NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Rugby com João Luiz da Ros

O atleta da Seleção Brasileira de Rugby, João Luiz da Ros, conta como a alimentação e a suplementação são fundamentais nesse esporte

Nutrição e Esporte: Rugby com João Luiz da Ros Para acompanhar esse ritmo, a suplementação é outro fator fundamental na rotina do atleta.
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Duas equipes disputam a bola, aquele que tiver sua posse deve tentar conduzila até o espaço atrás da linha de fundo do campo adversário e apoiá-la no chão. Cabe à outra equipe impedir, sempre tentando tomar a posse da bola. Assim é o Rugby, o segundo esporte coletivo mais popular do mundo. “Quem pode mais chora menos”, resume o atleta da Seleção Brasileira de Rugby João Luiz da Ros, mais conhecido como Ige.

Os empurrões e encontrões desse esporte que exige velocidade, explosão muscular, visão estratégica, habilidade com a bola oval nas mãos e muito espírito de equipe agradam cada vez mais os brasileiros. Para se ter uma ideia, segundo dados da Confederação Brasileira de Rugby (CBR), o número de adeptos cresce a velocidade de 30% ao ano no país. Dono dos títulos de Campeão Sul-americano e Campeão Brasileiro do esporte, Ige conheceu o Rugby em sua cidade natal, Santa Catarina. De lá pra cá foram 16 anos dedicados ao esporte – inclusive com passagem pelo clube SCUF da França – o atleta está em busca de dar o seu melhor para chegar a um dos principais desafios para qualquer esportista, os Jogos Panamericanos. Desde agosto de 2009, a Seleção Brasileira de Rugby 7’s se prepara para enfrentar a competição que acontece no próximo ano. “Para isto temos vários passos a percorrer, entre eles a classificação para a competição, que dependerá da colocação no Campeonato Sul- Americano de 2011, em fevereiro”, conta Ige. “Até lá participaremos de torneios na Argentina, Uruguai e Brasil visando a melhor preparação possível para o grupo.

Atletas e delegação estão focados e trabalhando juntos para isso”. Por isso, a rotina de treinamentos é cada vez mais intensa e chega a cerca de 20 horas por semana, entre treinos específicos e técnicos, físicos e musculação. “Treino pelo Desterro Rugby Clube três vezes na semana por duas ou três horas. Vou à academia de segunda à sexta-feira, lá são pelo menos mais duas horas de exercícios”, detalha o jogador. “Ainda tenho o treino físico, duas vezes por semana, cerca de 30 minutos”. Ige conta também que o conteúdo dos treinos varia de acordo com a fase em que a equipe se encontra: pré-temporada, competição ou férias. “Neste momento estamos na fase competitiva, onde a preparação física utiliza o método ondulatório, que é a variação do volume das cargas de treino conforme a semana do calendário competitivo, para manutenção do máximo nível de rendimento para o jogo”, revela. “Há muito pouco tempo para férias no sentido comum da palavra, mas procuro seguir as mesmas regras da rotina de treinamentos.

Gosto muito do que faço e como participo das seleções de XV e de 7’s (modalidade olímpica), além dos campeonatos pelo clube, sempre estou me preparando para me manter no grupo e para o que está por vir.” A alimentação do atleta também varia de acordo com a fase em que está – confira alimentação diária de Ige no quadro Cardápio do Campeão – mensalmente o atleta é avaliado por uma equipe composta de nutricionista, fisiologista e personal. Depois dessa avaliação são realizadas troca ou manutenção de alimentos e suplementos de acordo com as necessidades do atleta. “Minha dieta tem como objetivo manter a taxa de gordura em 10%, com a massa muscular corporal em torno de 82kg”,frisa. Este perfil permite que o atleta mantenha seu melhor desempenho nesse esporte que exige força, habilidade e resistência. O único período no qual Ige redas almente se permite sair da dieta são as festas de fim de ano. “Acaba ficando difícil seguir quando junta a família toda em torno da cozinha, mas eu procuro manter a alguma disciplina”, brinca. Para acompanhar esse ritmo, a suplementação é outro fator fundamental na rotina do atleta. “Sempre procurei manter uma alimentação saudável.

Não me agradava a ideia de suplementar minha alimentação. Porém, para o alto rendimento faz uma enorme diferença o uso destes produtos”, confessa Ige. “Percebi a diferença já no primeiro mês de uso”. Com tantos empurrões e entradas duras Ige protege suas articulações das lesões e do desgaste suplementando com Glucosamina e Condroitina. Para proteger os músculos e ganhar mais energia para os treinamentos, o atleta inclui em sua rotina a suplementação com os aminoácidos Arginina, Cisteina, Leucina, Isoleucina, Valina e Ácido Aspártico, tomados sempre meia hora antes dos treinamentos. Depois das atividades físicas entra em cena o Whey Protein Isolado. Para manter a imunidade sempre em dia e favorecer a absorção de todos os suplementos, o atleta também faz uso de Quercetina, Complexo B, Magnésio Quelato, Vitamina C e Zinco Quelato. Para o atleta, o principal desafio do esporte não são exatamente os adversários, mas conciliar a vida profissional com a vida de atleta. “

Acredito que em pouco tempo teremos de escolher entre uma delas. Estamos chegando num momento em que é preciso fazer mais do que sempre fizemos para nos mantermos entre os melhores e para tentar alcançar os novos objetivos dos grupos”, diz As duas formas de jogar O Rugby possui duas modalidades. Na Rugby XV, são 15 jogadores em cada time e a partida tem dois tempos de 40 minutos, com 10 minutos de intervalo. Já a modalidade 7’s – que é a Olímpica - traz sete jogadores em cada lado e é dividida em dois tempos de sete minutos, sem intervalo. O campo é o mesmo para ambas e tem a dimensão de 100mx70m.

Cardápio do Campeão

Ao acordar: Suco de limão, Glucosamina + Condroitina (ainda em Jejum)

Café da Manhã: Banana com aveia, Leite de soja, Pão integral com peito de peru, Arginina, Cisteina, Leucina, Tiamina, Isoleucina, Valina, Acido Aspártico (30 minutos antes dos treinamentos)

Lanche: Whey Protein Isolado, Uma fruta e clara de ovos

Almoço: Quercetina, Vitaminas do complexo B, Magnésio Quelato, Vitamina C e Zinco Quelato, Salada à vontade, Batata cozida, Carne magra, Fruta

Lanche: Pão integral com peito de peru ou atum, Bananas Lanche Mingau de aveia com leite de soja Clara de ovos, Batata doce

Jantar: Salada à vontade, Carne magra, Clara de ovos, Batata doce Ceia Whey Protein Isolado e Glutamina

 

Perfil do Atleta

Nome: João Luiz da Ros

Apelido: Ige

Nascimento: 10/07/1982

Local: Florianópolis -SC

Altura: 1,87m Peso: 96 kg

Equipes: • Seleção Brasileira de Rugby XV • Seleção Brasileira de Rugby 7’s – modalidade olímpica • Desterro Rugby Clube

Patrocinadores: Academia Racer de Florianópolis; Governo Federal - Bolsa Atleta; Terapêutica (empresa que fornece os suplementos)

Principais títulos: • Campeonatos Brasileiro Juvenil 1998 (capitão); • Campeonato Brasileiro Principal 2000 e 2005 (capitão); • Sul-americano, em São Paulo, na Colômbia e em Varginha, em 2001, pela Seleção Brasileira de Rugby; • Sul-americano, no Peru, em 2002, pela Seleção Brasileira de Rugby; • Torneio Internacional Seven Beach, em Florianóplis, em 2005, pelo Desterro Rugby Clube; • Sul-americano, no Paraguai, em 2008, pela Seleção Brasileira de Rugby; • Vitória nos dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2011, contra a seleção de Trinidad & Tobago (Campeã da América Central) em 2008; • Vitória sobre a Seleção Uruguaia, na Argentina, em 2009, pela Seleção Brasileira de Rugby Olímpico.

Comentários