Kimberly Zucatelli é dentista e modelo, a vida de blogueira começou quando a gata começou a mostrar suas receitas, dia-a-dia e ‘perrengues’ que passava quando se mudou para a Alemanha. Sempre contando com o apoio de sua família e amigos, mesmo estando longe, Kim não parou de treinar. “Minha carreira começou quando eu compartilhava receitas e mostrava o meu dia-a-dia louco na Alemanha através do Instagram, minha mãe e meus amigos sempre adoravam me assistir, eram eles que me davam o feedback, sempre sorrindo dos perrengues que estava passando”.
Kim, sempre teve uma genética magra e os esportes sempre fizeram parte da sua vida. “Aos seis anos de idade iniciei a natação, na época cheguei a competir e me destacar na área, mas, aos 12 anos decidi encerrar a minha carreira de nadadora, tinha colocado em minha cabeça que estava com os ombros largos demais, entrei para o vôlei e o handball ficando por quatro anos até entrar no Ensino Médio”, completa.
Aos 15 anos, Kim começou com a carreira de modelo, foi aí que a gata passou a ter contato com as dietas. Kim não teve experiências positivas com as dietas, pois uma delas desencadeou um distúrbio alimentar, por este motivo, hoje ela busca uma alimentação intuitiva.
“Não acredito em dietas muito controladas e restritas, por conta desse tipo de dieta eu desencadeei um distúrbio alimentar, teve época que me distanciei de amigos e perdi eventos sociais, pelo simples fato de não sair da dieta, acordar cedo no outro dia e ir treinar. Foi uma época onde eu comia apenas comidas preparadas por mim, pois, não confiava em óleos que as outras pessoas utilizavam”.
O distúrbio alimentar foi tão grande que Kim chegou a não frequentar restaurantes e a comida realmente se tornou uma obsessão, com tudo isso, vieram grandes lições, que é o que a Kim tenta passar hoje para os seus seguidores. “Acredito que cada vez que colocamos um pedaço de comida na boca no intuito de ‘moldar’ o nosso corpo, estamos comendo pelo motivo errado e abrindo margens para distúrbios. Comer deve seguir três pilares: nutrição, socialização e prazer”, completa.
Kim nos contou que sempre tenta se alimentar da melhor forma possível, seguindo um balanceamento, sem grandes quantidades para não agredir o estômago. “Vivo sem restrições que vão agredir a minha mente, me permitindo comer com prazer quando tenho desejos e me permitindo sair do ‘comer limpo’ em nome de um evento social. Como sou amante de nutrição e dos esportes, 90% do meu tempo como apenas ingredientes saudáveis, me permitindo também quando quero sair da linha, pois isso faz parte dos meus ideais de saúde global”, finaliza.
DIETA X DISTÚRBIO
A dieta mais maluca que a Kim realizou foi a low carb, uma dieta que propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, em uma alimentação convencional, 50 a 55% do que é ingerido no dia é carboidrato, já na dieta, 45% a 5 % do macronutriente é consumido em um dia, Kim nos contou um pouco como descobriu a dieta. “Descobri a dieta em um grupo de atletas de Mountain Bike que eu seguia dos EUA. Só falávamos dos maléficos da insulina, como o nosso corpo amava a gordura e como queríamos ser máquinas de queimar gordura”.
Assim que se mudou para a Alemanha, Kim começou a ir à academia, e no meio de exercícios coletivos que realizava, sofreu uma lesão em seu joelho, ficando alguns dias parada por conta da recuperação. Nesse período engordou uma média de 8kg em apenas três meses. “Cheguei a um ponto de me recusar a comer frutas, tinha pavor de carboidrato, luto até hoje para superar a carbofobia, para vocês imaginarem, eu contava até carboidratos de legumes como a cenoura, foi uma fase extremamente obsessiva, emagreci muito. Vejam bem, eu sempre fui magra e emagreci mais ainda, todos ao meu redor estavam preocupados, eu vivia de mal humor, não tinha energia, sempre estava cansada, eu não percebia e não queria admitir que estava em uma restrição absurda”, conta.
Kim chegou a emagrecer 4kg em apenas três dias, a balança começou a se tornar um vício e todos os dias tinha que se pesar. Começou a praticar aeróbico em jejum e no terceiro mês de lowcarb, a menstruação estava atrasada por 10 dias, será que era uma gravidez? Ao que indica sim, mas na verdade eram os efeitos da dieta começando a surgir. “Comecei a perder cabelo, parei de menstruar, minhas unhas viviam quebradiças, a pele ressecada, meu corpo estava desistindo de tudo que podia, mas graças a Deus, cai na real a tempo de reverter e hoje luto contra as dietas malucas, esta é uma das minhas maiores causas que luto nas redes sociais”, completa.
DICA DE BELEZA
"Chá! Não consigo pensar em algum processo no corpo humano que aconteça sem a presença de água! Manter-se hidratado é essencial para uma boa pele, bom cabelo, bom funcionamento do intestino sem entrar em mérito de outros processos que nós que queremos ganhar massa magra buscamos.
Chás e ‘suchás’ são os meus segredos para me manter hidratada e ainda usufruir dos benefícios das especiarias. Adoro inventar novas receitas, pesquisar, descobrir novas propriedades e combinações. Todos os dias consumo chá o dia todo, gosto de diluir bastante e sempre evitar o excesso de um único princípio. Sempre revezo entre menta, hibisco, casca de abacaxi, cidreira, camomila, canela, casca de maça, casca de laranja, erva-doce e carqueja."
Dicas para manter o corpo:
Kim tem uma regra básica para manter o corpo em dia: “Primeiro a musculação e segundo se conectar com o corpo”. Pode parecer estranho mas a gata acredita fielmente nesta conexão. “Acredito piamente nessa conexão da mente e do corpo como o grande segredo. É praticar esportes e comer com respeito, buscar alimentos reais, comer com fome, aproveitar o momento e sempre estar presente nas refeições, o grande ensinamento é entender que comer é sim uma fonte de prazer e não precisa ter culpa nesse momento, mas sim consciência”, pontua.
Outra dica de Kim é não comer além da saciedade ou até se sentir mal. “Temos que ter um respeito com o nosso corpo afinal, ele é o nosso templo, não se agredir, não passar fome e nem comer além da conta”. Além da boa alimentação Kim dá dicas sobre o equilíbrio entre a alimentação e o esporte e como isso trás benefícios saudáveis a saúde.
“Ter equilíbrio no esporte, na alimentação e na consciência é fundamental, desse modo o nosso corpo vai encontrar o tamanho e forma que está mais confortável em ser através da alimentação consciente. A musculação é imprescindível para uma vida de qualidade, envelhecimento digno e como consequência um corpo bem esculpido. A dica que dou de algum alimento ideal para manter o corpo em dia, na verdade não é um alimento, e sim, um macronutriente, a proteína!”.
Suplementação
"Consumo whey protein para substituir a proteína das refeições quando não posso comer comida de verdade."
TREINO DA GATA:
Kim mora na Alemanha e seu personal é aqui do Brasil, mas isso não os impedem de treinarem juntos à distância. “Possuo e não um personal trainer (risos). Meu querido Will mora em São Luis no Maranhão, a cidade da minha mãe. Ele prepara meus treinos online através de um aplicativo e eu treino sozinha na Alemanha. Quando estou em São Luis treinamos juntos” completa. Kim treina musculação quatro vezes por semana.
Segunda membros inferiores:
10 minutos elíptico
Bi-set: agachamento pirâmide de crescimento: 15-12-10
Passada com halteres 12 passos de ida e 12 passos de volta (45s de descanso)
Bi-set: agachamento sumô: 3x12 a 15
Cadeira extensora: 3x 8+8+15
Leg press pirâmide de crescimento: 15-12-10-20
Flexão de perna unilateral em pé
Glúteo no graviton: 3 x12-15
Terça-feira treino de membros superiores, panturrilha e abdômen
10 minutos de esteira
Crucifixo invertido na máquina: 3x15
Puxada pirâmide de crescimento: 15-12-10
Remada baixa drop-set: 3x 8+8+15
Puxada unilateral polia alta: 3x15
Bíceps articulado pirâmide de crescimento: 15-12-10
Rosca Scott: 3x15
Rosca unilateral na polia: 3x15
Panturrilha sentado: 3x20
Panturrilha Press drop-set: 3x 10+10+20
Tri-set: abdominal supra no solo com peso: 3x20
Abdômen infra no solo: 3x20
Abdominal tocando o calcanhar: 3x até a falha
Quarta-feira: 45 minutos de Spinning ou Escada
Quinta-feira treino de membros inferiores:
Escada 10 minutos
Bi-set: afundo no caixote 3x15
Stiff com barra 3x15
Leg 45º pirâmide de crescimento 10-15-12-10
Abdução no apolete 3x15
Glúteo no apolete 3x15
Mesa flexora unilateral 3x15
Bi-set: Leg press pirâmide de crescimento 16-14-12
Agachamento cálice: 3x20
Sexta-feira treino de membros superiores, panturrilha e abdômen
10 minutos de elíptico
Bi-set crucifixo com halteres: 3x15
Pullover: 3x15
Bi-set supino inclinado com halteres: 3x15
Elevação lateral: 3x 10+10
Bi-set remada alta: 12-10-8
Desenvolvimento com halteres: 3x15
Tríceps inverso supinado: 3x15
Tríceps testa na corda: 3x15
Tríceps máquina 3x até a falha
Panturrilha sentado 3x20
Panturrilha Smith: 3x até a falha
Abdominal máquina vertical: 3x15–30
Abdominal no solo com rotação: 3x20
Abdominal oblíquo no solo: 3x15
Sábado: 45 minutos de spinning ou yoga
Domingo: Yoga ou descanso total
PERFIL:
Kim Zucatelli
Cidade onde nasceu: Rondon do Pará
Local onde vive: Stuttgart – Alemanha
Data de nascimento: 19/05/1991
Profissão: Dentista
Atuação: Empresária e criadora de conteúdo para Instagram e YouTube
Estado Civil: Casada
Altura: 1,75m
Peso: 57kg
Busto: 85cm
Cintura: 60cm
Quadril: 90cm
Redes Sociais:
Instagram: @kimzucatelli
Facebook: /kimzucatelli
YouTube: Kim Zucatelli
Comentários