HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos Brasil - CARDUZ

Carduz:marketing para fortalecer marcas importadas

História dos Suplementos Brasil - CARDUZ A Carduz está há quase 20 anos no mercado
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Responsável pela distribuição no Brasil de cinco importantes marcas de suplementos,a Carduz está há quase 20 anos no mercado e trabalha a conscientização dos diferentes públicos ligados às áreas de nutrição e suplementação alimentar

Fundada por Fábio Carduz, a empresa foi uma das pioneiras a realizar um forte trabalho de marketing com os produtos trazidos de fora do país, criando nos consumidores uma relação de identificação. Representante de itens como os substitutos de refeição Myoplex e Myoplex barras, a proteína 100% Whey Protein ea L-Glutamina, investindo no apoio técnico e nutricional e patrocinando atletas de triathlon como Carla Moreno, Fred Monteiro e Verônica Martins e de ciclismo, como Flavia Araújo. Movido pela percepção da carência brasileira de produtos na área da saúde e bem-estar, o empresário Fábio Carduz teve a ideia de ingressar no ramo esportivo em 1991. “Saúde e atividade física sempre foram temas de grande interesse para Fábio, que acabou por ser decisivo na escolha desse ramo de atividade.

A ideia se consolidou através de um amigo que morava nos EUA. Na ocasião, as pessoas com mais recursos traziam os produtos dos EUA e Paraguai e a grande vedete era o Amino Fuel, da Twinlab”, afirma a diretora de marketing Fabiana Carduz, irmã do fundador da empresa. Inicialmente, a Carduz era formada apenas pelo fundador e mais dois funcionários e a sede ficava em uma sala comercial em Santos-SP. A primeira parceria firmada foi com a empresa americana Strength Systems. Em 1993, o também irmão de Fábio, Cassiano Carduz, passou a fazer parte da sociedade e a empresa começou a estruturar-se para crescer de forma organizada.

Após cinco anos de trabalho, a Strength Systems foi vendida e passou a se chamar Amerifit. “Parte desse trabalho de marketing foi perdido e a empresa recomeçou, buscando novas parcerias”, relembra a diretora. Nesse processo, a empresa conquistou a representação da EAS no Brasil. “Este acordo ocorreu em um momento extremamente oportuno, quando a marca apresentava um grande potencial de mercado. O crescimento se con? rmou com o sucesso do livro “Body for Life”, de Bill Phillips, então proprietário da EAS”, aponta Fabiana. A Carduz cresceu com a popularidade do principal produto da EAS, o Myoplex.

“Fomos diversas vezes premiados como destaque entre os distribuidores mundiais da empresa”, orgulha-se. Em 2008, a empresa decidiu aumentar sua participação no mercado e passou a buscar novas parcerias com marcas de destaque. “Fechamos as representações da Solo Gi, fabricante de barras de baixo índice glicêmico, da Twinlab, marca pioneira de suplementos esportivos, da Hammer, empresa focada no mercado de endurance e da Barlean’s, especialista e sucesso absoluto em óleos funcionais e orgânicos”. Hoje, a Carduz conta com 30 funcionários diretos, possui dois armazéns próprios, departamento técnico composto por três nutricionistas, contrato de consultoria sanitária para elaboração de processos de registro e amparo a questões ligadas à área regulatória e assessoria jurídica.

“Temos ainda uma Vit Shop tida como uma referência em lojas de suplementos de varejo”, ressalta. “O mercado está mais agressivo e competitivo e agora atuamos em praticamente todas as categorias de produtos, como géis repositores, hipercalóricos, repositores hidroeletrolíticos, BCAAs e óleos funcionais e orgânicos”. De acordo com Fabiana, duas questões foram fundamentais para manter a Carduz como uma representante de marcas internacionalmente conhecidas: flexibilidade e globalização. “Mantendo-se desatrelada do processo de fabricação a empresa ganha em liberdade de atuação. Exemplo disso é a representação da Barlean’s, um trabalho que abre novo leque de atuação em um mercado muito mais amplo que o até então focado, que é o de suplementos esportivos”, aponta. “Além disso, com o processo mundial de globalização, a força e a popularidade das marcas americanas líderes mundiais do segmento passam a ter um valor inestimável”. Formando opiniões Fabiana lembra que os suplementos ainda eram pouco difundidos na época, e conta uma história que ocorreu no primeiro evento do qual a empresa participou. “Algumas pessoas nos abordavam perguntando se aqueles potes grandes eram latas de tintas”, ri.

Essa falta de conhecimento é apontada, pela diretora de marketing como uma das principais dificuldades encontradas pela empresa no início das importações. “Muitas associavam os suplementos aos esteróides anabolizantes e não é raro encontrar pessoas que ainda pensam desta forma. Imagina, então, há duas décadas”, compara. “A falta de cultura em relação ao consumo de suplementos fez com que fizéssemos um trabalho árduo de conscientização, principalmente com os formadores de opinião”. Esse trabalho continua ainda hoje. A empresa criou um departamento técnico, responsável não só pela elaboração de material de comunicação, como pelo desenvolvimento de um relacionamento com os profissionais da saúde, principalmente médicos e nutricionistas. “Participamos recentemente do Congresso de Medicina Ortomolecular e do Congresso de Nutrição Funcional e Esportiva, eventos que nos colocam diretamente em contato com esses formadores de opinião”, revela. “Além disso, como integrantes da ABENUTRI, participamos de painéis que abordam os suplementos nos mais diversos eventos. Hoje, o consumidor é diferente, mais antenado, exigente e conhece os produtos e as marcas”.

A legislação é outra dificuldade apontada pela empresa. “A ausência de uma legislação sanitária mais coerente que possibilite às empresas uma oferta maior de produtos é sem dúvida um grande problema”, revela. “Infelizmente os produtos de ponta são proibidos no Brasil, sendo encontrados somente no mercado negro, que é forte e não pode ser desprezado pelas autoridades”. Fabiana lembra que essas empresas praticam uma concorrência desleal porque, não recolhem impostos, não geram empregos e não submetem seus produtos à legislação vigente. A empresa também aposta na união do setor para ter representatividade e conseguir melhorias tanto na legislação quanto em outras áreas. “Atualmente, deve existir no mercado aproximadamente cem empresas atuantes, no entanto a ABENUTRI é composta por apenas onze.

É preciso que tenhamos uma voz mais ativa, que organizemos o setor de modo a inibir os contraventores através da auto-fiscalização”.

Linha do tempo

1991 • Abertura da empresa com a proposta de atuação no comércio exterior.

1992 • Primeira importação da Carduz: suplementos alimentares da marca Strength Systems.

1993 • Mudança para a primeira sede e abertura de uma loja em frente à Av. Ana Costa, ponto privilegiado de Santos.

1995 • Mudança para o primeiro armazém da empresa, com área de 400 m².

1997 • Carduz se torna a importadora exclusiva no Brasil do laboratório americano, líder mundial, EAS. Neste ano a empresa também introduz o Myoplex Original no mercado.

2001 • Lança o programa Body for Life no Brasil.

2007 • Transfere sua sede para um armazém de 800 m².

2008 • Torna-se a importadora exclusiva no Brasil das marcas Solo Gi e Twinlab.

2009 • Mais duas importantes marcas: Carduz passa a ser a importadora exclusiva no Brasil da Hammer Nutrition e Barlean’s.

2010 • Inaugura loja conceito (Vit Shop), referência em suplementos, alimentos saudáveis e bem-estar

Conheça melhor

A Carduz soma em seu portifólio de produtos 45 itens diferentes. As parcerias são firmadas sempre com a preocupação de que os produtos representados não sejam concorrentes diretos. Conheça as marcas que a empresa representa. Solo Gi Líder mundial no desenvolvimento e comercialização de produtos com baixo índice glicêmico, a Solo Gi é fabricante de uma linha de suplementos em barra especialmente desenvolvido para prover a melhor combinação de energia contínua e uma elevação estável e lenta do açúcar no sangue. A empresa é subsidiária da Nova Era Nutrição, que está há 21 anos no mercado de alimentos funcionais. A empresa também aposta na união do setor para ter representatividade e conseguir melhorias tanto na legislação quanto em outras áreas. “

Atualmente, deve existir no mercado aproximadamente cem empresas atuantes, no entanto a ABENUTRI é composta por apenas onze. É preciso que tenhamos uma voz mais ativa, que organizemos o setor de modo a inibir os contraventores através da auto-fiscalização”. EAS – Energy Atlhetics – Strength Líder em nutrição para o desempenho de atletas profissionais e praticantes de atividades físicas, é fabricante de produtos como Myoplex. A empresa investe constantemente em pesquisas cientificas e na formulação de produtos eficazes e seguros, vendendo resultados e não apenas produtos. Barlean’s Especializada em óleos orgânicos de alta qualidade, a empresa é líder na venda de suplementos alimentares à base de linhaça, prímula, Ômegas 3 e 6 entre outros lipídeos funcionais.

Produzidos através de métodos exclusivos, os óleos da empresa são prensados a frio, o que garante alto teor de nutrientes. A marca existe oficialmente desde 1992. Hammer Nutrition Um das marca mais consumidas nos esportes de aventura, a Hammer é uma marca especializada em suplementos direcionados para atividades físicas de longa duração (endurance). No mercado desde 1987, a empresa é patrocinadora oficial da Associação Americana e da Equipe Americana de Triathlon e desenvolveu produtos que não utilizam açúcares simples e refinados ou corantes artificiais. Twinlab Número um dos frequentadores das academias norte-americanas, a Twinlab foi uma das pioneiras em produtos hidrolisados protéicos do soro do leite, fórmulas termogênicas para perda de peso, monohidrato de creatina em cápsulas, aminoácidos simples como L-carnitina, KIC, OKG, NAC, taurina, L-glutamina, Aminoácidos de Cadeia Ramificada, etc.

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