SAÚDE

Suplementação promove envelhecimento saudável e previne doenças

Saiba como suplementos adequados e específicos podem ser fortes aliados na prevenção de danos e promoção do envelhecimento saudável

Suplementação promove envelhecimento saudável e previne doenças Crédito: BANCO DE IMAGENS
A expectativa de vida do brasileiro é cada vez maior e a tendência, até 2030, é que o número da população idosa seja superior a população de crianças e bebês. Se antes, ao final do ano 2000, viver até 68 anos era considerado ‘bastante’, imagine nos dias de hoje, quando essa média já é de 75,5 anos. 
De fato, estamos vivendo mais, mas será que estamos conseguindo alcançar esse patamar com saúde? 
Acontece que chegar à terceira idade, para a maioria, representa adquirir problemas de saúde. Não que envelhecer seja sinônimo de adoecimento, mas muitas enfermidades naturalmente vêm com a idade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelos menos três em cada quatro idosos têm doenças crônicas. 
As disfunções mais comuns que chegam com os anos são: Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, osteoartrose, Mal de Parkinson, infarto, catarata, demências, perda de audição, enfisema, hipertensão e por aí vai... A lista é extensa, mas a boa notícia é que é possível evitar grande parte delas e é sobre isso que falaremos hoje: como suplementos adequados e específicos podem ser fortes aliados na prevenção de danos e promoção do envelhecimento saudável.
Associada a hábitos equilibrados a suplementação oferece muitos benefícios. Muitos dos nutrientes que o corpo necessita não são supridos apenas com a alimentação e com a idade, naturalmente, piora. Idosos têm deficiência em diversos nutrientes que são fundamentais para reduzir o risco de desenvolver patologias.
 
MASSA MAGRA
Envelhecer envolve uma série de alterações que acontecem tanto na composição, quanto na forma física do corpo. Claro que isso depende da saúde de cada indivíduo, bem como hábitos, estilo de vida (rotina, alimentação e horas de sono), hereditariedade, etnia. Mas, no fim, todas as mudanças refletem em aspectos biológicos, fisiológicos e bioquímicos de maneira similar nas pessoas. 
Um dos primeiros sinais do envelhecimento é a perda de massa magra, a sarcopenia que é caracterizada pela redução significativa de volume e enfraquecimento dos músculos. 
É possível notar essa mudança, de forma sutil, entre os 35 e 40 anos através da dificuldade em ganhar e manter a musculatura. Com o tempo, o problema piora e o músculo pode atrofiar. 
A suplementação, nesse caso, tem objetivo de fornecer a quantidade de proteína necessária para preservar e estimular os tecidos musculares. Não é vaidade, é que a massa magra promove mais força, resistência, equilíbrio e agilidade e reduz o risco de quedas e fraturas, proporcionando autonomia e mobilidade.
Por isso, a prática regular de exercícios associada à ingestão de suplementos como: whey protein, creatina, albumina, rice protein, soy protein, pea protein e derivados, pode desacelerar e até mesmo prevenir a sarcopenia. 

OSSOS 
A saúde dos ossos também é comprometida, principalmente em mulheres após a menopausa, em razão da mudança brusca hormonal. Essa perda de massa óssea gradual, chamada de osteopenia é um quadro clínico que, se não tratado, pode levar à osteoporose – condição em que o osso tem aspecto poroso, frágil e fica vulnerável à fratura ao menor impacto. 
Para manter a estrutura firme, a ingestão de cálcio é essencial ainda mais quando realizada com a vitamina D. Esse nutriente costuma ser deficiente em razão de menor exposição à luz solar, mas é trivial, pois auxilia na absorção do cálcio. 
Então quem não toma de 20 a 30 minutos de sol todos os dias – nos horários adequados – pode ter alguma deficiência de vitamina D, já que 90% dela é adquirida através da exposição aos raios solares e apenas 10% é adquirida através da alimentação. 
Além disso, outro ponto importante: a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) para as mulheres (que não tenham contraindicação) previne significantemente a perda de massa óssea e previne desenvolver doenças coronarianas, além de outros benefícios. 
 
ARTICULAÇÃO
Se os ossos fracos se desgastam e entram em atrito é porque também perdemos um fluído protetor que envolve nossas articulações. Este fluído é responsável por manter a cartilagem intacta, ma vez gasta, não há como recuperar. No entanto, é com o uso de compostos como sulfato de glucosamina, condroitina, entre outros, que contribuímos para a prevenção do desgaste e conservação da elasticidade dos tecidos cartilaginosos. 
 
CARDIOVASCULAR
Apesar de algumas doenças dependerem substancialmente de fatores variados, como genética, hábitos e sexo, a idade também é um ponto decisivo, afinal a musculatura do coração naturalmente enfraquece, as paredes das artérias se degradam e outros fatores prejudicam a circulação sanguínea.
Mas, é possível manter a saúde cardiovascular com suplementos antioxidantes, pois eles combatem ações danosas causadas por radicais livres, que atuam na membrana das células, envelhecendo-as. Um dos mais importantes é a Coenzima Q10 (CoQ10), que com a idade diminui. 
Existem outros componentes com propriedades preventivas, como a tiamina (vit. B1) conhecida por reduzir o estresse; a ‘vitamina E’ e o magnésio – estudos já comprovam que a maioria das pessoas não recebem quantidades suficientes (mínimas) apenas com a alimentação e a sua falta está intimamente relacionada com o desenvolvimento de doenças cardíacas. 
 
QUALIDADE DO SONO 
Uma necessidade biológica que tende a diminuir com a idade, devido à baixa produção de uma substância chamada melatonina: o sono! A idade é influente na produção desse hormônio e com o tempo a quantidade insuficiente pode causar insônia. Quando a qualidade do sono é afetada o corpo entra em estado de estresse, gerando outras disfunções como a baixa imunidade, aumentando as chances de contrair doenças e outros problemas.

INTESTINO SAUDÁVEL 
A idade avançada também pode comprometer o funcionamento do intestino. O trato intestinal é considerado nosso segundo cérebro, devido a uma semelhança quanto à complexidade e quantidade de neurônios presentes na medula espinhal. Isso o torna não só responsável pela digestão de alimentos e absorção de componentes, mas também pelas funções ligadas ao sistema nervoso.
Por isso, o uso de probióticos pode ser muito benéfico! São micro-organismos que fazem parte da nossa flora intestinal. Essas bactérias equilibram o funcionamento do órgão, auxiliam no reforço do sistema imunológico, na prevenção de doenças e na absorção de nutrientes e proteínas.
 
COM QUE IDADE DEVO COMEÇAR A SUPLEMENTAÇÃO?
A primeira coisa a se fazer é procurar um nutrólogo! É ele quem irá definir suas necessidades através de exames específicos e assim poderá recomendar os suplementos adequados e nas quantidades certas. Nada de comprar um multivitamínico de farmácia, pois dosagens desnecessárias de vitaminas e minerais podem ser prejudiciais ao organismo. É aquele velho ditado: ‘A diferença entre veneno e remédio está na quantidade’.
Além disso, não se deve excluir na prevenção de doenças e longevidade saudável, uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regulares, manutenção da atividade cerebral ativa e bons relacionamentos. Lembrando que envelhecer com saúde e ‘bem’ é uma meta que se alcança com boas escolhas ao longo da vida.

Dr. Sandro Ferraz
CRM 133573
Médico nutrólogo, especializado em emagrecimento, performance esportiva e longevidade


Comentários