“Meu nome é Thayane Pinheiro, sou de Itabuna – Bahia –, mas atualmente moro e estudo em Salvador. Nunca fui uma criança magra, nasci com mais de 4kg e tenho familiares obesos. Durante toda minha vida nunca tive um limite de quanto consumir de cada alimento. Comia o tempo todo doces, frituras e bebia muito refrigerante. Cresci uma criança gorda, passei a minha fase de adolescente gorda e entrei pra vida adulta obesa grau 1.
Cheguei a pesar quase 100kg, usava tamanho 52 de roupas. Mas, mesmo assim nunca fui uma menina triste por estar acima do peso, sempre me achei linda mesmo sendo obesa e acho que isso fazia a diferença em minha vida. Depois que comecei a cursar Fisioterapia e passei a ter contato com pacientes, percebi que a minha falta de condicionamento físico e obesidade iria me atrapalhar. Eu cansava muito rápido, ficava com falta de ar, era indisposta e sedentária.
Estudava tantas doenças na sala de aula e a maioria delas tem como fator de risco a obesidade e eu precisava fazer algo para mudar esse fator na minha vida. Até que um dia um professor resolveu ensinar aos alunos como calcular o IMC e foi neste momento que a minha vida mudou. Quando subi na balança e fizemos o cálculo, percebi que estava obesa grau 1 e aquilo mexeu comigo de uma forma assustadora, porque até então eu sabia que estava gorda, mas não me via obesa. Nesse mesmo dia fui ao mercado e com o pouco dinheiro que tinha comprei legumes, frutas, verduras e frango.
Tive a matéria de nutrição na faculdade e aprendi a base dos alimentos corretos. Foi aí que resolvi mudar de vida com meu próprio conhecimento, eu não tinha condição de pagar por um acompanhamento nutricional, então comecei a reeducar a minha alimentação, cortei da minha vida refrigerante, doces em exagero, frituras, passei a comer de 3 em 3 horas alimentos crus, saudáveis, passei a beber muita água e a tomar muito chá.
No mesmo momento que mudei a minha alimentação, resolvi que precisava também fazer uma atividade física diariamente, então resolvi começar a caminhar 30 minutos por dia na praça perto de casa. No começo não foi nada fácil, o vício de comer errado me deixava com dor de cabeça, vontade de chorar, vontade de parar com tudo e me acabar em uma barra de chocolate com refrigerante. Mas, eu tinha um objetivo e não poderia desistir, então comecei a dividir a minha mudança de vida com meus seguidores do Instagram e Facebook, para que eles pudessem me dar ânimo e motivação.
Na primeira semana de mudança desinchei muito, a diferença era muito grande. Durante todo o processo tirei fotos de biquíni e de roupa para fazer comparações. Com o passar dos dias meu corpo e minha mente foram se acostumando com a rotina de exercícios e alimentação e tudo ficou mais fácil. Passei a ter prazer em me exercitar, não ficava mais desesperada quando via um chocolate ou refrigerante.
Depois que eliminei uma boa quantidade de peso e sai da obesidade, decidi dar mais um passo transformador na minha vida, resolvi dividir com uma amiga o valor de um kit com corda e faixa elástica. Compramos esses itens e quando chegou resolvi aprender a pular corda. No começo não conseguia pular direito, cansava muito rápido, mas não desisti, fui insistente. Fui aprendendo, me adaptando, passei a contar os pulos de corda que dava, eram 100 pulos por dia e no fim eu já estava no meu limite.
Com o passar dos dias fui me superando mais e mais, até que hoje não conto mais os pulos que dou e sim tempo que pulo. Os pulos diários de corda me deu condicionamento, definiu meu corpo, melhorou meu equilíbrio, agilidade e me fez perder muito peso. Ligado à corda comecei a colocar em prática os exercícios que aprendia na faculdade para fortalecer os músculos do meu corpo, passei a utilizar as faixas elásticas, comprei tapete emborrachado para treinar exercícios para os músculos profundos do abdômen.
Cada comparação que fazia com as fotos de antes me dava mais força e coragem para continuar. Quando comecei a postar sobre a minha mudança, muitas pessoas se inspiraram com minha história e passaram a me acompanhar na mudança para uma vida melhor. Nunca imaginei que um dia teria tanta gente se motivando com minhas publicações e com minha história de vida. Por isso tento mostrar diariamente em minhas redes sociais que por mais difícil que pareça ser, se você for determinado e focado, você chegará onde quiser.
Não é preciso gastar muito dinheiro, nem é preciso ter em mente que você só vai ter um corpo bonito e saudável se comer alimentos caros e malhar em academia. Antes eu sabia que comer frutas, legumes e verduras era bom e emagrecia, mas não sabia como deveria comer, nem a quantidade correta para mim. Hoje tenho acompanhamento nutricional e digo com propriedade que faz a diferença.
Sigo uma dieta feita para mim, com a quantidade correta de alimentos, com tudo que devo fazer para deixar a minha saúde e o meu corpo melhor a cada dia. Com muito equilíbrio, foco, determinação, força de vontade e autoestima superei a obesidade. Se você pensa que isso é impossível, eu te digo com propriedade que não é!”.
VIDA NOVA
Emagrecer é sempre difícil, mas no caso da Thayane que optou por mudar de vida praticando atividade física em casa é ainda mais complicado. Afinal, é preciso ter muita disposição e força de vontade para colocar de lado o conforto do nosso lar para “perder algumas horas” pulando corda, correndo ou caminhando.
Atualmente, aos 26 anos e em sua melhor forma, 70kg distribuídos em 1.71m de altura, a estudante de Fisioterapia que perdeu 24kg em um ano revela que atualmente não abre mão de uma alimentação saudável, exercícios diários e acompanhamento nutricional com a doutora Deborah Raquel Gonçalves, junção fundamental para manter sua qualidade de vida.
Atingir sua meta não foi fácil, mas o apoio dos familiares, amigos, seguidores e claro, do namorado, fez toda a diferença durante este período. “Hoje vivo uma vida saudável, me alimento de forma correta, tento praticar atividades físicas diariamente, tenho condicionamento, qualidade de vida e o principal, saúde. Com a prática do esporte aprendi a me superar todos os dias. Aprendi que por mais cansativo que tenha sido o meu dia, o esporte me revigora. Aprendi que para se ter uma vida saudável é indispensável a prática de algum esporte”.
Com uma rotina de treinos de no mínimo uma hora por dia, seis dias na semana e descanso aos domingos, Thayane explica que seu treino tem como foco exercícios específicos para fortalecer a musculatura, para isso utiliza faixas elásticas e o peso do próprio corpo.
Além da rotina diária nos treinos, a Fisioterapeuta que não é adepta de suplementação possui uma alimentação saudável e equilibrada, para isso não exclui nenhum grupo alimentar, porém evita farinha branca, açúcar branco, frituras e alimentos inflamatórios. “Bebo pelo menos dois litros de água por dia, faço pequenas refeições a cada três horas, consumo chás para diminuir a ansiedade, auxiliar na perda de peso e limpar o organismo e como sem restrições legumes e verduras, pois além de saciar, as vitaminas e minerais provenientes são essenciais para nutrir meu cabelo, unhas e pele”.
Tendo como média o consumo diário de 1800 calorias divididas em seis refeições, Thayane explica que apesar de hoje ter uma relação mais tranquila com a balança, sua dieta é apertada por estar em fase de perda de peso e também por ter facilidade em ganhar peso, mas mesmo assim, em ocasiões especiais ela abre exceção e se permite fazer uma refeição fora da dieta. Afinal, ninguém é de ferro!
Redes Sociais:
Instagram: @thayanepin
www.facebook.com/extremamentefocada
www.youtube.com/thayanepin
PERFIL
Nome completo: Thayane Campos Lima Pinheiro
Data de nascimento: 27/03/1991
Local de nascimento: Itabuna/BA
Peso: 70kgg
Altura: 1.71m
Comentários