MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº50: Guia Especial - Fitoterápicos e Plantas Medicinais

Muito se ouve sobre este assunto, mas afinal quem são eles e quais os benefícios?

Edição nº50: Guia Especial - Fitoterápicos e Plantas Medicinais Um assunto muito comentado no meio é o uso da Fitoterapia e Plantas Medicinais para equilíbrio e cuidados com a saúde.
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 10 - Nº50
Fitoterapia é a ciência que estuda as plantas medicinais e o seu uso no tratamento de doenças. A palavra 'fitoterapia' vem dos termos gregos therapeia = tratamento + phyton = vegetal e significa 'terapia pelas plantas'.

Plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição como remédio. Para usá-las, é preciso conhecer a planta, saber qual a parte dela tem propriedades medicinais e saber onde colher e como prepará-la.  Normalmente as plantas medicinais são utilizadas na forma de chás que podem ser feitos por infusão, decocção ou maceração das plantas. 

O infuso é recomendado para partes mais ‘moles’ das plantas como flores e folhas e é obtida vertendo-se água quente sobre a planta; o decocto é recomendado para partes mais ‘duras’ das plantas, como rizomas, raízes e cascas e é obtido pela fervura da planta por tempo adequado; a maceração com água ocorre com a água em temperatura ambiente e pode ser aplicado a todas as partes das plantas, deixando a planta descansar e variando no tempo adequado a cada parte.

Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o medicamento fitoterápico. Os fitoterápicos industrializados devem ser regularizados na Anvisa/Ministério da Saúde antes de serem comercializados. 

Outra forma de tratamento com fitoterapia é através de formulação manipulada, feita por um profissional de saúde capacitado e enviada a uma farmácia de manipulação.

As plantas medicinais podem ser usadas, conforme o caso, em preparações diversas para serem ingeridas, ditas de uso interno e em outras preparações para uso na pele ou nas mucosas das cavidades naturais, ditas de uso externo. 

Podem ser in natura, secas, torradas, em pó́, trituradas, amassadas, inteiras e suas preparações são feitas a base de tinturas, essências, óleos, macerações, infusões, decocções, cataplasma, manipulações. 

Vamos listar de A a Z as plantas medicinais mais conhecidas em nosso mercado e os seus principais benefícios. Um guia prático e rápido que vai facilitar seu dia a dia.

ABACATEIRO 
A polpa além de nutritiva é considerada na medicina tradicional como carminativa e útil contra o ácido úrico, enquanto os chás obtidos das folhas, da casca e das sementes raladas são diurético, antirreumático, antianêmico, antidiarreico e anti-infeccioso, para rins e bexiga, combatendo doenças renais e de vias urinárias como cistites, uretrites, blenorragia. Ela ainda é estimulante da vesícula biliar, estomáquico, emenagogo e balsâmico. A polpa é utilizada em casos de caspa e prurido do couro cabeludo, associado com babosa, já a casca do fruto moída é recomendada contra as verminoses.

ABACAXI
O suco de abacaxi, rico em bromelina, é eficaz no combate de infecções, vermes intestinais e outros parasitas, ajuda na cura de tosses e resfriados, além de soltar o muco do corpo. Já a bromelaína, ajuda na digestão de proteínas e evita a formação de coágulos sanguíneos. Outros benefícios incluem alívio da prisão de ventre, ação diurética e alívio de vários tipos de náuseas.

AÇAFRÃO-DA-TERRA OU CÚRCUMA 
O açafrão-da-terra conhecido também como cúrcuma e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre. Tem ação anti-inflamatória, indicada para artrite e artroses e é protetor gástrico e hepático.

AGRIÃO
O agrião é um estimulante dos órgãos digestivos, acabando com as lombrigas intestinais. Ele combate a bronquite e todas as enfermidades catarrais. Expectorante, anti-inflamatório e funciona como antídoto para neutralizar os malefícios da nicotina do fumo. Sendo indicado também para fadiga psíquica e intelectual, anemia e convalescência. Seu uso externo é cicatrizante aplicado em abscessos e feridas.

ALCACHOFRA 
A alcachofra tem como valor nutritivo a vitamina C e sais minerais como ácido fólico, magnésio e potássio. Sua saborosa flor é utilizada como alimento e suas folhas como medicamento. Ela é estimulante das funções hepáticas, alivia os males gástricos, renais e é coadjuvante nos regimes de emagrecimento, além de ser antisséptico, antiflatulento, antiemético e diurético.

ALCAÇUZ
Possui raízes adocicadas, ricas em glicirrizina, das quais se extrai um xarope usado em confeitaria e medicamentos para tosse.  É antimicrobiano, anti-inflamatório e utilizado no tratamento das afecções das vias respiratórias, como expectorante para tosses, bronquites, além de ser coadjuvante no tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

ALECRIM
O alecrim é uma planta medicinal diurética, aromática e antioxidante, apresentada em forma de infusão ou pomadas. Seu uso é conhecido para o combate de dores reumáticas, depressão, cansaço físico, gases intestinais, debilidade cardíaca, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva e problemas respiratórios. O alecrim é antisséptico, anti-inflamatório e pode ser usado para banhos e compressas quentes em doentes reumáticos e com entorses.


ALHO
Do alho utiliza-se o bulbo, que possui propriedades antimicrobianas e efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea.  É indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas e resfriados.

O alho auxilia na eliminação de toxinas melhorando desempenho renal. É bacteriostático, antifúngico, cicatrizante e adstringente, combatecalos, verrugas, sarnas, manchas de pele, dermatopatias, úlceras, entre outros. 

ANIS ESTRELADO
O anis estrelado possui maior concentração de anetol em sua composição química, sendo eficaz para efeitos em problemas digestivos diversos, cura da gripe e contra gases.  Além de ser expectorante e antiflatulento, é antisséptico e antiespasmódico. 

ARNICA
A arnica possui propriedades medicinais, como: cicatrização de ferimentos superficiais, combate de hemorragias leves, além de ser um ótimo anti-inflamatório natural em contusões e distensões, nos casos de equimoses e hematomas. Com uso exclusivo externo, a arnica não deve ser utilizada por via oral, por ser comprovadamente hepatotóxica.

AROEIRA
O chá de aroeira é indicado para distúrbios respiratórios e pode ser utilizado como antisséptico em feridas expostas, sendo que seu óleo essencial tem ação antimicrobiana contra bactérias, fungos e vírus, sendo eficaz contra micoses, candidíases e outras infecções vulvovaginais. O uso mais recomendado é contra ferimentos e úlceras.

A aroeira é antidiarreica, adstringente, anti-hemorrágica, cicatrizante, antisséptica, anti-inflamatória, diurética e purgativa.

ARRUDA
Indicado somente para uso externo o óleo essencial de arruda é um remédio homeopático usado e aplicado na forma de compressão em feridas, contusões, esgotamento físico, varizes, hemorroidas, fortalecimento das veias capilares, pés, tornozelos, cotovelos doloridos e para a rigidez dolorosa nos pulsos e mãos. Também pode beneficiar a pele e melhorar a condição de varizes, fissuras anais, tromboses e hemorroidas. 

ASSA-PEIXE
O assa-peixe é um expectorante indicado para gripes, bronquites e tosses. É analgésico natural, anti-inflamatório e utilizado para dores musculares e reumatismo. Por ser diurético trata afecções de útero, rins, combate hemorroidas e litíase (cálculos) nos rins. Também é ótimo para tratamento de afecções de pele, contusões e até diabetes.

BABOSA OU ALOE VERA
A babosa ou aloe vera é muito utilizada como fito cosmético para cuidados com a pele, tratamento de feridas, queimaduras após exposição ao sol, inflamações, câncer de pele, herpes facial, dermatites, pele seca e alergias cutâneas. A planta reduz impurezas, limpando, hidratando e eliminando manchas indesejadas, sendo aliada no tratamento da acne e redução das rugas. 

A planta é muito conhecida para os cuidados com os cabelos agindo contra a queda, fortalecendo o couro cabeludo e combatendo a caspa. 

BÁLSAMO
O bálsamo é utilizado na medicina popular em forma de compressões para artrite, reumatismo, abscessos pós-operatórios, eczema e psoríase. As cascas e folhas aliviam o incômodo nos pulmões e rins, causados pela tosse, além de aliviar febres intermitentes. A infusão é utilizada como remédio natural para debilidade após febres longas, distúrbios reprodutivos, vermes, má-digestão e diarreia crônica. 

Seu uso externo é indicado para contusões, torções, feridas gangrenosas, inflamações da pele, ferimentos por traumatismo, esfoladuras e cortes. 

BARBATIMÃO
O barbatimão se destaca pelo poder no processo de cicatrização das feridas e diminuição de hemorragias. O chá da casca é indicado para uso externo em hemorragia uterina, ferida ulcerosa e para pele excessivamente oleosa. Os efeitos antimicrobianos previnem infecções na pele. 

BARDANA
A bardana é uma planta antisséptica, diurética e anti-inflamatória. Sua raiz é um potente desintoxicante e suas sementes indicadas para o tratamento de irritações na pele, gripes e resfriados, além de ser medicamento natural para distúrbios gástricos e intestinais como a prisão de ventre, ajuda ainda na eliminação de ácido úrico. O banho de ervas é indicado para juntas doloridas e as compressas para inchaços glandulares, no joelho, deslocamentos e contusões.

BERINJELA
A berinjela na fitoterapia protege as funções hepáticas aumentando a produção dos sais biliares, possui ação laxativa e diurética fraca, ajuda a regular a pressão arterial, é digestiva e, devido ao conteúdo de fibras, auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, sendo assim utilizada como coadjuvante em regimes de emagrecimento.

BOLDO
Há dois tipos de boldo mais populares, o boldo do chile e o falso boldo ou boldo brasileiro. O primeiro tem ação a nível hepático e o segundo a nível gástrico. Ambos auxiliam na má digestão. Apesar do bolo do chile ser uma planta que protege o fígado não deve ser usado em casos de cálculos biliares, pois pode causar dor ou obstrução dos ductos biliares por seu efeito colerético e colagogo.

O uso mais comum é na forma de chá de suas folhas e é popularmente utilizado como remédio caseiro para problemas de estômago, prisão de ventre e atenuar os efeitos da ressaca. 

CALÊNDULA
De uso externo, se destaca por propriedades medicinais como o aumento da circulação periférica e o tratamento de infecções. A planta é muito utilizada na indústria cosmética em shampoos, cremes e loções para a pele, pois auxilia na reparação e cicatrização de feridas, remoção de manchas, eczemas, erupções cutâneas e outras lesões na epiderme.

CAMOMILA
O chá de camomila é rico em propriedades sedativas e calmantes, alivia a insônia e proporciona um boa noite de sono. Além de ser útil para reduzir a ansiedade, a camomila alivia cólicas estomacais e uterinas, menstruações difíceis e dolorosas e ameniza sintomas do estresse, auxilia ainda no alívio de dores de cabeça causadas pelo consumo excessivo de substâncias tônicas, como a cafeína. 

As propriedades da camomila também incluem pomadas e loções para hemorroidas, pele seca e feridas, gargarejo para dores de garganta e chá para problemas e irritações estomacais. O banho de camomila ajuda a hidratar a pele. 

CANELA
A canela é estimulante, carminativa, aumenta a secreção do suco gástrico, favorece a digestão e acelera o metabolismo. Ela é utilizada para melhorar a circulação, sendo indicada para pessoas que sempre sentem frio e possuem circulação pobre. A casca pode melhorar o fluxo de sangue, bem como a função do rim e baço. Ao aumentar o abastecimento sanguíneo no corpo, previne o aparecimento de causas de inflamação e dor em pacientes com artrite. Seu uso prolongado é conhecido por embelezar e promover uma aparência mais rosada e bonita para a pele. Em forma de lavagem, previne e cura infecções fungosas como o pé de atleta.

CAPIM-LIMÃO OU CAPIM-SANTO
No uso medicinal, o capim-santo é especialmente usado no combate a vermes e seu óleo essencial age contra bactérias, trata insônia, angústia, palpitações, dores de cabeça e gases, além de ser grande aliado para o tratamento de digestão, nervosismo, hipertensão, inchaço, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, aliviar dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre e transpiração.

CARQUEJA
A carqueja é uma planta conhecida e utilizada pela medicina popular no combate e prevenção de problemas digestivos, hepáticos e diuréticos.  Possui propriedades que combatem debilidade orgânica, anemia, úlceras, além de reduzir febres. Pode ser usada para o tratamento de cálculos biliares, insuficiência de secreção de bile, icterícia, cólica biliar, cirrose hepática e congestão hepática. Popularmente conhecido o chá de carqueja é recomendado para casos de má digestão, azia, reumatismo, anemia, dores no fígado, gastrite, diabetes e emagrecedor.

CÁSCARA SAGRADA
A cáscara sagrada é uma planta medicinal com propriedades laxativas devido aos compostos antraquinônicos presentes na planta, sendo assim indicada nos casos de obstipação intestinal e prisão de ventre. O uso crônico abusivo pode levar à dependência por laxantes. A planta não deve ser usada por mais de 10 dias consecutivos.

CAVALINHA
A cavalinha é rica em minerais que podem ajudar na recuperação de fraturas e cortes nos ossos, carne e cartilagem, além de melhorar o tempo de coagulação do sangue. Fortalece os tecidos conjuntivos do corpo.
Seu uso comum é como diurético, porém também é utilizada como anti-inflamatório e para reduzir hemorragias. A cavalinha é utilizada em clínicas de estética, especialmente no tratamento de estrias, acne e celulite.

CHÁ VERDE 
É um antioxidante que previne o envelhecimento celular e doenças degenerativas. Tem papel de coadjuvante nas dietas de emagrecimento, aumentando o metabolismo do corpo, além de eliminar gorduras e ajudar na digestão. Seu uso externo reduz oleosidade da pele e queimaduras do sol.

CHAPÉU-DE-COURO
Na medicina popular é conhecido como depurativo, tônico, diurético, antirreumático, anti-inflamatório, sendo também usado para combater o excesso de ácido úrico, artrite, artrose, gota, reumatismo, sífilis e problemas estomacais e de pele. 

CHIA
As sementes da chia são ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras alimentares dietéticas e principalmente ômega 3. As qualidades demulcente e refrescante tornam as sementes excelentes para aliviar febres e feridas. Possui efeitos positivos em tratamentos para depressão e transtornos do humor. As sementes também podem ser úteis para os diabéticos, auxiliando na estabilização do açúcar no sangue e prevenção da hipertensão.

COENTRO
O coentro possui efeito hipoglicemiante e é rico em aminoácidos, ácidos graxos e substâncias proteicas, além de ter propriedades anti-inflamatórias. Esta erva ode ser usado com sucesso no tratamento de ansiedade. Na medicina popular, o coentro é acrescentado a ervas laxativas para amenizar dor abdominal.

COLONIA
Na medicina popular, o óleo essencial das folhas é utilizado para reduzir a pressão alta e como um tônico cardíaco, além de ser diurético e anti-hipertensivo nos casos de hipertensão arterial leve.

COPAÍBA
O óleo de copaíba serve para tratar problemas no organismo relacionados com as vias urinárias e respiratórias, assim como para desinfetar e cicatrizar feridas ou problemas de pele.  Outros benefícios são: antisséptico, expectorante, ajuda no tratamento da disenteria e problemas de pele como psoríase, dermatoses, eczemas ou urticária e além disso, ajuda no tratamento no couro cabeludo, aliviando os sintomas de coceira e irritação.
DENTE DE LEÃO
A planta é indicada para problemas digestivos e hepáticos como litíase biliar, dispepsias e obstipação intestinal, diurético, antioxidante e coadjuvante no tratamento da obesidade, diabetes e desordens reumáticas. 
O extrato melhora o funcionamento do fígado, permitindo que as toxinas sejam expulsas do corpo.

ERVA BALEEIRA
Embora possua muitas propriedades, a anti-inflamatória é a mais poderosa. Sendo indicada para contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral. Além de ser um excelente antisséptico, a erva é analgésica e cicatrizante, indicada para feridas e machucados, já que alivia a dor, limpa o local e promove cicatrização rápida. Para o consumo como chá age como diurético, sendo indicada para infecções do trato urinário, dificuldade para micção e pedras nos rins.

ERVA-CIDREIRA
A erva-cidreira é estimulante, sedativa e usada nos desfalecimentos, síncopes, vertigens, perturbações gástricas, empregados nas crises nervosas, no histerismo, nos espasmos e na tosse espasmódica.

O chá de erva-cidreira é recomendado popularmente como calmante, relaxante e até analgésico, sendo indicado para casos de insônia, ansiedade, problemas gastrointestinais e para estimular o apetite.

ERVA-DE-BICHO
A erva de bicho pode ser usada tanto em forma de chá como em pomada. É indicada no tratamento de varizes, diarreias, úlceras e hemorroidas externas e internas. Tem propriedades anti-inflamatórias, adstringente, analgésica, vermicida, estimulante, cicatrizante e diurético. A erva não deve ser usada em gestantes e lactantes.

ERVA-DOCE
As propriedades curativas da erva-doce são encontradas nas sementes e no óleo da fruta seca. Possui ação expectorante e pode ser utilizada para combater bronquite e tosses crônicas. O óleo é rico em anetol, um composto aromático responsável pelo aroma e sabor do vegetal e que também auxilia contra cólicas abdominais, intestinais, flatulências e má digestão.

ESPINHEIRA-SANTA
A espinheira-santa minimiza as dores de ferimentos e facilita a cicatrização. Seu principal uso na medicina popular é na forma de chá para tratamento de úlceras e problemas estomacais como azia, má digestão, gases e gastrite. Outro uso comum é para curar a ressaca alcoólica. Externamente, a espinheira-santa também é utilizada como agente cicatrizante para feridas e infecções, além de ser antisséptico e tonificante.

EUCALIPTO
Rico em propriedades antibacterianas é muito usado para tratar feridas e infecções e ainda é antigripal, diurético, anti-inflamatório, antisséptico, vulnerário, febrífugo, expectorante e adstringente. Sua pomada ou óleo de massagem agem como descongestionante e podem ser aplicados em juntas artríticas dolorosas, juntas rígidas e úlceras.

Seu uso externo é conhecido pelo tratamento de herpes simples e labial, dores musculares, articulares, queimaduras, picada de insetos, mau-hálito, repelente de insetos, garganta inflamada, acne e bolhas. 

FUNCHO
O funcho é uma planta medicinal que pode ser usada como remédio caseiro para bronquite, vômitos, tratamento de cólicas, anorexia, nódulos no fígado ou baço, dores nos olhos, problemas urinários, diarreia e vermes intestinais.

GARCINIA CAMBOGIA
Auxilia nos regimes de emagrecimento pela diminuição do desejo de comer doce e pela diminuição da produção de gorduras. Evita o acúmulo de gordura no tecido adiposo e no sangue. As frutas da garcinia podem ser infundidas no chá, embora o gosto seja muito amargo.

GENGIBRE
O gengibre contém grandes quantidades de ferro, cálcio e gingerol, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Excita a secreção gástrica, aumenta a atividade cerebral e exerce forte ação sobre os órgãos respiratórios e aparelho genital. Usado nas dispepsias, cólicas, flatulências, rouquidão, irritação da garganta e catarros. 

O chá é utilizado na homeopatia contra gripes e resfriados. O óleo essencial é usado em cremes pós-barba e perfumes. O gengibre é a única planta medicinal segura para uso durante a gestação e para o enjoo na gestação. Seu uso externo é indicado para frieiras e queimaduras.


GINSENG
O ginseng é um estimulante do sistema nervoso central, tônico e energético. Na medicina popular é muito indicado para combater o estresse, o cansaço, a fadiga, além de combater a perda de memória, a convalescência, a frigidez, a impotência e as deficiências sexuais. O ginseng também é utilizado para melhorar a vitalidade física, imunidade, concentração, memória e capacidade mental. Outro uso popular é para tratamento de problemas de ereção e aumento da libido.

GUAÇATONGA
A planta tem propriedades cicatrizante, depurativa, calmante, sudorífera, tônica, cardiotônica, diurética, estimulante, afrodisíaca, anestesiante, antiespasmódica, anti-hemorrágica, antimicrobiana e antisséptica. Sendo indicada para diversos problemas de saúde, atuando em paralisias, reumatismo, herpes, hemorragia, inflamações, inchaços nas pernas, ácido úrico, aftas, artrite e dores no peito. A guaçatonga pode ser usada em forma de compressa quando se tratar se casos de problemas na pele, em forma de xarope para tratar aftas ou em chá quando há problemas digestivos e úlceras.

GUACO
A principal indicação do guaco é como expectorante para eliminação de catarro, sendo consumido na forma de chá preparado a partir de suas folhas secas. 
O guaco é muito utilizado no tratamento de bronquites, tosses e afecções respiratórias. Seu uso externo é indicado para dermatites, manchas de pele, micoses, picada de insetos e cobras, feridas, cortes, contusões, edema, coceira, periodontite, inchaços e caspa.

GUARANÁ
O guaraná é um estimulante mental e muscular que diminui o cansaço físico e psíquico e possui ainda efeito diurético. Utilizado como tônico geral nos casos de fadiga e baixa de energia, o guaraná combate ainda o estresse, a perda de memória, as dificuldades de raciocínio e a depressão. Sua administração à noite pode originar insônia e seu uso externo é feito para o combate de dermatite e dores musculares.

HAMAMÉLIS
A planta é adstringente, hemostática e vaso protetora, aumenta a elasticidade das veias, diminui a permeabilidade capilar. Pela ação adstringente é muito empregada em casos de hemorragias, internas e externas. Possui ação cicatrizante e pode se mostrar eficaz nos casos de diarreias, fluxo menstrual desregulado, tosse e inflamações oculares. A planta acaba com problemas circulatórios e pernas cansadas. Em uso externo impede a fraqueza capilar.

HIBISCO
O hibisco aumenta a diurese e favorece a digestão lenta e difícil, possui propriedades anti-hipertensiva e calmante e ainda é antioxidante, adstringente, analgésico, anti-inflamatório, emoliente, hipotensivo, antiespasmódico e emenagogo.

HORTELÃ
A hortelã possui propriedades que acalmam as paredes do sistema digestivo e evitam os sintomas da síndrome do intestino irritável. Além disso, melhora a produção de bile e a função hepática. O seu sabor, aroma e propriedades antissépticas eliminam o mau hálito e evitam problemas bucais como gengivite e cáries.

Muito utilizado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, palpitações, tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, além de ação expectorante. Seu uso externo é indicado para dores musculares e articulares, efeito anestésico local, repelente contra insetos.

A hortelã não deve ser usado em caso de refluxo gastresofágico porque é relaxante de esfíncter.

JASMIM
O jasmim é um excelente revigorante, calmante, rejuvenescedor e relaxante. Indicado para o tratamento de irritações e coceiras na pele, contrações musculares, dores de cabeça e, até mesmo, depressão. Também é considerado um analgésico natural devido suas propriedades relaxantes, podendo ser usado para aliviar os sintomas da menopausa e da TPM, incluindo as ondas de calor e as constantes mudanças de humor. Suas substâncias anti-inflamatórias e antissépticas fazem da erva uma ótima opção para o tratamento de feridas.

JURUBEBA
As folhas e flores da jurubeba são anti-inflamatórias, cicatrizantes, depurativas do sangue, descongestionantes, digestivas, diuréticas, estimulantes, hepatoprotetores, laxantes e tônicas. Já as raízes e frutos são antianêmicos, antidiabéticos, antissépticos, aperientes, colagogos, diuréticos e tônicos. Se uso externo é indicado para erisipela, feridas leves e supuradas, contusão e afecções da pele.

LARANJA DA TERRA
Coadjuvante nos regimes de emagrecimento, seus componentes aceleram o metabolismo promovendo maior queima de calorias e, consequentemente, dos estoques de gordura.

LAVANDA
A lavanda pode ser usada para tratar muitos distúrbios como: problemas de pele, acne, pé de atleta, bolhas, caspa, dores musculares, reumatismo, asma, bronquite, cólicas abdominais, TPM, dor ciática, depressão e estresse.

As flores possuem tanino, sais minerais e óleos essenciais que têm poder antisséptico, calmante e de cura, podendo ajudar a estimular o sistema nervoso. O chá das flores é usado para tratar problemas digestivos, dores de cabeça, hipertensão, insônia, problemas cardíacos, náuseas e distúrbios respiratórios.

MACA PERUANA
A maca peruana é um otimizador da fertilidade e da sexualidade. Recompõe o equilíbrio mental e físico, combate a falta de desejo, reconstitui o corpo e age como rejuvenescedor, melhora a capacidade desportiva, a imunidade e os sintomas da menopausa. É desintoxicante, tônico, nutritivo, adaptógeno e oxigenador.

MACELA
A macela é amplamente utilizada na medicina natural como calmante caseiro. Ela é antiasmática, antibactericida, antidiabética, antidiarreica, antiepilética, antiespasmódica, anti-infecciosa, anti-inflamatória, antisséptica e antiviral. Sendo eficaz no combate da azia, cálculo biliar, cefalalgias, cólicas intestinais, contrações musculares bruscas, desordens menstruais, disfunções gástricas e digestivas, dores de cabeça, dores de estômago, epilepsias, espasmos, febre, gastrite e impotência.

Seu uso externo é indicado como estimulante da circulação capilar, para lavar feridas e úlceras, combater a queda de cabelos, suores fétidos nos pés, contusões e dores musculares.

MALVA-ROSA
A malva-rosa é utilizada como remédio natural para inflamações do aparelho digestivo, afecções respiratórias, tosse, asma, bronquite e inflamação de mucosas em geral, sendo útil para o tratamento diarreia e angina. 
Seu uso externo é calmante da pele em acnes, furúnculos, erupções, dermatoses e picadas de insetos, além de ser hidratante suave da pele, combate hemorroidas, inflamações da boca, garganta e limpeza bucal.

MANJERONA
A manjerona é usada nas afecções catarrais das vias respiratórias, resfriados, defluxos, bronquites, tosses, laringites, embaraços gástricos, dispepsia, flatulências. Suas propriedades possuem ação antiespasmódica, expectorante, estimulante, digestiva, revigorante, afrodisíaca, aromática, antioxidante, antisséptica e analgésica.

MARACUJÁ OU PASSIFLORA
O maracujá é considerado um calmante natural que age no sistema nervoso central, aquietando-o. O fitoterápico é muito utilizado para combater insônia, agitação, irritação, ansiedade, perturbações nervosas da menopausa e estresse. Suas folhas possuem efeito adstringente e agem como sedativo no tratamento da tensão nervosa, insônia e problemas respiratórios. É hipnótico, usado nas excitações nervosas, histerismo e neurastenia. 

MATE OU ERVA-MATE
A erva é rica em vitaminas, sais minerais, proteínas, glicídios, lipídios e cafeína. Diurética, digestiva e indicada para embaraços digestivos, cólicas renais, neurastenia, depressões, nervos, fadigas cerebrais, excitando e facilitando o trabalho intelectual. A erva é ainda, laxante, sudorífera, tonificante, hipoglicemiante, antioxidante e afrodisíaca.

MELÃO DE SÃO CAETANO
A planta tem uso indicado no tratamento de inflamações hepáticas, dores articulares, eczemas, cólicas abdominais, edemas inflamatórios, problemas de pele, faringites, furúnculos, hemorroidas, febres intermitentes, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo e irritação vaginal.
É anti-inflamatório, digestivo, vermífugo, laxativo, febrífugo, antitumoral e antiviral. Antidiabético, coadjuvante no tratamento de obesidade aumenta a tolerância à glicose e sua assimilação direta. Diminui colesterol e triglicerídeos.

MELISSA
Para os mais ansiosos ela é tida como santo remédio, já que uma xícara antes de dormir reduz a ansiedade e o estresse, traz relaxamento e qualidade de sono, proporcionando a merecida tranquilidade. Para o sistema digestivo o chá elimina gases, auxilia na digestão e proporciona bem-estar mesmo após refeições pesadas. Protege de doenças cardiovasculares e combate náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

MIL-FOLHAS
O mil-folhas ajuda a relaxar vasos sanguíneos periféricos, melhorando a circulação. Suas propriedades diaforéticas ajudam a abrir os poros, auxiliando na eliminação de substâncias que o corpo não necessita, além de provocar à dilatação de vasos capilares, melhorar a circulação sanguínea e combate a queda de cabelo.  Devido a sua ação analgésica e calmante, possui o poder de aliviar febres, gripes, resfriados e principalmente dores de cabeça.

MORINGA
A moringa é uma planta muito conhecida e sua folha é utilizada para alimentação. Promove melhora da pressão arterial e da glicose, reduz o colesterol, melhora dores nas articulações, combate a asma, a anemia, fortalece o sistema imunológico, ossos e músculos. 

Estimula o crescimento dos fios de cabelo, proporciona energia, melhora a memória e a capacidade de aprendizagem, embeleza e regenera a pele. Promove melhores noites de sono, age como desintoxicante do organismo e combate o envelhecimento.

Seu uso externo é indicado para caspa, dermatose, micose, verrugas, feridas, sarna, picada de cobra, abscessos, hemorroidas e fístulas anais e pé de atleta.

NOZ MOSCADA
A macis é o aril (cobertura exterior) e a noz-moscada é o núcleo. A noz é útil para combater diarreias matinais. A macis é usada em casos de diarreia, reumatismo e dores de estômago. O óleo essencial é ingrediente para cabelo, perfumes e sabões, além de aliviar dores de dente de forma paliativa. A pomada é usada para dores musculares, reumatismo, eczema, lombrigas, prevenção de cicatrizes e calvície. Seu uso externo é indicado para torções, inchaços, no tratamento de micoses, em escaras e eczemas.

POEJO
O poejo, quando usado como tônico, estimula a secreção digestiva. O chá pode ajudar a promover menstruações atrasadas devido a resfriados, além de melhorar os sintomas de gripes e resfriados e reduzir a febre. Na medicina popular, é usado em forma de lavagem para tratar catapora, urticárias, coceiras na pele, sarampo, caxumbas, sumagre-venenoso, psoríase, sarna, herpes e reumatismo.

QUEBRA-PEDRA
Como o nome popular indica, a quebra-pedra é utilizada para tratamento e prevenção de cálculos renais (pedra nos rins) devido à ação relaxante muscular que ajuda a eliminar esses cálculos. A quebra-pedra possui propriedades diuréticas, analgésicas, anti-infecciosa, adstringente, antiespasmódica, antisséptica e pode ser útil em casos de disenteria. Seu uso externo é indicado para tratamento de feridas, gangrenas, contusões, verrugas, inseticida de piolhos, pulgas e relaxante muscular.

ROMÃ
O chá do pericarpo do fruto auxilia no tratamento de infecções de garganta na forma de gargarejo, e se ingerido, é utilizado no combate às verminoses. Já o chá das cascas da raiz da romãzeira é usado em casos de diarreias e disenterias crônicas e efeitos vermífugos.

SABUGUEIRO
O sabugueiro auxilia na redução de colesterol, melhora a visão, estimula o sistema imunológico, melhora a saúde cardíaca, auxilia em caso de tosses, constipações, gripes, infecções bacterianas e virais, amidalite e infecções fúngicas. O sabugueiro também pode agir como sudorífico, diurético, emoliente e levemente laxante. Na medicina popular é feito um xarope com os frutos para prevenir resfriados e gripe. É usado ainda em preparações cosméticas como lavagem de pele, loção e enxaguante de cabelo.

SALGUEIRO
Com propriedades sudoríferas, antipiréticas, analgésicas e antirreumáticas o salgueiro é eficaz no tratamento de febre, dor de cabeça, reumatismo, artrite, artrose, gota, resfriado e nevralgia. Além disso, auxilia no processo de alívio de sintomas pré-menstruais, insônia e ansiedade.

SÁLVIA
A sálvia é popularmente indicada para tratamento de tosses, irritações do trato respiratório e melhora também a digestão de comidas gordurosas. O gargarejo é indicado para feridas na boca, laringite, dor de garganta e amidalite. A lavagem para eczema, sumagre-venenoso e psoríase. Em forma de enxaguante é usada para combater caspa, cabelos oleosos. 

SENE
O extrato da folha é usado em casos de constipação aguda e crônica, vez que em pequenas quantidades consegue aliviar a sensação de desconforto rapidamente. Aumenta a motilidade e o transporte de fluido intestinal, sendo laxativo. 

O uso crônico abusivo pode levar à dependência por laxantes. Não deve ser usado por mais de 10 dias contínuos pela presença de antraquinonas.

STÉVIA
O principal uso da stévia é como substituto do açúcar, um adoçante natural indicado nos regimes de emagrecimento. Com acompanhamento médico, apresenta vantagens em relação ao açúcar de cana para pessoas com diabetes. As folhas podem ser consumidas frescas, adicionada a alimentos ou na forma de infusão. Comparada ao açúcar de cana, não possui valor calórico e não causa cáries. Além de adoçante, possui propriedades antibacteriana, antifúngica, hipoglicêmica, reduz a pressão sanguínea, mas essas características são pouco exploradas.

TANCHAGEM
A tanchagem tem propriedades adstringente, antibacteriana, redutora de irritação, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, desintoxicante, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, sedativa e laxativa. O chá de tanchagem serve como cicatrizante, combate a diarreia e problemas gastrointestinais.

TOMILHO
O chá de tomilho possui propriedades sedativas que ajudam a reduzir a ansiedade, a fadiga e a depressão. Os seus fitoquímicos relaxam o trato digestivo e brônquios, beneficiando a congestão no peito e a indigestão. Na medicina popular, é usado em forma de líquido para limpeza bucal, laringites, feridas de boca, formação de placa bacteriana, dor de garganta, amidalite e má-respiração. Já as compressas para congestão pulmonar, incluindo asma, bronquites, resfriados e gripe.

TRIBULUS TERRESTRIS
Tribulus terrestris é um fitoterápico proveniente de uma erva daninha e é utilizado para diversas finalidades, sendo o ganho de massa magra e o estímulo sexual as principais, recuperando a melhora do humor.

UNHA-DE-GATO
É uma planta reconhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, indicada no tratamento de enfermidades reumáticas, como osteoartrite e artrite reumatoide. É um potente estimulante imunológico rico em propriedades antioxidantes e antivirais. Seu uso externo é conhecido no tratamento de dermatite, contusões, machucados, inchaços, cobreiro e herpes zoster.

URTIGA
Possui propriedade anti-inflamatória, trazendo bons resultados em casos de artrite e reumatismo. Age como: diurético, sendo utilizada em distúrbios urinários e pressão alta. É antialérgico e descongestionante. Seu uso externo é indicado para acnes, feridas e manchas na pele, irritações e queimaduras solares, infecções micóticas da pele, afta, úlceras, eczemas e varizes.

Vamos deixar claro que como qualquer medicamento, o mau uso de fitoterápicos e plantas medicinais pode ocasionar problemas à saúde, como por exemplo: abortos, alterações na pressão arterial, problemas no sistema nervoso central, fígado e rins, que podem levar a internações hospitalares e até mesmo a morte, dependendo da forma de uso. Por isso procure um profissional especializado antes de aumentar a dose de fitoterápicos em sua rotina diária.

FONTES CONSULTADAS

Maria Angélica Fiut: Nutricionista e Fitoterapeuta. Presidente Da Associação Brasileira De Fitoterapia (Abfit)


Comentários