No Brasil, nos últimos dez anos, a obesidade cresceu cerca de 60% - de 11,8% para 18,9% - o que deixou a comunidade médica e a indústria alimentícia com o alerta ligado para os riscos à saúde de um peso muito acima do recomendável.
Engana-se quem acredita que para se evitar o sobrepeso sejam necessárias apenas mudanças radicais na sua rotina. A nutricionista Bianca Naves listou estratégias práticas que auxiliam no controle de peso, e reforçam a motivação para se ter hábitos de vida saudáveis.
- Fracionamento das refeições: comer de três em três horas ou fazer de 3 a 5 refeições no dia, ajudam a controlar o nível da fome, evita comer demais nas refeições seguintes melhoraram o comportamento cognitivo e até o humor.
- Consumo de fibras: pessoas que apresentam adequado consumo de fibras apresentam menor risco no desenvolvimento de doenças do coração, pressão alta, obesidade, diabetes e câncer de cólon.
- Consumir alimentos com fitoesteróis: eles auxiliam na redução da absorção do colesterol ruim e podem ser encontrados naturalmente nos vegetais e também em alguns alimentos enriquecidos como os cremes vegetais.
- Retirar o sal da mesa: essa atitude super simples é uma grande aliada no combate à obesidade.
- Realizar atividades físicas regularmente: exercícios físicos ao menos três vezes por semana também ajudam a manter a saúde do coração em dia e auxiliam na redução de peso.
Comentários