A infância e a adolescência são as fases mais comuns para usar aparelho ortodôntico. Porém, isso não quer dizer que seja o único período para utilizar o acessório.
Segundo a Rosane Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, o aparelho dentário pode ser usado em qualquer idade, desde crianças até os mais velhos. “Durante a fase de dente de leite, por exemplo, as crianças já podem contar com o aparelho móvel para corrigir e atenuar problemas, como a mordida cruzada”, explica a especialista. Já o aparelho fixo é aconselhável apenas em crianças que possuem dentição mista, ou seja, dentes de leite e permanentes.
De acordo com a profissional, os adultos estão cada vez mais preocupados com a estética bucal, o que reflete no aumento da procura por tratamentos ortodônticos nesse público. “Em geral, conseguimos os resultados desejados em menor tempo devido a colaboração e higienização. No entanto, em pacientes adultos, por mais haja esse comprometimento maior, a resposta do organismo é mais lenta na comparação com crianças e adolescentes”, afirma a dentista.
Por fim, Rosane lembra que a instalação do aparelho sempre deve ser controlada por um profissional habilitado. “O uso do aparelho sem o monitoramento do dentista aumenta exponencialmente a chance do indivíduo desenvolver uma reabsorção óssea, fator que pode acarretar até na perda de dentes. O tratamento ortodôntico é uma questão de saúde que vai muito além da estética”, finaliza.
Comentários