A RTK, Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais, foi fundada em 2010, pelo patriarca da família, Rogério Tokarski que, logo no primeiro ano de vida de seu empreendimento, contou com o trabalho e a dedicação efetiva de sua família: a esposa, Dra. Romelita, e suas duas filhas farmacêuticas, Romy Milagres Tokarski Gaya e Rogy Tokarski. Ambas, além de desempenharem a função de diretoras da empresa, sempre estiveram envolvidas diretamente na fabricação de produtos para alimentação funcional e dermocosméticos das marcas Naiak e Kosmein.
É importante dizer que, inicialmente, os produtos da RTK eram produzidos e vendidos por uma tradicional farmácia de manipulação, com grande aceitação do mercado brasiliense. “Após obtermos mais força e volume, foi necessária a criação de uma nova empresa, a RTK Indústria, como parte de uma estratégia de reposicionamento no mercado, visando alcançar ainda mais consumidores. Estamos localizados no centro do Brasil, o que nos permite atuar em todas as regiões, com entregas realizadas através de transportadoras parceiras. Atualmente, fabricamos nossos produtos e toda a cadeia comercial é tratada diretamente por nossa empresa, o que garante um melhor atendimento aos nossos clientes”, conta a diretora Romy Milagres Tokarski Gaya.
A RTK consolidou-se como a maior indústria de beleza de Brasília, Distrito Federal, e uma das principais do ramo nutracêutico do Brasil. Em uma área de 1.180m², a fábrica é composta por dois prédios de dois andares, sendo que em um deles encontram-se o setor administrativo e a produção e no outro, o estoque, e está localizada em Park Way, região administrativa da capital federal, a 7km do Aeroporto Internacional de Brasília.
Sua estrutura engloba todas as áreas pertinentes, bem como recepção, armazenamento, produção e expedição, de acordo com a legislação vigente, com o objetivo de garantir, regulamentar e assegurar a qualidade dos produtos e do ambiente de produção. “Extraímos os nossos ativos da natureza para proporcionar os melhores resultados, com a alta tecnologia sempre presente. Nossa companhia se orgulha de sua identidade e procura reafirmá-la frequentemente, investindo no país e produzindo fórmulas exclusivas com ingredientes nacionais. O intuito é proporcionar mais saúde, bem-estar, vitalidade, qualidade de vida e autoestima aos nossos clientes. Com os produtos Naiak, queremos que as pessoas valorizem e lutem por dias mais leves e saudáveis”, afirma a farmacêutica Romy Tokarski.
Segundo ela, inovação, eficiência e expertise são os três pilares fundamentais da cultura corporativa da RTK Indústria. Para isso, a empresa mantém iniciativas voltadas à formação de seus colaboradores, investindo em bolsas de estudos integrais e parciais, treinamentos e cursos de especialização.
A empresa acredita, que o fomento de seus negócios caminha paralelamente com a responsabilidade social. “Desta forma, estimulamos as práticas sustentáveis e de proteção ambiental. Dentro da política de qualidade está o uso consciente de recursos como a água e o papel. O valor recebido pela venda de papel para reciclagem, por exemplo, se transforma na festa mensal de aniversário dos colaboradores”, comenta a diretora Romy.
Ela revela ainda, que os nutracêuticos e os alimentos funcionais da marca Naiak compõem a principal linha de atuação da RTK Indústria. São produtos direcionados à beleza e ao bem-estar feminino, tanto que seu principal público-alvo são as mulheres acima de 25 anos, interessadas em emagrecimento saudável, longevidade, beleza, estética e que cuidam da saúde da família através de hábitos saudáveis diários. “Seguimos o conceito in&out, que é a garantia de encontrar o verdadeiro equilíbrio de cuidar da saúde de dentro para fora”, explica a empresária.
“Posso dizer que crescemos e amadurecemos muito nos últimos anos, em todos os sentidos. Entre 2016 e 2017, por exemplo, fizemos um grande investimento para a renovação do conceito da marca Naiak, realizamos um estudo que resultou em um novo posicionamento perante aos prescritores e ao consumidor final. Houve, inclusive, mudança em toda a comunicação visual das embalagens e materiais de divulgação. Esse novo conceito foi lançado em outubro de 2017 e, de lá para cá, novos produtos entraram no portfólio da marca. De 2017 para 2018 crescemos 28% em número de pontos de vendas e hoje atendemos cerca de 80 PDVs. Nesse mesmo período, também crescemos 26% em faturamento e estamos prontos para expandir ainda mais no mercado brasileiro”, completa Romy.
É importante dizer que, inicialmente, os produtos da RTK eram produzidos e vendidos por uma tradicional farmácia de manipulação, com grande aceitação do mercado brasiliense. “Após obtermos mais força e volume, foi necessária a criação de uma nova empresa, a RTK Indústria, como parte de uma estratégia de reposicionamento no mercado, visando alcançar ainda mais consumidores. Estamos localizados no centro do Brasil, o que nos permite atuar em todas as regiões, com entregas realizadas através de transportadoras parceiras. Atualmente, fabricamos nossos produtos e toda a cadeia comercial é tratada diretamente por nossa empresa, o que garante um melhor atendimento aos nossos clientes”, conta a diretora Romy Milagres Tokarski Gaya.
A RTK consolidou-se como a maior indústria de beleza de Brasília, Distrito Federal, e uma das principais do ramo nutracêutico do Brasil. Em uma área de 1.180m², a fábrica é composta por dois prédios de dois andares, sendo que em um deles encontram-se o setor administrativo e a produção e no outro, o estoque, e está localizada em Park Way, região administrativa da capital federal, a 7km do Aeroporto Internacional de Brasília.
Sua estrutura engloba todas as áreas pertinentes, bem como recepção, armazenamento, produção e expedição, de acordo com a legislação vigente, com o objetivo de garantir, regulamentar e assegurar a qualidade dos produtos e do ambiente de produção. “Extraímos os nossos ativos da natureza para proporcionar os melhores resultados, com a alta tecnologia sempre presente. Nossa companhia se orgulha de sua identidade e procura reafirmá-la frequentemente, investindo no país e produzindo fórmulas exclusivas com ingredientes nacionais. O intuito é proporcionar mais saúde, bem-estar, vitalidade, qualidade de vida e autoestima aos nossos clientes. Com os produtos Naiak, queremos que as pessoas valorizem e lutem por dias mais leves e saudáveis”, afirma a farmacêutica Romy Tokarski.
Segundo ela, inovação, eficiência e expertise são os três pilares fundamentais da cultura corporativa da RTK Indústria. Para isso, a empresa mantém iniciativas voltadas à formação de seus colaboradores, investindo em bolsas de estudos integrais e parciais, treinamentos e cursos de especialização.
A empresa acredita, que o fomento de seus negócios caminha paralelamente com a responsabilidade social. “Desta forma, estimulamos as práticas sustentáveis e de proteção ambiental. Dentro da política de qualidade está o uso consciente de recursos como a água e o papel. O valor recebido pela venda de papel para reciclagem, por exemplo, se transforma na festa mensal de aniversário dos colaboradores”, comenta a diretora Romy.
Ela revela ainda, que os nutracêuticos e os alimentos funcionais da marca Naiak compõem a principal linha de atuação da RTK Indústria. São produtos direcionados à beleza e ao bem-estar feminino, tanto que seu principal público-alvo são as mulheres acima de 25 anos, interessadas em emagrecimento saudável, longevidade, beleza, estética e que cuidam da saúde da família através de hábitos saudáveis diários. “Seguimos o conceito in&out, que é a garantia de encontrar o verdadeiro equilíbrio de cuidar da saúde de dentro para fora”, explica a empresária.
“Posso dizer que crescemos e amadurecemos muito nos últimos anos, em todos os sentidos. Entre 2016 e 2017, por exemplo, fizemos um grande investimento para a renovação do conceito da marca Naiak, realizamos um estudo que resultou em um novo posicionamento perante aos prescritores e ao consumidor final. Houve, inclusive, mudança em toda a comunicação visual das embalagens e materiais de divulgação. Esse novo conceito foi lançado em outubro de 2017 e, de lá para cá, novos produtos entraram no portfólio da marca. De 2017 para 2018 crescemos 28% em número de pontos de vendas e hoje atendemos cerca de 80 PDVs. Nesse mesmo período, também crescemos 26% em faturamento e estamos prontos para expandir ainda mais no mercado brasileiro”, completa Romy.
PRODUTOS
Atualmente, o portfólio de produtos da Naiak é composto por mais de 30 itens e os ‘carros-chefes’ são: o Óleo de Pequi em cápsulas, lançado em 2016 e o Magnésio dDmalato. A diretora conta que o extrato com o óleo de polpa de pequi apresenta propriedades nutracêuticas, isto é, melhoram certas condições fisiológicas, como a cardiovascular. Além disso, tem propriedades antioxidantes que protegem o organismo contra processos degenerativos crônicos. “Um estudo acadêmico contou com 126 atletas que correram uma maratona, fizeram os exames iniciais e, após isso, usaram 400mg de Óleo de Pequi em cápsulas durante 14 dias. Após esse período, correram uma nova prova e realizaram mais testes a fim de analisar os radicais livres, mutações gênicas, pressão arterial e colesterol. Os resultados mostraram que, após ingerirem as cápsulas, os atletas tiveram menos inflamação muscular, menos danos no DNA das células e menos estresse oxidativo. As análises mostraram, inclusive, que os atletas acima de 45 anos tinham produção de radicais livres ainda mais alta, embora os testes tenham sido positivos também com jovens. A pesquisa gerou uma patente para a UnB (Universidade de Brasília) e o licenciamento da tecnologia foi adquirido pela marca Naiak que participou dos estudos e do desenvolvimento para produção em larga escala. O pequi também contém diversos antioxidantes como carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos e sua composição de ácidos graxos é representada principalmente pelo Ômega 9 e palmítico. Já o Magnésio Dimalato (junção entre o magnésio e o ácido málico) pode atenuar dores e espasmos musculares, melhorar a fraqueza muscular e atuar como coadjuvante no tratamento da fibromialgia, quando indicado por profissional especializado”, explica Romy Tokarski.
Em outubro de 2018, a Naiak foi uma das expositoras do 7º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva, em São Paulo. Na ocasião, a empresa levou seus produtos mais recentes e expôs seu conceito para nutricionistas e profissionais da saúde de vários lugares do país. Nesse mesmo ano, a empresa lançou mais alguns produtos: o Magnésio Vegano, o VMC, o Colágeno e o Boost Up Coffee. “O Boost Up Coffee é voltado para a otimização da performance corporal. Combinando os benefícios do café, cacau, leite de coco em pó, triglicerídeos de cadeia média (TCM) e de especiarias naturais (como a canela e a noz-moscada), o Boost Up Coffee oferece uma alta densidade nutritiva e praticidade para inclusão na alimentação diária. O produto auxilia no aumento do metabolismo, na promoção de energia, na função antioxidante, na melhora da resistência corporal e prolonga a sensação de saciedade. Além disso, também contribui para a potencialização do foco, da concentração mental e da disposição. É um produto vegano, sem lactose, glúten ou conservantes e adoçado com estévia. Pode ser consumido com água quente ou gelada a qualquer hora do dia”, enfatiza a diretora.
Para finalizar, Romy fala sobre os planos de sua empresa para este ano: “Planejamos em torno de 13 a 15 lançamentos e isso é bastante para o setor. Acreditamos que, com inovações e produtos diferenciados, conseguiremos cada vez mais espaço no mercado nutracêutico”, conclui.
Linha do Tempo:
2010 – Fundação da RTK - Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais
2016 – Lançamento Óleo de Pequi
2017 – Lançamento novo conceito Naiak, em outubro
2017 / 2018 – Crescimento de 28% em número de Pontos de Vendas (PDVs)
2017 / 2018 – Crescimento de 26% em faturamento
2018 – Lançamento Magnésio Vegano, VMC e Colágeno
2018 – Lançamento do Boost Up Coffee
2018 – Participação do 7º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva
2019 – Planejamento de lançar em torno de 13 a 15 produtos
Redes Sociais:
Instagram: @naiak
Atualmente, o portfólio de produtos da Naiak é composto por mais de 30 itens e os ‘carros-chefes’ são: o Óleo de Pequi em cápsulas, lançado em 2016 e o Magnésio dDmalato. A diretora conta que o extrato com o óleo de polpa de pequi apresenta propriedades nutracêuticas, isto é, melhoram certas condições fisiológicas, como a cardiovascular. Além disso, tem propriedades antioxidantes que protegem o organismo contra processos degenerativos crônicos. “Um estudo acadêmico contou com 126 atletas que correram uma maratona, fizeram os exames iniciais e, após isso, usaram 400mg de Óleo de Pequi em cápsulas durante 14 dias. Após esse período, correram uma nova prova e realizaram mais testes a fim de analisar os radicais livres, mutações gênicas, pressão arterial e colesterol. Os resultados mostraram que, após ingerirem as cápsulas, os atletas tiveram menos inflamação muscular, menos danos no DNA das células e menos estresse oxidativo. As análises mostraram, inclusive, que os atletas acima de 45 anos tinham produção de radicais livres ainda mais alta, embora os testes tenham sido positivos também com jovens. A pesquisa gerou uma patente para a UnB (Universidade de Brasília) e o licenciamento da tecnologia foi adquirido pela marca Naiak que participou dos estudos e do desenvolvimento para produção em larga escala. O pequi também contém diversos antioxidantes como carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos e sua composição de ácidos graxos é representada principalmente pelo Ômega 9 e palmítico. Já o Magnésio Dimalato (junção entre o magnésio e o ácido málico) pode atenuar dores e espasmos musculares, melhorar a fraqueza muscular e atuar como coadjuvante no tratamento da fibromialgia, quando indicado por profissional especializado”, explica Romy Tokarski.
Em outubro de 2018, a Naiak foi uma das expositoras do 7º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva, em São Paulo. Na ocasião, a empresa levou seus produtos mais recentes e expôs seu conceito para nutricionistas e profissionais da saúde de vários lugares do país. Nesse mesmo ano, a empresa lançou mais alguns produtos: o Magnésio Vegano, o VMC, o Colágeno e o Boost Up Coffee. “O Boost Up Coffee é voltado para a otimização da performance corporal. Combinando os benefícios do café, cacau, leite de coco em pó, triglicerídeos de cadeia média (TCM) e de especiarias naturais (como a canela e a noz-moscada), o Boost Up Coffee oferece uma alta densidade nutritiva e praticidade para inclusão na alimentação diária. O produto auxilia no aumento do metabolismo, na promoção de energia, na função antioxidante, na melhora da resistência corporal e prolonga a sensação de saciedade. Além disso, também contribui para a potencialização do foco, da concentração mental e da disposição. É um produto vegano, sem lactose, glúten ou conservantes e adoçado com estévia. Pode ser consumido com água quente ou gelada a qualquer hora do dia”, enfatiza a diretora.
Para finalizar, Romy fala sobre os planos de sua empresa para este ano: “Planejamos em torno de 13 a 15 lançamentos e isso é bastante para o setor. Acreditamos que, com inovações e produtos diferenciados, conseguiremos cada vez mais espaço no mercado nutracêutico”, conclui.
Linha do Tempo:
2010 – Fundação da RTK - Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais
2016 – Lançamento Óleo de Pequi
2017 – Lançamento novo conceito Naiak, em outubro
2017 / 2018 – Crescimento de 28% em número de Pontos de Vendas (PDVs)
2017 / 2018 – Crescimento de 26% em faturamento
2018 – Lançamento Magnésio Vegano, VMC e Colágeno
2018 – Lançamento do Boost Up Coffee
2018 – Participação do 7º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva
2019 – Planejamento de lançar em torno de 13 a 15 produtos
Redes Sociais:
Instagram: @naiak
Comentários