O açúcar possui o benefício de ser a forma mais rápida de se fornecer glicose para o corpo, logo baixas quantidades de glicose podem causar diversos problemas. “Os sintomas são fraqueza, fome e vertigem, podendo comprometer o desempenho físico, causar inconsciência e danos irreversíveis no sistema nervoso central”, explica a nutricionista Dra. Luisa Wolpe, mestre em Medicina interna e ciências da Saúde.
Porém, o açúcar em excesso também pode causar males maiores para o organismo. “Quando a quantidade ingerida passa da conta e as atividades da pessoa não são suficientes para usar todas essas calorias, o pâncreas passa a produzir insulina para regular a taxa de glicose no sangue. E a liberação deste hormônio além do necessário gera aumento de peso, que pode levar a doenças graves. Além disso, o excesso de açúcar também gera um processo conhecido como glicação, que causa o envelhecimento precoce da pele”, afirma a especialista.
Mas, existem medidas que podem ser tomadas para diminuir esses efeitos. A Dra. Luisa Wolpe recomenda uma dieta rica em alimentos integrais, como frutas, hortaliças, leguminosas e grãos para tornar mais lento o ritmo da absorção da glicose. “Mudanças nos hábitos diários, dieta balanceada, uso de suplementos como o Glycoxil, exercícios físicos, maior ingestão de água e a diminuição do consumo de gorduras e álcool são essenciais para bons resultados. Sempre lembrando que os tratamentos e prescrições devem ser sempre acompanhados por um profissional da área”, finaliza.
Comentários