Os pés constituem uma das maravilhas do esqueleto humano e têm sua estrutura anatômica composta por 26 ossos com mais de 50 articulações que geram flexibilidade,impulso e estabilidade para realizar o esforço que lhes é cobrado. Dentre os ossos que compõem os pés, os anatomistas demonstraram que o pé humano é formado pelo tarso, metatarso e dedos. O tarso possui sete ossos, um a menos que o carpo (da mão). Dois desses ossos fazem a articulação com a perna (tíbia e fíbula). O maior osso do tarso forma o calcanhar (o calcâneo).
Os outros cinco ossos são os cubóides, que formam parte do peito do pé. O metatarso é formado por cinco ossos, que são prolongados na frente pelos dedos. Os dedos do pé são cinco e cada um deles possui três falanges, por outro lado, o dedão, assim como o polegar da mão, possui duas falanges.
Se olharmos mais cuidadosamente para os pés, observaremos uma composição ímpar, que além da coordenação das estruturas ósseas, ainda dispõe dezenas de articulações, ligamentos, músculos e tendões essenciais para a movimentação durante a prática das atividades físicas, além da rede neurovascular responsável pela nutrição e integração central destas estruturas cutânea e subcutâneas que têm funções e diferenciações específicas do pé (sola, calcanhar e unhas).
Os 26 ossos do pé são agrupados em Posteriores – tálus e calcâneo; Medianos – cubóide, naricular e três cuneiformes; Anteriores – cinco metatársicos e 14 falanges. Além desses ossos, observa-se ainda um número variável de ossículos acessórios e sesamóides.
Os ossos estão unidos por cápsulas e ligamentos que estabilizam as estruturas e definem com a ajuda dos músculos a manutenção do formato em arco (longitudinal e transverso) que são vitais para a dissipação da pressão do impacto. Se por algum fato, o equilíbrio entre as estruturas é rompido, em qualquer nível, por falha, insuiciência muscular, trauma ou alteração anatômica, os sinais locais à distância podem aparecer com piora progressiva ou com crises frente ao esforço repetitivo.
Para entender a importância dos pés na movimentação, precisamos compreender que a prática esportiva é composta por duas fases primárias no ciclo biomecânico: a suspensão, quando o pé se encontra no ar, e a de contato, que se subdivide em três: ataque, quando o pé toca no solo numa posição neutral ou de ligeira supinação; apoio, quando o pé está todo em contato com o solo ligeiramente pronado, e impulso, quando o pé força o corpo a impulsionar-se principalmente com a força dos dedos. A estrutura do pé é formada por dois arcos: o longitudinal e o transverso. Porém, podem existir erros no design dos pés.
Entre os mais comuns está o pé chato – também conhecido como plano – que não possui a curvatura normal. Quando o problema se torna definitivo, o indivíduo se cansa ao andar e os ossos do tarso tendem a perder a função de amortecimento. Recomenda-se o uso de palmilhas que dão estabilidade e amenizam o incômodo. Um segundo erro estrutural é o pé que possui a curvatura exagerada, devido ao desvio do calcâneo, o osso do calcanhar. Dessa forma, todo o peso recai no calcanhar e no antepé. O indivíduo pode ter dificuldades de equilíbrio e estabilidade. O problema geralmente é identificado aos sete anos. Em casos extremos, recorre-se à cirurgia para alinhar o calcâneo ao eixo da perna. Pés saudáveis para um bom desempenho Os pés devem estar para os atletas assim como as mãos estão para os pianistas. Por serem instrumentos de trabalho mportantíssimos para o bom desempenho, os atletas devem dar a maior atenção aos cuidados com os pés.
Sigam estas dicas: •
Mantenha as unhas curtas e lixadas, para evitar as rachaduras e ressecamentos lixe a região mais grossa e use um creme para a retirada de células mortas. •
As frieiras devem ser tratadas com medicamentos indicados por um dermatologista.
Para preveni-las, basta secar corretamente os pés após o banho e colocar o tênis para secar ao sol após o uso.
Utilize também talco antiséptico para evitar o crescimento de microorganismos.
Evite colocar o produto diretamente nos pés pois o suor e o atrito podem formar feridas entre os dedos. •
Outra preocupação está relacionada às meias. Cuidado com meias modernas, muito grossas e que têm o ponto de costura muito grande.
Com o peso do corpo, podem causar rachaduras nos calcanhares e bolhas nas áreas de pressão.
Não se esqueça de usar sempre um creme hidratante próprio para os pés para manter a pele saudável.
Comentários