HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos Brasil - CORPO PERFEITO

o primeiro portal de vendas de suplementos do país

História dos Suplementos Brasil - CORPO PERFEITO Em 1999 nasce a marca Corpo perfeito
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Considerado pelo Google um dos seis empreendimentos mais bem sucedidos da internet, o site Corpoperfeito.com.br é desde 2005 o maior ponto de comercialização de suplementos alimentares do Brasil

Em 1998, o número de internautas brasileiros não passava de um milhão e surgiam os primeiros investimentos em tecnologia de comunicação no país. A ideia que a rede mundial de computadores mudaria de vez os padrões e comportamentos da sociedade crescia e começava a inspirar empreendedores. Com a visão de que o cenário era promissor, os amigos Leonardo Grinstein, Leonardo Vidigal e Hilton Vidigal Jr. decidiram investir na criação do primeiro portal de vendas on-line de suplementos alimentares do país, o corpoperfeito.com.br. “Sempre fomos “heavy users” da internet e em 1998 já nos dedicávamos em tempo integral aos negócios on line”, conta Leonardo Grinstein, que hoje ocupa o cargo de CEO - Chief Executive Officer - da Galgrin Group, empresa que além do portal Corpo Perfeito agrega outras unidades de negócios. Praticantes de esportes, adeptos de musculação e consumidores de suplementos alimentares, os jovens acreditavam que a combinação dessas áreas de interesse com o universo on-line poderia render bons frutos. “A ideia de iniciar o empreendimento veio de nossa visão de que a Internet iria revolucionar a forma como os negócios eram feitos e da nossa paixão por musculação e esportes”, diz Grinstein.

Os sócios começaram o negócio buscando bons domínios disponíveis relacionados à boa forma. Em 12 de maio de 1999 registraram o www.corpoperfeito.com.br e em alguns meses colocaram o portal no ar, ainda em uma versão experimental. O primeiro produto comercializado pelo site foi um emagrecedor chamado Fat Burners, que já saiu de linha. Os primeiros pedidos eram feitos por e-mail e os clientes eram cadastrados manualmente, em uma planilha simples. A empresa tinha como endereço uma sala no terceiro andar da casa dos pais de Leonardo. “Tudo começou muito pequeno e improvisado. Eram poucos visitantes por mês e iniciamos trabalhando de casa, sem nenhumuncionário e com apenas um produto à venda”, pontua Grinstein. “No começo nós fazíamos tudo.

Desenvolvemos os códigos e layout do site, recebíamos os pedidos, embalávamos os produtos em cima de uma mesa de sinuca que ficava no espaço do escritório, colocávamos as caixas em um saco plástico e levávamos à pé para a agência dos correios”, relembra. A estrutura não impediu que as vendas do portal fossem um sucesso desde o começo. Em 45 dias a empresa vendeu as 60 unidades do único produto que tinha em estoque. “Desde o início nossa distribuição era para todo o Brasil e nossa primeira entrega de produto foi para a Bahia”, revela o executivo. Leonardo conta que a primeira evolução no processo de distribuição dos produtos foi a compra de uma bicicleta equipada com uma cesta para carregar os pedidos. “Também contratamos uma pessoa para dirigi-la até os correios”. As principais dificuldades apontadas pelos sócios no início da empresa foram as questões burocráticas. “Começamos muito novos, com apenas vinte e poucos anos de idade e sem nenhuma experiência administrativa. Aprendemos na tentativa e erro”, pontua Leonardo. Outro fator que preocupava os sócios nos primeiros anos do empreendimento era a grande presença de suplementos alimentares ilegais no mercado.

“O Corpo Perfeito capitaneou todo o processo de regularização do mercado e conscientização do consumidor na busca de produtos legalizados”, enfatiza o executivo da Galgrin. “Hoje, a presença de produtos irregulares é muito menor”. Ao longo dos anos, o portal se transformou também em um forte disseminador de informações sobre o universo dos suplementos, mantendo um canal com informações técnicas e respostas às principais dúvidas sobre as fórmulas e ações dos produtos.

Em uma rápida procura procura pelas palavras suplementos alimentares, é possível encontrar inúmeras citações relacionadas à empresa. Além disso, o Corpo Perfeito também está associado à ABENUTRI e participa de ações para conscientizar e inserir a suplementação alimentar no dia a dia do brasileiro. Essa postura de atuação ajudou a moldar o padrão de comportamento do consumidor atual. “A associação de suplementos à saúde hoje é muito mais forte para o consumidor e também contribuiu para desmistificar o mercado, que mesmo tendo evoluído ainda sofre com as questões relacionadas à legislação, afirma Grinstein. “As principais dificuldades ainda são regulatórias. Em especial as limitações de propaganda, que impedem que muitas informações de qualidade e novos ingredientes cheguem até o consumidor”, opina Leonardo. Já nos primeiros anos de existência, a empresa ampliou o mix de produtos oferecidos e expandiu seu público consumidor. “No início notávamos que a grande maioria dos compradores era mulheres. Sabíamos que isso era reflexo do mix inicial de produtos de emagrecimento mais voltados ao público feminino”, pontua Leonardo. Em pouco tempo, o escritório ficou pequeno e em 2003 ocorreu a primeira de muitas, mudanças para um endereço que oferecesse melhor estrutura para o trabalho e o estoque dos produtos.

O maior vendedor de suplementos Em 2005, o Corpo Perfeito, que já oferecia mais de 2 mil itens diferentes, se transformou no maior ponto de comercialização de suplementos do país. A posição, que é mantida até hoje, rendeu à empresa o reconhecimento da maior corporação de tecnologia on-line do mundo: o Google, que escolheu o portal como um dos seis casos de maior sucesso na Internet mundial. “Uma das maiores competências da empresa é sua capacidade de inovação e know how em negócios nanternet. Ter o reconhecimento da maior empresa de Internet do mundo é motivo de muito orgulho”, destaca Grinstein. No ano seguinte, a história de sucesso do trio inspirou o Google a produzir um documentário que conta a história do início da empresa e do uso da ferramenta Google AdWords. O registro ainda está disponível e pode ser visto através do canal de vídeos da empresa. Atualmente, o portal comercializa mais de 30 mil itens divididos nas categorias de suplementos alimentares, artigossportivos, equipamentos de fitness e produtos para beleza & saúde. Instalada em uma área de 11 mil m2, a empresa dispõe de um amplo estoque de produtos e equipes especializadas nas áreas de tecnologia, logística e atendimento ao cliente, que somam aproximadamente 130 funcionários diretos. O volume de negócios gerados pelo site anualmente, o número de acessos atual e o faturamento da empresa são guardados a sete chaves pelos sócios. “Não divulgamos esses números”, resume Leonardo.

Foco no atendimento A frase que resume a filosofia de crescimento que impulsionou o grupo Galgrin também está presente na fala do executivo da empresa “Nossos esforços estão voltados a atender o cliente com excelência máxima”, diz Leonardo Grinstein. Para chegar a esse nível, a empresa investe pesado nos pontos primordiais para o sucesso de um e-commerce: segurança, pontualidade na entrega e um canal aberto de comunicação com os clientes. Se no início da empresa os cadastros eram preenchidos manualmente, hoje não têm nenhuma interferência humana e são armazenados em um robusto servidor de banco de dados protegido pelas mais rígidas políticas e procedimentos de segurança. “Sempre levamos a segurança e privacidade dos dados de nossos clientes muito a sério. A diferença é que hoje temos uma grande estrutura de hardware e software de proteção e selos de garantia de auditores externos, comprovando que implementamos as melhores práticas em segurança”, explica o empresário. “Atendemos os clientes com o máximo de empenho em todos os canais de comunicação, e colocamos à disposição nossa Ouvidoria para tratar de insatisfações não solucionadas pelo SAC.

Não é à toa que hoje temos um índice superior a 99% de recomendação de amigos de nossos clientes.” Novos negócios no horizonte Além do Corpo Perfeito, a Galgrin Group possui outras áreas de atuação. No ano passado lançou a linha de suplementos Bodygenics. Com produtos de diversas categorias, a marca trabalha com o conceito de vendas por meio de consultores especializados e tem o aval de profissionais gabaritados, como a nutricionista das seleções brasileira de vôlei e nado sincronizado, Isabella Toledo, as atletas de nado sincronizado Bia e Branca Feres, a triatleta Fernanda Keller e o fisculturista Bruno Neto.

Outro projeto da empresa é o recém lançado Titagon.com, uma projeto de rede social que pretende interligar o universo dos atletas e praticantes de atividades físicas em geral. “Acreditamos que irá se tornar a maior mídia on-line de esportes e boa forma do país”, projeta Leonardo Grinstein.

Linha do tempo

1999 - Nasce a marca Corpo perfeito. Em 12 de maio o site foi registrado e alguns meses depois entrava no ar a primeira versão beta

2000 - O emagrecedor Fat Bunners foi o primeiro produto comercializado pelo portal. Foram vendidas 60 unidades do produto em 45 dias

2001 - O portal passa por uma grande reformulação, ganha novo layout e novas funcionalidades que facilitam a navegação dos clientes. A empresa contrata os primeiros funcionários

2002 - O mix de produtos oferecidos pelo portal cresce gradativamente e chega à marca de 500 itens no final de 2002

2003 - A empresa é transferida para seu primeiro endereço comercial. A estrutura inicial não comportava mais o crescimento do Corpo Perfeito

2004 - O site atinge a marca de 2 mil itens disponíveis

2005 - O Corpo Perfeito se torna o maior ponto de comercialização de suplementos do país. A empresa muda para seu primeiro galpão

2006 - A empresa é escolhida pelo Google como um dos seis casos de maior sucesso na Internet mundial

2007 - Em novo endereço, comercializa um mix de 5 mil produtos e tem um crescimento anual de 100%

2008 - O portal passa por uma nova reformulação e amplia o campo de atuação, passando a comercializar artigos esportivos, equipamentos fitness e produtos ligados à saúde e beleza

2009 - A empresa lança uma nova logomarca, mais moderna e atual. Agora, além do tradicional nome Corpo Perfeito em azul, surge um sinal gráfico para identificar o portal, que já oferece cerca de 20 mil itens

2010 - A empresa passa por um processo de profissionalização e se transfere para a atual sede, que tem uma estrutura física de 11 mil m2. Nasce uma nova unidade de negócios: a Bodygenics

2011 - A empresa lança o projeto de uma rede social voltada exclusivamente para os esportes e boa forma, a Titagon.com

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