NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Wrestling com Joice Silva

Luta, força, coragem e persistência são sinônimos do esporte praticado por Joice Silva

Nutrição e Esporte: Wrestling com Joice Silva Nascida na grande metrópole Rio Janeiro, a lutadora Joice Silva descobriu a paixão por esportes muito cedo.
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Para os apaixonados por lutas e artes maciais, chegou à vez de um esporte para lá de emocionante, wrestling também conhecido como luta olímpica. 

Uma das primeiras modalidades a fazer parte dos Jogos Olímpicos, o esporte se divide em dois estilos: a luta greco-romana, praticado apenas por homens e a luta livre, praticado por ambos os sexos. 

A finalidade principal do wrestling é encostar as costas do adversário no chão – neste esporte não são permitidos socos, chutes e estrangulamentos. A modalidade aceita qualquer biotipo, desde alto, baixo, magro ou até mesmo pessoas acima do peso. Nesta edição vamos conhecer a trajetória de uma grande representante feminina deste esporte que é sinônimo de força, Joice Souza da Silva.

Nascida na grande metrópole Rio Janeiro, a lutadora Joice Silva descobriu a paixão por esportes muito cedo. Quando ainda estava no ensino médio ela já era praticante de jiu-jitsu e conheceu o wrestling através da indicação do seu treinador para que pudesse melhorar seu desempenho no jiu-jitsu. 

Aos 18 anos, Joice decidiu fazer uma transição do jiu para o wresting e seu primeiro treinador no esporte, Jeferson Teixeira, foi o responsável por despertar o interesse da atleta pela modalidade, fazendo com que ela se aprofundasse cada vez mais. O apoio da família foi fundamental para que seguir nessa empreitada. “Minha família sempre me incentivou a praticar esportes. Meu pai faleceu quando eu tinha 18 anos, ele me viu lutar jiu-jitsu, mas não me viu lutar wrestling. Minha mãe me apoia, mas fica nervosa em me ver competir”, relembra a atleta.

Um ano após iniciar no esporte o treinamento mostrou resultado e Joice conquistou o título de Campeã Brasileira Junior, no ano seguinte ela evoluiu dentro do wrestling, levando para casa mais uma conquista, dessa vez o título de Campeã Brasileira Seniôr. “Com o esporte aprendi a ser dedicada e persistente e com isso descobri que podemos alcançar todos os nossos objetivos em qualquer fase de nossas vidas”, revela a Joice. 

Somente aos 22 anos é que Joice começou a lutar profissionalmente dentro do esporte. Um momento decisivo foi no ano de 2005, quando passou a receber o bolsa-atleta do Governo Federal. “Nesse momento decidi que pelo menos por um ano me dedicaria totalmente à luta e não ia me preocupar em procurar um emprego. Apenas estudar e treinar”, conta.

Em 2012, Joice realizou um dos seus maiores objetivos: representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres –  ela foi a única atleta da modalidade a representar o país naquele ano. “Quando era criança sonhava em ser atleta e poder um dia participar dos Jogos Olímpicos. Quando conheci o wrestling acreditei que essa era a modalidade que conseguiria realizar meu sonho. Classificar o Brasil para os Jogos de Londres foi um momento muito especial”, se emociona Joice ao lembrar. 

Quatro anos depois, a atleta repetiu novamente esse feito, classificando o esporte e dessa vez para competir em casa, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Foi um momento muito especial na minha vida, ter minha família e amigos lá pertinho, juntos e torcendo. Lamento muito em não ter avançado mais na competição, acho que nunca vai passar essa sensação de querer vencer uma luta nos Jogos Olímpicos” detalha.

ROTINA DE ATLETA

Em 2016, além de representar o Brasil pela segunda vez nos Jogos Olímpicos, Joice Silva realizou mais um sonho, o de ser mãe. A atleta engravidou no finalzinho daquele ano e devido a adaptação da rotina de mãe, ela optou por dar uma pausa no esporte – mas não se preocupe, em breve ela irá voltar com garra para tentar classificar o país em mais uma Olímpiada. 

Joice Silva nos revela como é sua rotina no período de treinos – a qual ela pretende voltar a todo vapor ao lado de seus treinadores cubanos, Pedro Miguel e Angel Torres. Seus treinamentos são intensos de segunda a sábado, divididos em dois períodos. O primeiro treino começa às 10h, depois a atleta almoça e tira um tempo para descansar, já o segundo treino acontece às 16h. 

Os treinos em período de competição são divididos em três categorias: físico, que contém corrida e musculação, técnico e o tático onde são trabalhadas as repetições de técnicas e a luta. “A intensidade dos treinos é planejada de acordo com a fase em que estamos. Quanto mais próximo da competição mais intenso e mais curto é o treino”, relembra.
A atleta também nos conta que seus treinos de corridas são adaptados para cada fase, podendo correr durante 30 minutos ou várias corridas de três ou seis minutos – o mais rápido que ela puder correr. 

Para Joice, a musculação é uma das peças fundamentais de seu treinamento, pois ajuda a prevenir lesões e a executar algumas de suas técnicas. Dois dias da semana a atleta se dedica à musculação durante quatro horas divididas em dois períodos (manhã e tarde). “Como minha modalidade é um esporte de combate, a força é algo que pode dar uma vantagem para o lutador. O foco da musculação também varia com a fase. Pode ser de ganho de massa muscular, ganho de força explosiva e manutenção da força”, detalha a lutadora. 

Quando está perto das competições a atleta necessita de uma redução em seu peso e assim opta por uma a alimentação mais regrada, não se permitindo desviar da sua dieta. Quem dá o acompanhamento necessário para a lutadora é a nutricionista Mariana Belém. “A necessidade nutricional do meu esporte é ter uma alimentação que me ajude a ter a melhor performance para treinar. Em determinadas épocas ainda é preciso controlar meu peso corporal para que ele não aumente. Às vezes é preciso baixar o peso, pois meu esporte tem categorias de peso, logo, se eu estiver acima do peso exato da minha categoria sou desclassificada da competição”, detalha Joice.

Atualmente, Joice têm alguns cuidados com a alimentação, como: evitar frituras, refrigerante e doces, procurando seguir à risca as orientações de sua nutricionista. Além de uma alimentação regrada, a lutadora também conta que em período de competição consome suplementos como: whey protein, pré-treino e creatina. “Acredito que a suplementação me ajuda na época em que estou de dieta, pois não posso comer a quantidade que gostaria. Quando faço dieta sem suplementar sinto meu rendimento diminuir e sinto fraqueza muscular. Com a suplementação nesse período não sinto mais fraqueza muscular durante o treino”, esclarece.

Adepta do shake de proteína, a lutadora costuma fazer quatro refeições ao dia e passa por uma avaliação nutricional a cada mês, podendo assim alternar sua dieta ou suplementação –  principalmente, quando está em fase de pré-competição. “Considero que tenho facilidade de perder peso, minha relação com a balança é a seguinte: me mantenho próximo ao peso da minha categoria para não sofrer demais perdendo peso; me permito ficar 5kg acima do peso em fase não competitiva, 3kg um mês antes e até 1kg uma semana antes da competição. Já, na fase em que preciso de perder peso, perco em média 2.000 calorias - o gasto calórico em um dia com dois treinos é muito alto. Saio da dieta apenas nos fins de semana em que não tem competição por perto”, conta. 

Joice Silva uma mulher lutadora, acredita que seu diferencial dentro do wrestling foi trabalhar bastante. Sua dedicação aos treinos à levou a ter destaque e êxito no Brasil e também internacionalmente. A atleta revela que sempre recebeu elogios por buscar aprender mais. 
Seu plano para os próximos meses é voltar à sua rotina de treinos - porém ainda sem data definida para a próxima competição. Joice está vibrando com a expectativa de classificar o país novamente, mas desta vez para os Jogos Olímpicos de Tókio em 2020 e assim quem sabe conquistar o seu sonho de ter sua primeira medalha Olímpica. Nossa torcida já é grande!


CARDÁPIO
Alguns dias antes de uma grande competição esta é a dieta que a atleta mantém: 

Café da manhã 
2 fatias de pão light + queijo minas + 1 copo de chá verde

Almoço 
Macarrão com frango

Lanche/Pós-treino 
1 banana

Jantar 
Salada de alface e frango + 1 copo de limonada 

Perfil: Joice Souza da Silva 
Data de nascimento: 20/07/1983
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Modalidade: Wrestling 
Categoria: 58kg
Peso: 64kg
Altura: 1,67cm
Equipe: Marinha do Brasil 
Patrocinadores: Marinha do Brasil 

Redes Sociais:
Instagram: Joyjoicesilva
Twitter: Joiceluta 
Facebook: www.facebook.com/joicesilva
Snap: joicesilva20073

Principais títulos:

2016 – Vice-campeã Mundial Militar Macedônia
2016 – 12° Lugar nos Jogos Olímpicos Rio
2015 – Campeã dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 
2012 – 12° lugar nos Jogos Olímpicos Londres 
Mais de 10x Campeã Brasileira

Comentários