HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: Gauer do Brasil e G-Action

Com o crescimento do mercado, a empresa construiu uma linha esportiva com o mesmo padrão de qualidade da Gauer do Brasil, dando origem à marca G-Action

O Wheypuccino® Vegan foi catalogado junto à Sociedade Vegetariana Brasileira e possui selo de produto 100% vegano

História das empresas de suplementos no Brasil: Gauer do Brasil e G-Action Atleta de motocross Augusto Kosiak, que atualmente mora fora do país e representa a marca nos EUA
Crédito: BANCO DE IMAGENS
O sonho de proporcionar saúde às pessoas foi o que deu origem, em 1999, à Gauer do Brasil Indústria e Comércio de Suplementos Alimentares. Segundo Hevana Kosiak, uma das proprietárias, ter uma alimentação de qualidade é o melhor remédio para garantir uma vida saudável. “Porém, devido à rotina cada vez mais atribulada, passamos a consumir alimentos industrializados, com pouco valor nutritivo”, enfatiza. 
Com o intuito de reverter esse cenário, Hevana e seus sócios Ricardo Kosiak e Rejane Gauer decidiram apostar no mercado de suplementação nutracêutica, que na época ainda era pouco explorado no Brasil. 
O primeiro produto lançado pela Gauer foi o NQI®, uma combinação única de fosfatos, geralmente utilizado por pessoas com litíase renal. O fósforo equilibra o metabolismo do cálcio no organismo e os cálculos renais, à base de oxalato de cálcio, podem ser eliminados naturalmente. “Para nossa surpresa, o produto cresceu rapidamente e, no ano seguinte, abrimos nossa fábrica com sede própria em São José dos Pinhais, Paraná. Hoje, o NQI® continua sendo nosso carro-chefe e inclusive é exportado para a Europa”, conta Hevana.
Durante muito tempo, a Gauer produziu apenas o NQI®, mas, a pedido dos clientes, iniciou a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, com o objetivo de buscar soluções inovadoras no âmbito da saúde e da qualidade de vida.
Hevana lembra, que a Gauer foi a primeira empresa brasileira a produzir o extrato da semente de uva em cápsulas (as proantocianidinas da uva têm função antioxidante, com efeito superior às vitaminas C e E). Trata-se de um produto rico em resveratrol, chamado: Vinovit®. Após esse lançamento, a Gauer trouxe alguns comodities para sua linha, como: colágeno em cápsula, ômega-3, óleo de prímula, entre outros. 
Foram mais de 10 anos de dedicação exclusiva à área de suplementos nutracêuticos encapsulados, mas com o crescimento do mercado, surgiu a ideia de construir uma linha esportiva com o mesmo padrão de qualidade, dando origem à marca G-Action, em 2011. 
“No ano seguinte, patrocinamos a atleta de fisiculturismo Patrícia Spezia que foi campeã em sua categoria durante a Expo Nutrition. Naquele momento, nossa linha de produtos esportivos limitava-se à creatina em cápsula e em pó, termogênico à base de guaraná, óleo de cártamo, BCAA em cápsulas e cafeína. Durante a feira, tivemos nosso primeiro contato com o mundo esportivo, foi quando percebemos que deveríamos investir mais no desenvolvimento de novos produtos. Ainda em 2012, também patrocinamos o atleta Nikolas Fourier, que era praticante de Parkour e treinador da Patrícia. Já em 2013, focamos na criação e no desenvolvimento de suplementos para atletas de alto rendimento e os mais requisitados eram o BCAA em pó, a whey protein e o pré-treino”, destaca. 
Além dos produtos G-Action apresentarem uma tabela nutricional diferenciada, eles também são muito saborosos, o que chamou a atenção do público e, ao mesmo tempo, desmistificou o conceito equivocado de que bons suplementos alimentares não poderiam ter sabor agradável. “Produto bom pode ser gostoso sim, uma coisa não anula a outra. Então, decidimos provar para os consumidores que os atletas que consomem nossos produtos são campeões”, ressalta.
Em 2013, a G-Action foi pioneira em desenvolver o cloreto de magnésio p.a em cápsulas, um suplemento essencial para o funcionamento de diversas funções do organismo, como o desempenho dos músculos, dos ossos, respiração e sistema digestivo, por exemplo. É amplamente utilizado para prevenir lesões musculares, ajudando em problemas como contração muscular, câimbras e fadiga. Também é utilizado para equilibrar o pH do organismo, prevenir a formação de cálculos renais, entre muitos outros benefícios.
A empresa montou seu primeiro time de atletas, em 2014, composto por: Nicole Eccel, Cristina Spilere, Pâmela Propst e pela campeã mundial da categoria wellness, Ângela Borges e ganhou muitos títulos com o time das ‘Divas’. Na época, também estavam no time o coach Fábio Chiodini e o atleta Henrique Schiavon. Depois, vieram os atletas Thiago Chong, fisiculturista na categoria Men’s Physique e a biquíni Gisele Machado. 
Em 2015, a G-Action foi para o Arnold Classic com seu time, o que lhe rendeu muitos troféus. Nesse mesmo ano, também foi o lançamento nacional do famoso Wheypuccino®: o primeiro cappuccino proteico do mundo. “Quem provava, não acreditava que era feito com proteína do soro do leite”, complementa Hevana.
Naquele momento, no meio esportivo, a empresa ficou conhecida como G-Action Suplementos e na área de nutracêuticos, continuou conhecida como Gauer do Brasil. “Aos poucos fomos alterando as embalagens de nutracêuticos e incluindo a marca G-Action. Tanto que hoje, a marca se divide em G-Action Health (nutracêuticos), G-Action Sports (esportivos) e Wheypuccino®. O NQI® permanece como linha separada e não leva a marca G-Action no rótulo”, explica a sócia-proprietária. 
O Litotrips®, produto pioneiro no Brasil, à base de citrato de potássio (e que, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, ajuda na prevenção de cálculos renais), foi desenvolvido e lançado em 2016 para potencializar o NQI®. Esse ano também ficou marcado pela participação da G-Action em eventos da Federação de Fisiculturismo do Paraná e Santa Catarina. “Além disso, iniciamos o projeto de Outsourcing que estava engavetado há algum tempo, um setor que tem crescido muito nos últimos tempos e que tem nos surpreendido diariamente. Começamos a terceirizar algumas marcas sem grandes pretensões, mas, desde então, temos sido cada vez mais requisitados para fazer o desenvolvimento de produtos e terceirização de produção. Atualmente, temos o setor de logística integrado e fazemos o processo de ponta a ponta. Temos clientes que nunca viram o seu produto físico. Desenvolvemos a formulação, criamos a identidade visual, fazemos todo o processo junto à ANVISA, embalamos e enviamos diretamente para o consumidor final. Estamos expandindo esse setor e hoje temos uma ala na empresa, dedicada apenas à terceirização full-service”, conta Hevana.
O lançamento do Wheypuccino® sabor doce de leite aconteceu em 2017 e no mesmo ano, a presença da G-Action na NaturalTech foi um sucesso, pois graças ao público diversificado da feira, foi possível trabalhar e vender os mais de 40 produtos que compõem o portfólio da marca. 
No ano seguinte, a empresa esteve presente novamente na NaturalTech, quando apresentou o Wheypuccino® Vegan catalogado junto à SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e que possui selo de produto 100% vegano. “Desde 2012, estamos presentes nos campeonatos de fisiculturismo paranaenses. Sempre elegemos atletas potenciais para fazer parte do time. Já fizemos concurso para angariar novos patrocinados e, no ano passado, contemplamos atletas overall de algumas categorias do fisiculturismo paranaense com patrocínio G-Action. Já em 2018, patrocinamos o time de vôlei de Curitiba, atletas de motocross, velocross e enduro. Nosso time 2019 é composto por Sabrina Cividini (fisiculturista Wellness), Verônica Motta (Master Coach de LPF), Loriany de Paula (Nutricionista Esportiva) e o atleta de Jiu Jitsu e apresentador do Globo Esporte, Rogério Tavares. Também patrocinamos os atletas de motociclismo Emerson Loth ‘Bomba’ que é tricampeão brasileiro de Enduro de Regularidade, o piloto Rodrigo Taborda, bicampeão brasileiro de Velocross VX1 e VX2, o piloto Loandro Anton ‘Lolo’, oito vezes campeão paranaense de Enduro Fim, vice-campeão brasileiro de Enduro Fim, campeão brasileiro de Cross Country e campeão sul brasileiro de Super Enduro. Também patrocinamos nosso filho Augusto Kosiak, de 16 anos, piloto de motocross que está morando nos Estados Unidos e competindo em diversos campeonatos”, detalha a empresária.
De acordo com Hevana, 2019 começou agitado para a equipe, que já está trabalhando a todo vapor no lançamento de um novo sabor de Wheypuccino®. “Sem contar outros produtos que serão lançados em junho, durante a 15ª edição da feira NaturalTech, em São Paulo. Estamos muito otimistas e acreditamos que será um ano incrível para todo o setor”, finaliza.

Linha do tempo:
1999 - Início da empresa e lançamento oficial do NQI®
2011 - Lançamento da marca G-Action e dos primeiros produtos da linha esportiva
2012 - Presença da Gauer do Brasil na feira Expo Nutrition-RJ
2013 - A G-Action foi pioneira em desenvolver o produto cloreto de magnésio p.a em cápsulas
2014 - A empresa montou seu primeiro time de atletas de fisiculturismo
2015 - Lançamento nacional do produto Wheypuccino® e presença da Gauer do Brasil na Arnold Classic-RJ
2016 - Lançamento do produto Litotrips®
2017 - Presença da empresa na NaturalTech
2018 - Início das atividades de outsourcing full-service e presença da Gauer do Brasil na NaturalTech
2019 - Lançamento nacional de vários produtos e de um novo sabor de wheypuccino®, além da presença da G-Action na NaturalTech 

Comentários