A fruta da vez do nosso Hortifruti tem um nome bem peculiar, isso porque ela faz parte da mesma família botânica que o nosso escolhido da edição passada, o caju. O cajá possui um cheiro irresistível, um sabor inconfundível, além disso, é rico em nutrientes e com certeza vai fazer você querer adicioná-lo em seu cardápio para tornar sua alimentação mais saudável!
Essa frutinha exótica vem da cajazeira, o seu tamanho é por volta de 7 a 10cm, possui um formato oval e chega a pesar até 100g. Sua origem vem da região tropical da América Central, mas calma você não precisa viajar para tão longe só para provar essa delícia, aqui no Brasil é muito fácil de achá-lo, isso porque o Sul da Bahia é um dos maiores produtores de cajá.
Mas o processo de colheita é um pouco delicado, isso ocorre devido a sua árvore atingir até 20m de altura. Então os agricultores esperam os frutos caírem da cajazeira e por despencarem de uma altura muito grande alguns cajás são danificados, perdem rápido o seu líquido e entram em estado de fermentação. Visando evitar esses desperdícios ou até mesmo que a fruta seja atacada por insetos, muitos produtores optam por fazer a colheita duas vezes por dia.
Você pode encontrar o fruto em grande variedade de cores, como: verde, roxa, vermelha, laranja e a mais comum, amarela nas feiras ou nos mercados. Mas não se assuste, dependendo da sua região você também pode encontrá-lo por um nome totalmente diferente, como cajá, ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajá-manga, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba.
“O fruto do cajá é uma excelente fonte de potentes antioxidantes. Um deles é o betacaroteno, responsável por sua coloração amarelada e a forma ativa da vitamina A. O fruto possui flavonoides e taninos, que também atuam na saúde da pele e da mucosa, prevenindo o envelhecimento precoce e controlando a ação das bactérias benéficas no nosso organismo”, explica a nutricionista Heloisa Teves Scattini.
A nutricionista clínica Aniele Pacheco Galdina, explica que o fruto é uma ótima opção para quem deseja hidratar o corpo durante a época mais quentes do ano, o verão. Com tantos benefícios está na hora de redobrar o cuidado com a nossa saúde e o cajá é um grande aliado para essa empreitada! Mas, como tornar o cajá meu grande aliado no combate do mau hábito alimentar? A nutricionista Heloisa Scattini explica como você pode consumi-lo. “Por ser uma fruta ácida, a preferência é que apenas a polpa do cajá seja utilizada para consumo em sucos, geleias, néctares, sorvetes, vinhos ou licores”, afirma.
Já, Hellena Zago que é nutricionista clínica, nos conta como foi que o cajá a conquistou e porque ela não o despreza de sua alimentação, “Particularmente sempre gostei do cajá, uma fruta que adora regiões quentes e que por isso na minha cidade Cachoeiro de Itapemirim/ES todos tinham pés, fez parte da minha infância e adolescência. Com um sabor acentuado para o cítrico, ele é rico em vitaminas: A, B e C, rico em fibras, cálcio e fósforo e ferro”.
Agora se prepare para correr à um mercado mais próximo, pois além de ser um alimento saboroso, ele está repleto de benefícios para a sua saúde, que vão te dar mais qualidade de vida.
A vitamina C presente no cajá melhora a ação do seu sistema imunológico, prevenindo você de gripes ou resfriados e contribuindo com o aumento do colágeno, assim fortalecerá sua pele, ligamentos, tendões e até cartilagem. Também ajuda a combater àquelas fadigas que costumam aparecer toda vez que você decide que é hora de ir à academia, assim ela proporciona uma resistência maior, animo e condicionamento necessário para a realização de atividades físicas.
O fruto é uma forcinha extra na prevenção da osteoporose, pois deixa seus ossos mais fortes e saudáveis, tudo isso devido ser uma fonte de cálcio, magnésio e potássio. Esses minerais trabalham para prevenir osteoporose e outras doenças que podem afetar o funcionamento dos seus ossos ou músculos.
Que tal incluir em sua dieta uma fruta que auxilia na perda de peso? Caso você esteja querendo eliminar aqueles quilinhos a mais, o cajá é perfeito para te ajudar nessa tarefa. Afinal, ele possui um baixo teor calórico, então você pode comê-lo sem peso na consciência. A iguaria é ainda uma fruta rica em fibras, que contribuem para o funcionamento regular do seu intestino e também te ajuda a se livrar das de toxinas indesejáveis.
Com ajuda do cajá você dará adeus à temida TPM, pois a fruta é uma excelente indicação para mulheres que costumam sofrer com os incômodos do período pré-menstrual. Ela tem um papel muito importante para os hormônios femininos, pois é fonte de vitaminas A,B,C e essa combinação irá te ajudar no combate as variações de humor que são provocados pela chata TPM.
CAJÁ-UMBU
Esse alimento pra lá de exótico se deu origem através do cruzamento natural entre as frutas umbu e cajá. O cajá-umbu é uma fruta drupa, ou seja, bem suculenta e conta apenas uma semente, possui coloração amarela quando madura e um formato oval que chega a medir por volta de 3,50 a 3,75cm e pesar entre 17 e 22g. Você pode encontrar o cajá-umbu com mais facilidade no nordeste brasileiro e pode consumi-lo ao natural. Sua polpa saborosa é rica em vitamina C!
Fonte: DONADIO, L.C. Dicionário das frutas.
Geleia de cajá by Heloisa Teves Scattini
Ingredientes:
1kg de cajá ou 400g de polpa
2 xícaras de açúcar demerara ou xilitol
2 xícaras de chá de água
Modo de Preparo:
Lave bem os cajás, corte-os em pequenos pedaços e despreze os caroços. Coloque no liquidificador com as duas xícaras de água e bata até dissolver bem. Coe a polpa em uma peneira e coloque em uma panela com duas xícaras de açúcar a canela em pó. Leve a fogo baixo mexendo até ficar cremoso em ponto de geleia.
Mousse de cajá by Aniele Pacheco Galdina
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 polpa de suco de cajá
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea. Em seguida, disponha a mistura em um refratário e leve para o congelador. A dica é que seja servido bem gelado.
FONTES CONSULTADAS:
Aniele Pacheco Galdina: Nutricionista especializada em Nutrição Clínica. CRN 10-2766
Hellena Zago: Nutricionista especializada em Nutrição Clínica. CRN9-19491
Heloisa Teves Scattini: Nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. CRN3-21611
Comentários