ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Dieta: Água com Limão

Será que tudo o que ouvimos falar por aí sobre esta dupla é realmente verdade?

Dieta: Água com Limão Crédito: BANCO DE IMAGENS
Chegou a hora de desmistificar uma das dicas mais tradicionais do universo das dietas, afinal, quais os reais benefícios da famosa água morna com limão para a dieta? É mito ou verdade que ela emagrece? Limpa o organismo? Alcaliniza o sangue? Nós fomos atrás de todas estas respostas e o resultado vocês conferem agora. 
Fruto muito versátil e rico em vitamina C, o limão pode ser usado tanto como tempero em diversos pratos, desde carnes, saladas ou até no preparo de diversas sobremesas e sucos. Conhecido também por ser um fruto de baixa caloria – cada 100g possui apenas 26 calorias – seus benefícios podem ser obtidos usando o suco ou as raspas da casca, que por sua vez é rica em óleos essenciais. 
Conhecido também por ser um ótimo aliado para combater gripes e resfriados, principalmente quando utilizado na preparação de chá com mel, este fruto poderoso ainda oferece uma infinidade de benefícios e a nutricionista Bruna Crivelari, listou para nós os principais. “O limão é um alcalinizante poderosíssimo que pode ajudar a equilibrar eventuais situações de acidez, além disso, ele é rico em vitamina C que previne contra gripe e também apresenta efeitos anti-inflamatórios. Também utilizado em casos de asma, ele é rico em potássio, por isso ajuda a reduzir a pressão arterial, tratar a prisão de ventre, diminuir o inchaço, tratar a anemia e o mais falado, destoxifica o organismo e combate os danos causados pelos radicais livres mantendo sua pele fresca”.

ÁGUA COM LIMÃO X DIETA 
Eis a hora da verdade! Agora já sabemos que o limão tem inúmeros benefícios e que sim, ele realmente alcaliniza o sangue e deixa nosso organismo limpo e saudável. Porém, para se obter resultados deste hábito é necessário que o consumo seja prolongado e, o principal, é preciso dar adeus aos produtos industrializados, pois de nada adianta limpar o organismo e continuar com hábitos nada saudáveis. 
“No contexto o consumo do limão faz referência a limpar, eliminar impurezas, facilitar a circulação e melhorar a viscosidade do sangue. O limão tem essa fama não é à toa, pois possui uma capacidade digestiva, desoxificante e alcalinizante. O pH ideal mantém a faixa de 7,36 e 7,42, ou seja, não é o simples fato de tomar limão que manterá seu pH alcalino, mas, torná-lo um composto aliado facilitará o processo, mantendo uma dieta equilibrada e usando-o com sabedoria para manter o organismo em equilíbrio”, explica a nutricionista Bruna Crivelari. 
Mas, o limão sozinho não pode fazer milagres! Segundo a nutricionista Alexia Slanzi Florêncio, quando isolado, o fruto não consegue desintoxicar o organismo, ele vai somente auxiliar no processo, mas se o indivíduo não tiver uma alimentação saudável e balanceada, não será tão fácil assim limpar o organismo. “O limão uma fruta com muitos benefícios, porém sozinho não tem poder de queimar a gordura. Para obter o resultado de eliminar a gordura temos que viver uma vida ativa, com exercícios físicos e alimentação saudável”, complementa.  
Independente da água ser morna ou natural – pois, não há comprovação científica que prove que o consumo morno interfira de forma benéfica – Alexia orienta que caso o consumo seja feito para aumento da imunidade, o indicado é que o ‘suco’ seja consumido uma vez ao dia pela manhã, podendo até mesmo acrescentar umas gotinhas de própolis a mistura. 
“A água com limão contém um tipo de fibra presente nas frutas: a pectina. Esta é a responsável pela sensação de saciedade que irá favorecer o ato de comer menos durante todo o dia, resultando na perda de peso. Além disso, a pectina fará com que você se sinta hidratado, evitando assim a dor de cabeça, a fadiga e o mau humor durante o dia. Porém, não basta somente tomar água com limão, é preciso iniciar uma reeducação alimentar e buscar um estilo de vida saudável e ativo. Entendam que o que causa acidez no organismo é a alimentação, ou seja, alimentos ricos em processados, farinha branca, frituras, conservantes, aditivos, bebidas alcóolicas, congelados e outros. A constância no consumo destes alimentos causa o desequilíbrio e acidificação sanguínea em longo prazo”, esclarece a nutricionista Bruna Crivelari. 
A nutricionista Alexia Florêncio chama atenção para o fato de que a internet deixa nossa vida mais prática e orienta: “Devemos tomar cuidado com o que acreditamos, pois, a água com limão tem sim seus benefícios, porém, não tanto quanto dizem por aí. Nenhum alimento isolado terá o poder de fazer você queimar gordura se você não se mexer e se cuidar, ele irá atuar como um aliado para o aumento da sua imunidade e auxiliar no bom funcionamento do organismo. É preciso entender que cada pessoa tem sua individualidade e que nem tudo que dá certo para o seu amigo terá o mesmo resultado para você. Por isso é necessário sempre buscar orientação de um profissional”. 
Sim! O limão tem inúmeros benefícios, mas seu consumo diário com água morna ou não, não faz milagres. Precisamos mudar nossos hábitos alimentares, aderir as famosas trocas saudáveis, praticar atividade física e tudo com acompanhamento profissional, aí sim teremos resultados tomando água com limão. Antes de aderir a qualquer dieta da moda que funcionou com alguém que copiou de outra pessoa procure um médico ou nutricionista e tire todas as suas dúvidas!

FONTES CONSULTADAS
Alexia Slanzi Florêncio:  Graduação em Nutrição pela UNIP Universidade Paulista - Campus São José do Rio Pardo - CRN3 53.267/P

Bruna Crivelari: Graduada em Nutrição pela UNIP, cursando Pós-graduação em Nutrição Esportiva. CRN 53.084

Comentários