Desde criança o atleta Felipe Santana foi incentivado pelos pais para ter uma vida saudável. Este estilo de vida ia desde uma alimentação equilibrada até a prática de atividades físicas como natação, karatê, capoeira e futebol. Mas, a entrada para esse universo saudável e fitness teve um empurrãozinho especial do irmão mais velho de Felipe, que praticava flexões, abdominais e exercícios em casa. “Aos 11 anos, me deparei com meu irmão fazendo flexões em série, fiquei muito curioso e ele me explicou como funcionava. Fui motivado e incentivado por ele, que me ensinou a realizar exercícios de base como flexão de braços, tríceps banco, barra fixa e abdominal, realizando séries e com descanso entre elas”, relembra Felipe.
Aos 13 anos, Felipe já estava colocando cadernos e mochilas nas costas para fazer flexões mais elaboradas e torcendo para logo chegar aos 16, afinal há 20 anos atrás, menores de 16 anos não podiam frequentar as academias de musculação. Finalmente Felipe entrou na academia e nessa época além da vontade de treinar ele já queria moldar o corpo. “Treinei muito até os 18, foi quando conheci o atleta Gustavo Galvão, o Binho. Eu admirava muito ver ele treinando, ele foi o primeiro contato que tive com o fisiculturismo e minha motivação para buscar a evolução constante. Ele me incentivou muito neste período”, detalha.
O tempo passou e o jovem atleta se manteve em busca de um melhor desempenho, com treinos e alimentação regrados, afinal sendo filho de policial Felipe aprendeu desde cedo que seguindo as regras é possível se obter sucesso e evoluir. Anos depois o atleta passou a praticar corridas leves nas ruas de sua cidade, hábito que o fez se apaixonar pelo esporte e o levou a competir algumas maratonas de corridas para atletas amadores.
Autodidata e sempre muito curioso, o empresário e advogado por formação abriu os olhos em relação ao desenvolvimento, a alta performance e o alto rendimento e percebeu o quanto longe poderia chegar se acreditasse em seu próprio potencial.
Muitos estudos, treinos, dietas regradas e determinação, em 2017, Felipe Santana competiu pela primeira vez, na oportunidade o atleta foi Top 4 no campeonato Mr. Litoral que aconteceu em Santos/SP. O resultado foi muito bom, mas segundo o jovem poderia ter sido muito melhor, pois ele acabou subindo no palco com uma categoria errada e não se desenvolveu tão bem quanto poderia.
Agora na categoria correta para seu estilo de corpo, peso e altura, Felipe compete atualmente na categoria Culturismo Clássico – que exige desenvolvimento em todas as partes do corpo e músculos, a fim de obter o tamanho máximo, de forma equilibrada e harmônica, entre peso e altura. A cada preparação uma evolução e no segundo campeonato que participou Felipe já foi Top 3. “Pra mim a terceira colação no Campeonato Paulista IFBB 2018 foi excelente, afinal tive um diferencial de subida nos palcos que me destacou dos outros atletas”.
Felipe garante que seu diferencial vem da alimentação limpa e saudável. Inicialmente por falta de condições de adquirir suplementação, Felipe optou por ser o mais natural possível e atualmente retira somente da alimentação todos os nutrientes necessários para manter seu shape em dia. “Não utilizo suplementação, por falta de recursos, mas uma vez que não as tenho, encontrei maneiras de suprir as necessidades básicas somente através da alimentação, sem suplementos e sem industrializados”, esclarece o atleta Felipe.
Marmiteiro assumido, Felipe carrega suas marmitas por onde vai e se alimenta de quatro a cinco vezes por dia de alimentos sólidos. Os hábitos saudáveis adquiridos na infância, são a base da alimentação do atleta hoje, que além de não consumir suplementos alimentares, não consome também alimentos industrializados como açúcar, bolachas, salgadinhos, refrigerantes e até mesmo enlatados e embutidos. Felipe se espelha muito no pai – que inclusive acompanhou o filho durante todo o dia da produção desta matéria e não perdeu nenhum clique. “Virou hábito ser saudável, faz parte do meu dia a dia, aprendi com meu pai a me alimentar diariamente de muita salada e dar preferência a comida de verdade ao invés de lanches e outras besteiras. Não sinto falta dos suplementos, pois com a minha alimentação natural regrada e balanceada, consigo suprir todas as necessidades do meu corpo”, conta o atleta.
Fã de uma boa rotina, para cada período de competição o atleta segue um protocolo alimentar e em todos é possível encontrar o suco verde na rotina de Felipe, que explica que para cada estágio o que pode variar são as proporções e as variedades dos alimentos que são incluídos no suco. “Por exemplo em meu período de off-season utilizo muito a beterraba que possui inúmeros benefícios, porém em período de preparação para os campeonatos eu não posso usar a beterraba devido à grande quantidade de carbo e, independente do período, sempre quebro o jejum com suco verde. Gosto muito de colocar no meu dia a dia a água com limão e em alguns momentos a água com própolis. Já no meu pré-treino sempre utilizo a vitamina de frutas, pois além de colaborar com meu pico de insulina, ela é uma refeição liquida, facilitando a minha digestão. Lembrando que sempre coloco água na minha vitamina e não leite”, detalha o atleta que não se sente prejudicado por suas escolhas alimentares e ainda nos contou que depois da vitamina ele toma cinco ovos crua inteiros e que não desperdiça a gema por nada.
Atualmente Felipe não corre mais maratonas, mas adora uma corrida nas ruas para garantir o cardio semanal ou até mesmo para distrair. Outra paixão da fera é subir e descer inúmeras vezes as escadas do prédio onde mora, principalmente nos períodos de pré-competição. “Quando estou em preparação preciso fazer dois cardios por dia, então faço um pós-treino e um antes de dormir e neste último me garanto subindo e descendo as escadarias do meu prédio que tem 17 andares. Uma hora de escadaria vai dar mais ou menos oito subidas e descidas, que além de melhorar meu condicionamento define os cortes e fortalece minhas pernas”, explica a fera.
Segundo o atleta, até hoje as dificuldades que não o levaram ao topo do pódium não foram relacionadas a falta de suplementos e sim a inexperiência com relação a categoria, a pintura correta do corpo e as poses realizadas no palco no dia competição. Nos últimos campeonatos Felipe Santana trocou figurinhas com outros atletas e acabou conhecendo o coach Nilton Sousa o mais novo responsável pelo desempenho do atleta e o resultado dessa união só poderia ser sucesso, Felipe Santana acaba de garantir o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro, realizado recentemente em Ribeirão Preto/SP.
Para encerrar com chave de ouro esta matéria Felipe deixa um recado para os fãs: “Estude e busque o máximo de informações e conhecimento possível, pois tão importante quanto os treinos e as dietas, são os estudos para ampliar seus conhecimentos e a sua visão sobre o esporte, dieta e nutrição. Cozinhe suas refeições, aprimore os nutrientes e sabores para que a dieta se torne mais agradável”, finaliza o campeão.
FAÇA DIFERENTE
Para o Faça Diferente desta edição Felipe preparou uma combinação de exercícios que ele utiliza em período de pré-contest, onde o foco é manter a alta intensidade e o volume de treino.
Este tri-set serve para manter o metabolismo em alta, adquirir volume muscular, cortes mais profundos, manter baixo o percentual de gordura e otimizar o preenchimento da parte superior do peitoral.
Tri-set
Para cada exercício da tri-set descrita abaixo o atleta praticou cinco séries com uma média de 10 repetições ou até a fadiga muscular e utilizou um banco com elevação de 45º.
Supino inclinado com halteres
No banco inclinado, comece o exercício com os braços estendidos segurando os na altura do tórax, com as palmas das mãos voltadas para a frente. Flexione os cotovelos até obter o ângulo de 90º.
Crucifixo inclinado no Crossover (cruzando e alternando as mãos)
No banco inclinado, cruze os braços e segure os pegadores presos às polias baixas de um aparelho Crossover. Tracione simultaneamente horizontalmente até as mãos se cruzarem. Repita alternando as mãos.
Extensão simultânea de cotovelos com anilha
No banco inclinado, utilize os uma anilha e junte-a entre as mãos, com os dedos alongados, dobre os cotovelos e na sequência estenda-os verticalmente. Neste exercício a força é executada entre a palma das mãos e o pulso, recrutando assim a parte superior do peitoral.
CARDÁPIO:
A dieta do atleta no período de pré-contest é constituída por 6 refeições
Refeição 1
Suco verde, consumido após o AEJ
Suco verde: refeição líquida, de fácil absorção, repleta de micronutrientes, antioxidantes, clorofila, fitoquímicos, entre outros. No pré-contest ou off-season o atleta sempre quebra o jejum com o suco e a diferença está nos itens utilizados.
A receita do suco varia de acordo com o período de competição:
Pré-contest: 3 folhas de couve, espinafre, salsinha, gengibre, limão e pepino.
Off-season: A mesma receita anterior, adicionados cenoura e beterraba e o que mais desejar.
Refeição 2
7 ovos (com 2 gemas)
100g de mandioquinha
Refeição 3 - pré-treino
5 ovos inteiros
Refeição 4 - pós treino
200g de carne vermelha
80g de mandioquinha
Refeição 5
200g de frango
Refeição 6
200g de frango
200g de abacate
40g de farelo de aveia
Em todas as refeições Felipe utiliza saladas para complementar os micronutrientes e fibras na dieta, dando preferência para folhas verdes: alface, rúcula, agrião e pepino devido ao baixo teor de carboidrato.
A importância dos micronutrientes na dieta é fundamental para manter a saúde, a imunidade alta e proporcionar maior absorção dos macro nutrientes. Portanto, é altamente recomendável fazer o consumo de saladas em qualquer modalidade de dieta.
PERFIL:
Nome: Felipe Santana Santos
Data de nascimento: 30/06/1990
Local: São José dos Campos/SP
Altura: 1.72m
Braços: 45cm
Peso em off-season: 85 a 90kg
Peso em pré-contest: 75 a 80kg
Patrocinadores:
Sítio Verde Hortifruti
Academia Runner SJC
Seitai Correção Postural - Paulo Matsumoto
Principais títulos:
2018 – Top 3 no 8° Campeonato Paulista 2018 IFBB
2017 – Top 4 no 1°Mr. Litoral 2017 IFBB
TREINO DO ATLETA
TREINO DE PEITORAL
Supino na máquina – 5X15 – 90kg
Voador / Peck Deck – 5X10 (ou até a fadiga) – 80kg
Smith / Supino 45º / Barra guiada – 5X10 – 50kg
Crossover – 5X10 – 27kg
TREINO DE COSTAS
Remada – 5X10 – 70kg
Remada baixa – 5X10 – 80kg
Pulley costas – 5X10 – 86kg
BI-SET DE BÍCEPS E TRÍCEPS
Scott – 5X10 – 80kg + Testa 5X10 – 16kg em cada lado
Tríceps na polia – 5X10 – 16kg + Rosca martelo com halteres – 5X10 – 30kg
TREINO DE OMBROS
Elevação com halteres no banco – 5X10 – 34kg
Elevação frontal unilateral com halteres – 5X10 – 34kg
Crucifixo inverso na polia – 5X10 – 12kg
Encolhimento com halteres – 5X10 – 58kg
TREINO DE PERNAS
Agachamento livre – 5X12 a 15 repetições
Leg 45° na máquina – 3 séries Super Slow
(6 segundos na fase excêntrica e 6 segundos na fase concêntrica).
Leg 45° na máquina – Drop set: 40, 30, 20, 15 e 10 repetições.
Avanço caminhando com carga baixa: 250 passos sem descanso
Mesa flexora – 5X12 a 15 repetições
Comentários