudar cada cliente a chegar lá e nós sabemos que um produto, sozinho, não é capaz de fazer isso”. Não por acaso, além de produtos com fórmulas avançadas - Kimera, por exemplo, foi eleito o ‘Melhor Emagrecedor Nacional’ no Prêmio SuplementAção 2017 - a Iridium Labs oferece soluções completas para atletas.
Isso inclui oferecer produtos eficientes e úteis, conhecimento, informação e motivação. Tudo isso é alcançado quando os diferentes ‘braços’ da empresa tocam os consumidores, com a união do portal, do canal no YouTube e dos e-mails informativos - tudo feito com apoio de nutricionistas e profissionais de Educação Física - e, claro, suplementos.
“Queremos atingir pessoas que querem se inspirar e viver mais e melhor. Pessoas que querem um shape melhor, mas principalmente, as que sabem que para isso vão precisar primeiro trabalhar a cabeça. Porque fitness é disciplina! Acho que essa é uma das coisas mais legais de estar nesse negócio. Fico impressionado com o caráter de quem treina pesado todo dia, faça chuva ou faça sol. Os atletas que mais respeitamos primeiro são fortes de cabeça, o resto é consequência. Em última análise, não somos elitistas. Queremos ajudar todo mundo que quer ver resultados, mas principalmente os que entendem que nada é gratuito. Que tem que ralar e que não é uma jornada curta, nem fácil. Corpos são lapidados em anos, não em semanas”, contou Bruno.
Em apenas 3 anos, a Iridium Labs já está entre as 7 maiores marcas de suplementos do país, conquistou prêmios e consumidores fiéis, já tem seus produtos conhecidos por todo o Brasil e eles ainda querem mais - sem tirar os pés dos chão, claro! “Para 2018, vamos consolidar a marca expandindo a linha, ganhando market share em suplementos e entrar com os ‘protein snacks’. A Iridium Sports vai crescer muito, com moda fitness de qualidade padrão mundial e acessórios por um preço competitivo. Vamos investir cada vez mais em conteúdo e queremos que o nosso canal do YouTube se torne a MTV do Fitness”, comenta Bruno.
“Vamos participar dos maiores eventos fitness do país e do mundo, lançar novidades high-tech para ajudar as pessoas com seus programas de treinamento e fitness tracking, e talvez outras coisas. Ou talvez nada disso! As prioridades mudam, o importante é seguir sempre em frente”, finalizou. Diante do histórico da empresa, uma coisa é certa: a Iridium veio para ficar!
Linha do Tempo:
2013 – Abertura da Photon Brasil
2014 – Lançamento do Somatodrol, produto estrela da marca
2015 – Lançamento da Iridium Labs como marca de suplementos alimentares
2015 – Empresa faz 1000 vendas em um único dia
2016 – A Iridium Labs se torna uma companhia de varejo Omnichannel
2016 - Lançamento do produto Kimera
2017 – Reformulação da logomarca da empresa
2017 – Conquista o Prêmio SuplementAção de Marca Revelação do Ano
2017 – Kimera conquista o Prêmio Suplementação de Melhor Emagrecedor Nacional
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