PALAVRA DO ESPECIALISTA

Artigo: Leite dourado: a bebida de ouro para o metabolismo

Ele caiu na graça de artistas e influenciadores e foi parar no cardápio de uma das redes mais famosas de cafeteria do mundo, mas, na verdade, é uma receita milenar da Medicina Ayurvédica. 
Entenda a ciência por trás dos benefícios desta bebida

Artigo: Leite dourado: a bebida de ouro para o metabolismo O consumo é recomendado logo pela manhã, no lugar do cafezinho ou leite de caixinha
Crédito: (iStock/Getty Images)
Vinícius Possebon
Preparador físico e coach, criador do Queima de 48 horas, programa de homefitness com mais de 40 mil alunos e da Q48 SuperFoods, loja online de superalimentos Clean Label criados por meio de tecnologias inovadoras. www.q48superfoods.com.br

Cúrcuma, gengibre, pimenta, cardamomo, canela, coco, cenoura... se você que está lendo esse artigo e entende um pouquinho sobre como os alimentos são funcionais e têm impacto no organismo e em nosso bem-estar, já vai conseguir perceber de cara que essa lista de ingredientes é poderosa. Não, essa não é a lista de compras do empório ou hortifruti, mas da receita tradicional e milenar receita do Leite Dourado, uma bebida que tem origem indiana e foi recentemente ‘descoberta’ pelos amantes dos exercícios físicos e da alimentação saudável.
O Leite Dourado é chamado assim por realmente apresentar uma coloração amarela bastante viva. Ele ganhou destaque no mundo saudável após ser descoberto como aliado da alimentação por famosas como a atriz Gwyneth Paltrow e a influenciadora Gabriela Pugliesi e foi parar até mesmo no cardápio de uma das redes de café mais famosas do mundo. Tudo isso porque é um alimento natural, que promete ser capaz de acelerar o metabolismo, estimular o sistema digestivo, melhorar a circulação e, claro, ajudar a reduzir as reservas de gordura do corpo.

SERÁ QUE FUNCIONA?
Como, além de ser um curioso nato, tenho como missão pessoal diminuir as barreiras entre as pessoas e a vida saudável e como sou não um nutricionista ou médico, recorri ao Dr. Gabriel Pavani Patriota, Nutrólogo e Ortomolecular, que faz parte da minha equipe para descobrir um pouco mais sobre essa bebida dourada. Ela me explicou que a combinação de ingredientes, é na verdade um dos mix mais poderosos da natureza para combater a inflamação de forma 100% natural.
Isso porque essa bebida milenar indiana é feita com base em um ingrediente com grande potencial antioxidante e anti-inflamatório: a cúrcuma. Amplamente utilizada na Medicina Ayurvédica, essa raiz foi estudada recentemente por pesquisadores e já é considerada um dos melhores antioxidantes naturais. Doenças como o câncer, Alzheimer e complicações cardiovasculares podem ser evitadas ou retardadas com o consumo habitual dessa especiaria. Ela também tem o poder de diminuir o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), tudo graças ao principal componente bioativo da cúrcuma, a curcumina.
Para você entender melhor, os processos inflamatórios são uma defesa do organismo para se manter em equilíbrio. Essa capacidade ajuda o corpo a combater invasores e a se recuperar de alguns danos. Porém, esse recurso natural do organismo pode acabar se descontrolando – pela má alimentação principalmente – e o que era positivo pode se tornar nocivo. O que as evidências científicas mostram é que a curcumina consegue promover uma limpeza nas vias inflamatórias e bloquear uma molécula que é responsável por acionar os genes relacionados à inflamação. Há muitos estudos relacionando esse processo inflamatório descontrolado às doenças que eu citei mais acima. Por isso esse ingrediente é tão poderoso! 
E, até agora, a gente falou apenas de um dos ingredientes da bebida! A lista é longa e os demais também trazem propriedades muito benéficas. O gengibre, por exemplo, tem o poder de ajudar na perda de peso e na aceleração do metabolismo, ou seja, ele aumenta a temperatura do organismo e acelera a circulação, fazendo com que o corpo consuma mais energia para se manter. Essa ação é similar à que a pimenta provoca no organismo, reforçando ainda mais essa propriedade da bebida. A pimenta, aliás, faz parte dos ingredientes do Leite Dourado para aumentar ainda mais a biodisponibilidade, que é a capacidade do corpo de absorver e aproveitar os alimentos, como a curcumina.
Indo além na composição, a bebida ainda tem o coco, que é considerado um superalimento, fonte de gorduras de boa qualidade, sais minerais, ácidos graxos, ácidos caprílicos, cápricos e láuricos. O ácido láurico, quando absorvido pelo organismo, se transforma em monolaurina, que combate fungos, bactérias, parasitas e vírus, dando aquela forcinha extra para o sistema imunológico. E, olha só: os ácidos graxos ainda trazem o benefício da ação termogênica para o corpo quando queimado pelo organismo, reforçando a atuação do demais ingredientes aceleradores do metabolismo. 
A cenoura completa a lista dos ingredientes da bebida. Um vegetal que é rico em betacaroteno e que também possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antissépticas, cicatrizantes e emolientes. Complementando e reforçando a atuação dos demais elementos.

COMO CONSUMIR
O consumo é recomendado logo pela manhã, no lugar do cafezinho ou leite de caixinha. Esse hábito pode mudar a sua disposição já ao longo do dia. É possível consumir frio, quente e pode, ainda, entrar no preparo de outras receitas.
O Leite Dourado é uma receita que pode ser feita em casa. O preparo costuma ser longo e com várias etapas, para que nenhum ingrediente processado entre na panela e para que todas as propriedades se mantenham. Outro ponto é que, se a bebida não for consumida logo após a preparação, ela perde suas propriedades nutritivas.
É por isso que a versão superfoods desse alimento é uma opção prática e acessível para o consumo. Para escolher com segurança, dê preferência às fórmulas preparadas usando uma alta tecnologia, que extraem e concentram os ingredientes a frio, em uma temperatura que preserva os nutrientes dos superalimentos quando eles se tornam pó e que têm a tecnologia de micro encapsulamento dos nutrientes. Também busque uma preparação que não tenha nenhum dos ‘antes’ - corantes, adoçantes, conservantes – que seja natural e tenha o selo Clean Label, ou seja um rótulo limpo, com quantidade nula ou quase zero de aditivos artificiais. 
Cada vez mais vejo como uma tendência na ciência a validação de práticas milenares, como o consumo dessa bebida dourada. Meu papel tem sido questionar a maneira como encaramos a atividade física, nossa alimentação e o acesso a uma vida com mais qualidade, saúde e, por consequência, felicidade. Por isso convido você a, sempre que estiver diante de uma nova ‘tendência saudável’, busque entender a ciência por trás daquele alimento ou preparo, para entender se ele deve ou não fazer parte da sua rotina. Lembre-se que a alimentação é um caminho fundamental de transformação da saúde e ajude o seu corpo na tarefa de ser mais saudável!

Comentários