NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Nado Sincronizado com Bia e Branca

Para manter o alto rendimento é preciso treino, alimentação correta e suplementação. Conheça a rotina das musas do esporte, as gêmeas Beatriz e Branca

Nutrição e Esporte: Nado Sincronizado com Bia e Branca Graça, beleza e, claro, muita sincronia. Esses são os primeiros adjetivos lembrados quando o assunto é nado sincronizado.
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Leveza e ritmo não são os únicos requisitos do esporte. Explosão, potência e resistência muscular são fundamentais para executar as difíceis coreografias dentro das piscinas. Para manter o alto rendimento é preciso treino, alimentação correta e suplementação. Conheça a rotina das musas do esporte, as gêmeas Beatriz e Branca Graça, beleza e, claro, muita sincronia. Esses são os primeiros adjetivos lembrados quando o assunto é nado sincronizado.

O que passa despercebido muitas vezes, é que para realizar as belas acrobacias na água as atletas desta modalidade olímpica precisam ter flexibilidade, muita força e resistência, o que transforma o esporte em uma atividade de grande desgaste físico e alto gasto energético, principalmente se o nível das competidoras for o mesmo das gêmeas Beatriz e Branca Feres, que conquistaram este ano o título de campeãs sul-americanas. Inseridas no esporte desde muito novas, as irmãs consideradas musas na modalidade, começaram na natação e ginástica olímpica aos três anos, aos sete já faziam as primeiras piruetas dentro d’água e hoje treinam ainda mais duro para manter o posto de atletas da seleção brasileira e conquistar cada vez mais espaço dentro do esporte, ainda sem muito destaque no Brasil.

Nosso esporte está crescendo muito, a seleção hoje é muito mais respeitada, graças aos resultados que a equipe vem conseguindo”, diz Branca. “A cada dia que passa estamos ganhando mais investimentos dentro da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e conquistando uma estrutura que as seleções de 10 anos atrás não tinham”, completa. Sob a supervisão do fisiologista da equipe Carlos Alexandre, as loiras treinam seis dias por semana em uma rotina que mescla natação, ginástica,musculação e treinamentos técnicos e específicos do esporte. “Treinamos de segunda a sábado de quatro a oito horas por dia”, revela Beatriz. “Dentro da piscina realizamos treinamentos técnicos e específicos e também natação. Fora delas fazemos musculação e Zala, que é uma ginástica russa para força e flexibilidade”. As séries de musculação são realizadas pelo menos três vezes por semana e o objetivo dos exercícios é o mesmo para toda a equipe do esporte: ganho de explosão e potência, destaca Branca. Para manter o alto rendimento, as atletas recorrem à suplementação alimentar em diferentes momentos da rotina de treinamentos. Com as exigências do esporte, o maior desafi o no caso das irmãs é manter massa magra e peso estáveis e obter sempre o melhor rendimento muscular. “Consumimos carboidrato durante os treinos, pois ele ajuda nossos músculos a não entrarem em fadiga”, revela Branca. Após o treino, as gêmeas lançam mão das barras de proteína ou dos suplementos de Whey Protein. “Para ganho de massa muscular”, frisam.

Para elas, os suplementos são fundamentais para atletas de alto rendimento como elas e outros praticantes do nado sincronizado. “A suplementação é super importante, pois auxilia na recuperação muscular”, diz Branca. Por este motivo também fazem parte da dieta das irmãs outros suplementos fornecidos por uma empresa do segmento. “Incluímos em nossa dieta quatro produtos: o BCAA, o Dream Plex, o Fiber Control e o Meta-6”, da Body Genics destaca Branca. As irmãs revelam ainda que no esporte delas não existem diferenças entre as fases de pré-temporada, competição e treinos, e que a alimentação e a suplementação são mantidas. Em dias de competição, seja antes, durante ou depois das provas elas consomem os suplementos de carboidratos e preferem as versões em líquido ou em gel. Sem segredos Seis refeições diárias, incluindo a suplementação com alimentos para atletas, o cardápio de um dia das loiras do nado sincronizado é simples e segue o conceito de uma alimentação balanceada recomendado pela maioria dosprofissionais de nutrição. O acompanhamento das atletas é feito pela especialista Isabella Toledo, que também é responsável pela dieta das seleções olímpicas de Vôlei. “Não temos restrições. A dieta é a mesma para as duas e o objetivo é manter sempre o peso e a massa muscular”, esclarece Beatriz. “

Mas quando queremos comer um docinho comemos, é só não exagerar e cortar o carboidrato do jantar”. O truque da compensação que é feito pelas gêmeas, que reduzem ou eliminam os carboidratos das refeições noturnas nos dias em que houve abuso, pode ser adotado por diferentes pessoas, mas só funciona porque o nível de atividade e a alimentação é mantida nos dias seguintes ao escorregão. Mesmo com a rotina intensa, as moças garantem que, para elas, o descanso é tão importante quanto os treinos. “O músculo precisa de repouso para manter uma boa performance e se manter forte. Descansando bem mantemos a massa magra do corpo com mais facilidade e mais volume, o que nos gera mais potência na água”, explica Beatriz. “Procuramos dormir entre oito e dez horas por dia, e no final de semana nada de gandaia, repouso sempre”.

Fica a dica para quem quer chegar tão longe quanto elas. A dieta regular e a rotina de treinos intensos só sai dos trilhos mesmo quando as loiras estão em férias. “Férias são férias”, ri Beatriz. “Liberamos um pouco mais em relação à nossa alimentação sim, mas não deixamos nunca de nos exercitar. Fazemos exercícios aeróbicos três vezes por semana. Todos fora da água, piscina nem pensar”.

Cardápio:

Café da Manhã: Iogurte e Cereais

Lanche da Manhã: Fruta

Almoço: Legumes, verduras, carnes magras e arroz integral

Durante o treino: Suplemento de Carboidrato, líquido ou em gel

Lanche da tarde: Barra de proteína ou shake de Whey Protein

Jantar: Carne branca, salada e cevadinha

 

Perfil

Nascimento: 22/02/1988

Local: Rio de Janeiro

Patrocinadores: TNT, Nike, União Química e Body Genics

Principais títulos

2010: Campeãs Sul-americana, Prata Aberto da Itália, Bronze Aberto da Espanha

 

Nome: Branca Moreira Feres

Altura: 1,65m | Peso: 52 kg

 

Nome: Beatriz Moreira Feres

Altura: 1,64 m | Peso: 51 kg

Comentários