As unhas não têm apenas função estética, elas também são extremamente funcionais. “O diagnóstico das unhas pode indicar desde doenças sérias até a falta de vitaminas", explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). Por isso, é sempre bom ficar de olho em mudanças na coloração, formato e textura das unhas, que devem permanecer sempre fortes, transparentes e lisas.
Para evitar este problema, é importante tomar alguns cuidados como adotar uma alimentação saudável, de preferência rica em proteínas, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, fazer uso diário de hidratantes e evitar a exposição prolongada à água e detergentes. “O ideal é que você evite também retirar completamente as cutículas”, destaca a dermatologista.
Dra. Valéria alerta que você deve consultar um dermatologista regularmente e relatar para ele sempre que notar qualquer mudança em suas unhas. Assim, ele poderá diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento para cada caso.
Comentários