Quando se trata de saúde e bem-estar, os cuidados diários vão muito além da alimentação e da prática de exercícios. Com isso em mente, em 2004, os irmãos Tiago e Diego Diniz, identificaram um nicho pouco explorado no varejo brasileiro naquela época e decidiram investir no segmento. Assim surgiu uma das primeiras lojas de suplementação alimentar do país, em Osasco/SP. Inicialmente a empresa ofertava clara de ovo desidratada, albumina, aminoácidos líquidos, hipercalóricos e hiperproteicos.
Grandes adeptos de atividades físicas, a dupla deixou de lado suas formações nas áreas de Publicidade e Propaganda e Direto e juntou cerca de R$ 11 mil reais em economias, para abrir o próprio negócio. Na época, nomeada de Superman Suplementos Alimentares, a loja chegou a faturar R$ 150 mil logo no primeiro ano de funcionamento.
Após quatro anos de atividade a empresa atingiu a marca dos R$ 300 mil por ano. “Toda a informação sobre o setor, produtos e distribuição foi fruto de pesquisas realizadas durante visitas a outros países, já que aqui era tudo muito incipiente”, pontua o sócio-fundador e atual diretor comercial da rede, Diego Diniz.
Depois dos desafios iniciais de um novo negócio, como: escolher o ponto de venda, estruturá-lo enquanto loja, selecionar os fornecedores, contratar funcionários, entre outros, a loja ganhou espaço no mercado e credibilidade entre os consumidores – que culminou na oportunidade de expansão. Em 2006, as expansões começaram a aparecer e surgiu mais duas unidades em galerias – ambas localizadas em São Paulo, nos bairros de Bela Vista e Centro.
Dois anos depois, o processo de expansão continuava, foram abertas mais três unidades na grande São Paulo – incluindo a primeira em um shopping, o Internacional de Guarulhos, no Hall comum, ao lado de grandes lojas. “Foi uma decisão bastante importante para o amadurecimento do negócio, pois ganhamos espaço numa área destinada, inicialmente, só às grandes redes entre grandes marcas do varejo alimentício, atrelando a essa demanda (alimentação) o apelo do cuidado com a saúde”, lembra o também sócio-fundador, atual diretor administrativo financeiro Now, Tiago Diniz.
As conquistas não pararam por aí! Os irmãos administravam, em paralelo, quatro pontos comerciais fixos da Superman em academias (store in store) e, no ano de 2009, mais dois shoppings ganharam unidades da Superman: o Aricanduva e o Santana.
Neste momento em paralelo outros negócios brotavam, como a empresa de representação – para trazer os produtos importados e a distribuidora – para dar vazão a todo esse canal de vendas criado por eles. “Foram 10 lojas em menos de cinco anos. Uma época de muito trabalho e aprendizado, impulsionados pela maturação do mercado e pela introdução do segmento de bem-estar no Brasil”, lembra Diego Diniz.
Desta forma, pelo pioneirismo e informação que dispunham dos produtos comercializados, tendo em vista que já eram representantes exclusivos de algumas marcas internacionais, começaram a fabricar produtos exclusivos para dar vazão à demanda do mercado. Além disso, os sócios viraram referência no assunto, oferecendo consultorias e palestras sobre suplementação alimentar e ajudando o público consumidor em geral.
RECUAR PARA FORTIFICAR
Com experiência de ponta a ponta: da fabricação ao varejo, passando pela importação e distribuição, a dupla de empreendedores consequentemente gerou uma série de gargalos em todos os negócios. Por conta disso, em meados de 2010, o grupo sentiu a necessidade de se concentrar em um único mercado e a opção foi a de permanecer no varejo e na fabricação de produtos. Porém, reestruturando tudo, reduzindo o escopo e enxugando as operações para poder crescer de maneira estruturada e equilibrada.
O marco inicial da nova fase foi a mudança do nome da empresa para o atual: Now Nutrição Esportiva, seguida pela definição do posicionamento estratégico e readequação administrativa, investindo em sistema, treinamento de equipes, mudança de layout do ponto de venda, revisão do mix de produtos, entre outros.
Em 2012, já organizados e novamente querendo expandir, mas desta vez, sem erros, recorreram à consultoria de franquias e varejo Stockler para, enfim, realizar o diagnóstico e a formatação do negócio para o franchising – processo que, a partir deste ano, ganha foco total para todo o país.
Consolidada e com amplo ‘know how’ – pela experiência vivida pelos sócios – hoje, a empresa é a única rede de suplementação alimentar com a maior variedade de produtos disponíveis, entre nacionais e importados, são 2,1 mil no total. “Além disso, nosso grande diferencial é o atendimento personalizado, pelo qual garantimos qualidade, presteza e confiança, além do menor preço do mercado para o consumidor final”, enfatiza Tiago Diniz.
A rede possui atualmente 22 lojas, sendo dez próprias, possui o maior mix no ramo de suplementação alimentar, saúde e bem-estar do mercado nacional, entre itens de suplementos alimentares, vestuário fitness, vestuário para treinos esportivos e itens para artes marciais, acessórios e equipamentos funcionais, entre outros produtos voltados à alimentação saudável. Além de contar com a marca própria da empresa, Evolution, que representa 14% do total das vendas – sendo a whey protein, o carro-chefe da empresa.
A Now Nutrição Esportiva tem como objetivo atingir a marca de 28 lojas até o fim deste ano e para os próximos anos dobrar, a cada 12 meses, o número de unidades – chegando ao total de 48 lojas até 2020. Entre as praças de maior interesse estão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
LINHA DO TEMPO:
2004 – Início das atividades no varejo, abertura do primeiro box em Osasco/SP
2006 – Abertura de duas lojas, em São Paulo Capital
2008 – Inaugurações de mais três unidades – sendo a primeira um centro comercial, shopping em Guarulhos/SP
2010 – Início da produção industrial e criação da marca própria, Evolution
2011 – Mudança da rede de varejo para Now! Nutrição Esportiva
2012 – Inaugurações de outras duas unidades, em Osasco/SP
2013 – Início da estruturação para expandir as franquias, com abertura da unidade franqueada
2017 – Primeira rede de lojas de suplementação a atender o público varejista em evento internacional - Arnold South Classic
2017 – Participação na Brasil Trading Fitness Fair
2018 – Participação na feira Arnold Classic South América 2018
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