O coco é um dos alimentos mais nutritivos para a saúde, em suas diversas formas e composições, além da quantidade de vitaminas e minerais, ainda possui uma combinação fantástica de ácidos graxos que proporcionam muitos benefícios para a saúde.
A receita foi criada pela nutricionista Nathália Mendes Tortelli, a partir de outra receita apresentada por uma paciente, porém com adaptações, para melhorar o valor nutricional. A receita se encaixa perfeitamente em um plano alimentar que tenha como objetivo a alimentação low carb, ou seja, que limite o consumo de carboidrato, sem retirá-lo 100% da dieta.
Por ser uma receita de alto valor biológico e rica em gorduras boas, a nutri orienta que seu consumo deve ser feito pela manhã ou antes de dormir. “Consumindo a receita pela manhã o corpo irá despertar recebendo uma proteína de alto valor biológico e gorduras boas, não proporcionando pico de insulina – o que favorece algumas doenças e o ganho de gordura. No caso do consumo antes de dormir, ela irá proporcionar sono anabólico, ou seja, sem perdas musculares e neste período não há grandes necessidades de carboidratos, pois não haverá gasto calórico devido ao sono. Exceto quando a pessoa treina pela manhã, neste caso é necessário aporte nutricional completo antes de dormir”.
A whey protein deve ser utilizada nas versões hidrolisada ou isolada, em razão de ser mais pura, com mínimo de gorduras e açúcares, diferente da whey concentrada cujas composições desses nutrientes são maiores.
A receita é adoçada com xilitol – adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais e tão doce quanto a sacarose, porém cerca de 40% menos calórico. No caso da whey ela pode ser substituída por uma opção sem sabor ou de baunilha, pois na versão original o whey protein de coco é usada justamente para intensificar o sabor da receita.
Para finalizar a nutricionista ressalta sobre a importância de não cometer exageros. “As receitas saudáveis devem ser utilizadas com moderação, como opção para sair da monotonia e até mesmo nas refeições livres estipuladas pelo nutricionista, ou seja, como forma de manter a qualidade alimentar experimentando sabores diferentes. É preciso entender que o excesso de alimentos e receitas saudáveis também impedem que os objetivos sejam alcançados”, finaliza.
Por nutri Nathália M. Tortelli - CRN: 50592
Ingredientes:
6 ovos inteiros
1 bebidas de coco light (leite de coco)
100g de coco ralado sem açúcar
1 colher (sopa) de xilitol
1 a 2 scoops de whey protein saborcoco
1 colher (sobremesa) de fermento químico
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador colocando o fermento por último. Unte uma forma com azeite e asse por aproximadamente 30 minutos (a temperatura irá depender do forno).
Cobertura:
Reserve um pouco da bebida de coco e ferva com adoçante, em seguida coloque por cima do bolo quente e acrescente coco ralado.
Dica: O bolo pode ser consumido quente ou gelado e fica muito saboroso quando cortado em pedaços embrulhados em papel alumínio e levados a geladeira.
Rendimento: Em média 15 pedaços
Valor nutricional: 1 fatia 80g
Carboidrato: 3,09g
Proteína: 14,43g
Gorduras Monoinsaturadas: 1,26g
Gorduras Poli-insaturadas: 0,37g
Calorias: 172kcal
Comentários