MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Lenda Murray

Conheça a história da fisiculturista que foi campeã 6x consecutivas no Ms. Olympia

Mitos do Bodybuilding: Lenda Murray A história de Lenda começou no ano de 1962, na cidade de Detroit/EUA
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Quem vê Lenda Murray atualmente, aos 56 anos de idade, não sabe o quanto ela batalhou para conquistar uma posição de prestígio na história do fisiculturismo feminino.
A história de Lenda começou no ano de 1962, na cidade de Detroit/EUA. Na adolescência, como qualquer outra jovem, ela se interessou pela prática do esporte, com atividades que iam desde corrida até a dança, como líder de torcida. Mas, como a maioria dos jovens, ao entrar na faculdade, Lenda deixou de lado o plano de viver da atividade esportiva e focou no seu mais novo objetivo, que era exercer a carreira de advogada, mas a vida tinha caminhos diferentes reservados para ela.
Dona de uma beleza incomparável, ainda na faculdade, Lenda foi eleita rainha da sua turma. O título somado ao conhecimento como líder de torcida abriram várias portas para ela, que passou a integrar a equipe de líderes de torcida do time Dallas Cowboy – um dos mais famosos times de futebol americano.
Nessa época, Lenda Murray, já não estava mais satisfeita com o próprio corpo, sentindo a necessidade de diminuir a espessura de suas coxas. Foi nesse período que a bela conheceu as maravilhas que a academia poderia proporcionar ao seu corpo. Logo nos primeiros dias de treino a atleta fez amizade com Ron Love – uma futura concorrente no campeonato NPC Nationals. A amiga enxergou em Lenda uma grande promessa para o fisiculturismo. Durante o período de um ano a bela se preparou para competições e, em 1985, pisou pela primeira vez no palco da NPC Michigan State.
Após conquistar logo de cara o 4º lugar em uma competição de fisiculturismo, Lenda Murray se apaixonou pela modalidade.  Na primeira competição seu pai não pode estar presente, mas compensou em todas as seguintes em que ela participou. O incentivo deu certo e cada vez mais a atleta ganhava espaço no esporte. Em pouco tempo ela já ganhava concursos de patamar estadual e regional. 
Em 1989, Lenda Murray já estava entre os nomes de fisiculturistas profissionais do Campeonato Norte-Americano da IFBB – o qual ela venceu em primeiro lugar.
Com a repentina ascensão no mundo do fisiculturismo, todos os olhos estavam voltados para Lenda Murray, que estampava várias capas de revistas fitness da época. Além de se tornar uma das principais referências do esporte presente nos livros ‘The Women’ e ‘Modern Amazons’, produzidos pelo fotógrafo, Bill Dobbins – grande admirador da atleta.
No ano de 1990, a fisiculturista participou pela primeira vez do concurso IFBB Ms. Olympia, se tornou campeã e manteve o título por seis edições consecutivas – como sua antecessora, Cory Everson.
Lenda Murray, manteve o título de Ms. Olympia de 1990 a 1995, que lhe trouxe ainda mais visibilidade no mundo do fisiculturismo. As revistas mais influentes da época queriam saber quem era essa musa fitness e as mulheres praticantes de atividades físicas tinham o corpo de Lenda como referência. 
Lenda se tornou dona de um físico padrão para os jurados de competições de fisiculturismo daquela época pois, eles buscavam um corpo de ampulheta – com os ombros largos e afinados, um torso em forma de V e um destaque na parte inferior do corpo bem trabalhada.
Mas, a maré de sorte durou pouco tempo, durante o Ms. Olympia 1996, Lenda Murray, conheceu o amargo gosto da derrota. Kim Chizevsky-Nicholls, assume o título de campeã, deixando para Lenda a segunda colocação. 
Em 1997, o resultado não foi diferente, mais uma vez a musa fitness perde para Kim – tendo que se contentar novamente com a segunda posição. As derrotas consecutivas de certa forma abalaram o emocional da atleta, que decidiu abandonar as competições de fisiculturismo.
Cinco anos depois de sua última derrota, no ano de 2002 Lenda Murray resolve dar a volta por cima. Renovada, a atleta pisa novamente no palco do Ms. Olympia, retomando o título de campeã e o mantendo por dois anos consecutivos – em 2002 e 2003.
Apesar da volta em grande estilo ao mundo do fisiculturismo, seu retorno foi breve. Em 2004, novamente Lenda perde o posto de Ms. Olympia – conquistando apenas a segunda colocação. Que veio com a decisão de se aposentar definitivamente das competições e palcos de fisiculturismo.
Após, oito vitórias no Ms. Olympia, Lenda Murray passou a colher os frutos de toda sua dedicação e amor voltados ao fisiculturismo. A atleta recebeu diversos convites para ser comentarista em eventos relacionados ao esporte, além de ser reconhecida pela IFBB, se tornando parte do Hall of Fame, em 2010. 
No ano seguinte, 2011, seu talento foi lembrado mais uma vez ao se tornar membro do National Fitness Hall of Fame – recebendo o prêmio das mãos do astro, Arnold Schwarzenegger.
Atualmente, afastada dos palcos e avó de 11 netos, se engana quem pensa que a paixão de Lenda Murray pelo fisiculturismo morreu. A eterna musa fitness, promove e organiza uma competição da NPC, realizada todos os anos na Norfolk State University. Competição que a homenageia ao levar o seu nome, Lenda Murray Bodybuilding, Figure e Bikini. 
Quer saber mais? Acesse: www.lendamurraybodybuilding.com

TÍTULOS 
2004 – IFBB Ms. Olympia – 2º lugar
2003 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
2002 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1997 – IFBB Ms. Olympia – 2º lugar
1996 – IFBB Ms. Olympia – 2º lugar
1995 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1994 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1993 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1992 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1991 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1990 – IFBB Ms. Olympia – 1º lugar
1989 – IFBB North American Championships – 1º lugar
1989 – NPC Junior Nationals – 1º lugar
1988 – NPC Michigan – 1º lugar
1987 – NPC North Coast – 2º lugar
1987 – NPC Michigan – 3º lugar
1986 – NPC Iron Woman Michigan – 3º lugar
1986 – NPC Michigan – 3º lugar
1985 – NPC Eastern Michigan – 1º lugar
1985 – NPC Michigan State – 4º lugar

Comentários